=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Responder
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 717 times

Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por Virtua »

Em conversa com um ex-colega do Best em que os certificados de aforro vieram à baila como O produto de capital garantido do momento ele falou-me deste produto que o Best ia comercializar (cuja informação já está no site deles e partilho aqui). Achei minimamente interessante para colocar aqui:
Captura de ecrã 2022-12-09 144811.png
Captura de ecrã 2022-12-09 144811.png (34.53 KiB) Visto 748 vezes
https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... 419061.pdf

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... 419061.pdf

Vantagens:

=> Tecto nos 7.5% (em vez de nos 4.5% como os CA). Bom para quem acha que a Euribor vai para a lua;
=> Mínimo de 2% caso a Euribor volte a baixar e vá outra vez para valores muito baixos.

Desvantagens

=> Menos liquidez que os CA uma vez que é a 5 anos;
=> Não tem prémio de premanência;
=> Risco de crédito Societé General (que mesmo sendo baixo nos dias que correm, acredito que seja superior ao dos CAs. Sabem que eu sou picuinhas com os riscos de crédito ;) )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por JRJordao »

De acordo com previsões para os próximos anos, a Euribor 3M deve variar entre os 2% e 3% e nesse caso os CA pagarão mais. Este produto só será mais rentável quando ela descer abaixo de 1% (0,5% a partir do segundo ano) ou subir acima de 3,5% (4% a partir do segundo ano).

Outra possivel vantagem (há quem dê muita importância) dos CA é a capitalização dos juros.

Mas é muito bom voltar a ver produtos com taxas garantidas "decentes"! Aguardo com interesse as ofertas do próximo ano.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por D@emoon »

Na App não consegui entrar, só no site...

Pelo que vi estes são os custos:
custos.jpg
custos.jpg (22.76 KiB) Visto 719 vezes

Dá para perceber pelas comissões de venda que se pode vender antes da maturidade, deve ser tipo os antigos estruturados em que tinham uma cotação de mercado, pelo que não se sabe bem se não dará para vender com lucro...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 416
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por Gajo »

Recomendo ler muito bem o documento que acompanhe esse produto.

Lembro-me antes do BES estoirar de andarem a vender uns produtos manhosos que ao ler a FIN ficavas sem saber muito bem quais eram as entidades envolvidas no produto (envolviam o BES PT, Lux e uma sucursal em Londres se a memória não me falha).

Bem sei que o SG não é o BES, mas...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 09 dez 2022 16:47 Recomendo ler muito bem o documento que acompanhe esse produto.

Lembro-me antes do BES estoirar de andarem a vender uns produtos manhosos que ao ler a FIN ficavas sem saber muito bem quais eram as entidades envolvidas no produto (envolviam o BES PT, Lux e uma sucursal em Londres se a memória não me falha).

Bem sei que o SG não é o BES, mas...

Por terem existido problemas com algumas empresas BES, que o Best passou a fazer estruturados com a SG e Barclays na altura.

Olhando para a documentação tens:

EMITENTE: SG Issuer | GARANTE: Société Générale
Risco 1
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 717 times

Re: Note Societé General comercializada pelo Best indexada à Euribor 3 meses (com máximos nos 7.5% e mínimo nos 2%)

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 09 dez 2022 15:53 Mas é muito bom voltar a ver produtos com taxas garantidas "decentes"! Aguardo com interesse as ofertas do próximo ano.
É mais ou menos por aí mas é sempre uma aposta que ou a euribor vai subir muito ou descer muito. Se fizer o que o mercado está à espera (como no link que partilhaste) os CA são superiores.
Gajo Escreveu: 09 dez 2022 16:47 Recomendo ler muito bem o documento que acompanhe esse produto.
Eu também. Por isso coloquei os links com muita info e note Societé General no título.

No PDF grande recomendo até a pesquisa pela palavra bail-in. Um dos resultados é este:
CONDIÇÕES FINAIS APLICÁVEIS Escreveu:Em caso de incumprimento ou insolvência do Emitente, o investidor só tem recurso contra a Société Générale e
existe o risco de perda total ou parcial do montante investido ou de conversão em valores mobiliários (ações ou
dívida) ou de adiamento da maturidade, em caso de bail-in que afete os valores mobiliários do Emitente ou as
Notes estruturadas da Société Générale, sem qualquer garantia ou compensação
Acho que as pessoas que por aqui andam têm uma opinião critica suficiente para analisar os riscos (no futuro quem sabe podemos fazer um "cantinho para iniciados" ;-))
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder