Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Vale a pena investir num contabilista para o IRS?

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
m0nam3
Registado: 25 mar 2024 10:56
Has thanked: 8 times

Vale a pena investir num contabilista para o IRS?

Mensagem por m0nam3 »

Olá a todos!

Recentemente ouvi o episódio mais recente do ‘podcast’ Contas-poupança https://contaspoupanca.pt/podcast/2025- ... --a5fb1025, onde se fala sobre a possibilidade de obter um reembolso superior no IRS com a ajuda de um contabilista.

A ideia é que, mesmo em casos aparentemente simples, um profissional pode identificar deduções, opções de tributação mais vantajosas (separada ou conjunta) ou correções que aumentem o valor a receber.

Gostaria de saber a vossa opinião:

a) Alguém aqui já recorreu a um contabilista por este motivo?
b) Acham que compensa pagar esse serviço?
c)Notaram diferença no valor do reembolso comparado com o automático?

Estou a considerar pedir orçamento a um contabilista, mas gostava de ouvir as vossas experiências e conselhos antes de avançar.

Obrigado desde já!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 961 times
Been thanked: 1231 times

Re: Vale a pena investir num contabilista para o IRS?

Mensagem por Virtua »

Suponho do custo do contabilista e do teu rendimento, tipo de rendimento e potenciais deduções! Cada caso é um caso.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 60 times
Been thanked: 125 times

Mensagem por Joseba »

Eu diria que para a (grande) maioria das pessoas não vale a pena....
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 465 times
Been thanked: 844 times

Mensagem por JRJordao »

Para quem tenha apenas salários por conta de outrem e despesas que já validou no e-fatura, não me parece.

O que vale a pena é aprender a ler e validar a declaração não automática.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 744 times
Been thanked: 937 times

Mensagem por D@emoon »

Isso vem muito de alguns "truques" como por exemplo alguém que tem rendimentos de depósitos a prazo ou certificados de aforro poder ir buscar uma parte da retenção, o comum cidadão por exemplo nem sabe que o pode fazer e um contabilista pode dar essa ideia, eu quando trabalhei em contabilidade alguns anos "fiz" alguns pensionistas e outras pessoas, que muitos nem faziam IRS por não ser necessário, receberem IRS, também os fundos de investimento com pagamentos de dividendos também podem ser declarados, mas lá está, cada caso é um caso.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
m0nam3

Mensagem por m0nam3 »

Na vossa opinião, acham que devo usar o vosso ficheiro Excel como apoio para preencher corretamente a declaração antes de a submeter ‘online’?
E, no caso de ter dúvidas com os códigos ou categorias, posso colocar as minhas questões aqui neste tópico?
Gostaria também de saber se esse ficheiro inclui alguma lista de verificação — por exemplo, lembrar-nos de ir buscar a declaração dos certificados de aforro ou outros documentos relevantes.

Agradeço desde já a vossa ajuda!
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

m0nam3 Escreveu: 29 abr 2025 22:09 Na vossa opinião, acham que devo usar o vosso ficheiro Excel como apoio para preencher corretamente a declaração antes de a submeter ‘online’?
E, no caso de ter dúvidas com os códigos ou categorias, posso colocar as minhas questões aqui neste tópico?
Gostaria também de saber se esse ficheiro inclui alguma lista de verificação — por exemplo, lembrar-nos de ir buscar a declaração dos certificados de aforro ou outros documentos relevantes.

Agradeço desde já a vossa ajuda!
Nosso ficheiro Excel? Divulgou-se aqui um simulador em Excel, mas não é produzido por ninguém daqui.

Acho que não vale a pena esse trabalho. Usa o próprio portal das finanças, quando voltar a estar disponível. Permite-te validar, simular e gravar os dados num ficheiro local, para retomares o processo mais tarde.

Se estás a pensar declarar/englobar os juros dos certificados de aforro (que é opcional), precisarás declarar igualmente todos os restantes juros, dividendos e resgates de seguros.

Podes colocar aqui dúvidas que te surjam. Há áreas em que será mais fácil ajudar, outras nem tanto.
m0nam3

Mensagem por m0nam3 »

Penso que não esqueci de nada para registar os dados, ou esqueci de alguma coisa?

Rendimentos de Trabalho - Declaração da entidade empregadora (Modelo 10 ou equivalente)
Deficiência - Atestado Multiusos válido (grau de deficiência ≥ 60%)
Rendimentos de Capitais - Declaração de juros de certificados de aforro e depósitos a prazo (banco ou IGCP)
Despesas e Deduções - Relatório e-Fatura: Saúde, Educação, Imóveis, IVA dedutível, Despesas Gerais
Saúde - Faturas de despesas de saúde não incluídas automaticamente na e-Fatura
Seguros - Declaração do seguro de vida/saúde com cobertura de invalidez permanente
Cônjuge (Tributação Conjunta) - Declaração de rendimentos, despesas e deduções do cônjuge
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

m0nam3 Escreveu: 29 abr 2025 23:01 Penso que não esqueci de nada para registar os dados, ou esqueci de alguma coisa?

Rendimentos de Trabalho - Declaração da entidade empregadora (Modelo 10 ou equivalente)
Deficiência - Atestado Multiusos válido (grau de deficiência ≥ 60%)
Rendimentos de Capitais - Declaração de juros de certificados de aforro e depósitos a prazo (banco ou IGCP)
Despesas e Deduções - Relatório e-Fatura: Saúde, Educação, Imóveis, IVA dedutível, Despesas Gerais
Saúde - Faturas de despesas de saúde não incluídas automaticamente na e-Fatura
Seguros - Declaração do seguro de vida/saúde com cobertura de invalidez permanente
Cônjuge (Tributação Conjunta) - Declaração de rendimentos, despesas e deduções do cônjuge
Em primeira análise, parece-me bastante completo.

Os rendimentos de trabalho e respetivas retenções e contribuições devem aparecer pré-preenchidos no anexo A quadro 4.

O grau de incapacidade provavelmente também vem pré-preenchido no "rosto" quadro 3 (primeiro titular) ou 5 (segundo titular), se o atestado tiver sido comunicado.

Para as despesas e deduções, a fonte já não será o e-fatura, mas a página de despesas para deduções à coleta.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 104 times
Been thanked: 83 times

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 11:30
O grau de incapacidade provavelmente também vem pré-preenchido no "rosto" quadro 3 (primeiro titular) ou 5 (segundo titular), se o atestado tiver sido comunicado.
Não vem pré-preenchido, o meu sogro é deficiente , tem este estatuto à cerca de 2 anos, formalizado e legalizado.
Este ano ao fazer a simulação deu que tinha que pagar, achei estranho e fui verificar a retenção na fonte e ao ver que o valor era muito baixo lembrei-me da deficiência e não estava preenchido, tive que ir lá colocar que era e o grau.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 30 abr 2025 11:37
JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 11:30 O grau de incapacidade provavelmente também vem pré-preenchido no "rosto" quadro 3 (primeiro titular) ou 5 (segundo titular), se o atestado tiver sido comunicado.
Não vem pré-preenchido, o meu sogro é deficiente , tem este estatuto à cerca de 2 anos, formalizado e legalizado.
Este ano ao fazer a simulação deu que tinha que pagar, achei estranho e fui verificar a retenção na fonte e ao ver que o valor era muito baixo lembrei-me da deficiência e não estava preenchido, tive que ir lá colocar que era e o grau.
E tinha sido comunicado às finanças?
https://conselhosdoconsultor.com/comuni ... -multiuso/

Deve-se conseguir confirmar isso na opção Consultar Pedido
Anexos
Untitled.png
Untitled.png (77.48 KiB) Visto 165 vezes
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 11:41
Alex Escreveu: 30 abr 2025 11:37
JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 11:30 O grau de incapacidade provavelmente também vem pré-preenchido no "rosto" quadro 3 (primeiro titular) ou 5 (segundo titular), se o atestado tiver sido comunicado.
E tinha sido comunicado às finanças?
https://conselhosdoconsultor.com/comuni ... -multiuso/

Deve-se conseguir confirmar isso na opção Consultar Pedido
Não consigo confirmar na opção que referes porque foi tratado presencialmente nas finanças. :mrgreen:

Mas consigo confirmar na situação fiscal integrada. ;)

Imagem
m0nam3

Mensagem por m0nam3 »

Venho solicitar o vosso apoio devido a um erro na minha declaração de IRS. No anexo "Rosto", no campo 6, aparece um erro relacionado com o ano do reconhecimento do meu grau de incapacidade.
Imagem

A minha situação de incapacidade iniciou-se em 13 de outubro de 2021, sendo considerada vitalícia, ou seja, sem prazo de validade.
Imagem

Gostaria de saber como devo corrigir esta situação, visto que não consigo proceder sem que esta informação esteja correta.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Atenciosamente,
Alex

Mensagem por Alex »

m0nam3 Escreveu: 03 mai 2025 14:48 Venho solicitar o vosso apoio devido a um erro na minha declaração de IRS. No anexo "Rosto", no campo 6, aparece um erro relacionado com o ano do reconhecimento do meu grau de incapacidade.
Imagem

A minha situação de incapacidade iniciou-se em 13 de outubro de 2021, sendo considerada vitalícia, ou seja, sem prazo de validade.
Imagem

Gostaria de saber como devo corrigir esta situação, visto que não consigo proceder sem que esta informação esteja correta.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Atenciosamente,
Tens que colocar o teu NIF no ponto 3.1, é logo o 1º retângulo que está a sublinhado a vermelho. ;)
m0nam3

Mensagem por m0nam3 »

Já tinha inserido a informação, no entanto, antes de fazer o printscreen, removi o meu NIF para não o divulgar publicamente.
Responder