Simulador de IRS

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 101 times
Been thanked: 219 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por Joseba »

JRJordao Escreveu: 31 mar 2026 15:36 Nos testes que fiz, detetei falta de filhos, donativos e PPRs no pré-preenchimento :lol:

O que for por preencher na declaração, não será a AT depois a preencher por vocês.
Agora as 1630 no meu estava lá tudo!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 685 times
Been thanked: 1243 times

Mensagem por JRJordao »

Joseba Escreveu: 31 mar 2026 16:39
JRJordao Escreveu: 31 mar 2026 15:36 Nos testes que fiz, detetei falta de filhos, donativos e PPRs no pré-preenchimento :lol:

O que for por preencher na declaração, não será a AT depois a preencher por vocês.
Agora as 1630 no meu estava lá tudo!
Aqui ainda não. Não me carrega o anexo H, e se o adiciono não está pré-preenchido.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 996 times
Been thanked: 1356 times

Mensagem por D@emoon »

No meu não aparece anexo nenhum :lol: mas já enviei ontem a dos meus pais e tinha tudo, o meu vou aguardar.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Já aparecem todos os anexos.

Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 462 times
Been thanked: 528 times

Mensagem por Lvsitano »

É sempre bom esperar algum tempo, não só pelo portal estoirar ou dar erros, mas também por bugs que podem afetar significativamente o valor do IRS. Sei de casos em que simularam no dia 1 e tinham supostamente de pagar, 15 dias depois a mesma simulação já tinham de receber. Acho que não estavam lá despesas de dependentes, e depois apareceram. Isto tudo para dizer que ir fazer a fugir no dia 1 nem sempre é boa ideia, e nem sempre garante reembolso mais rápido.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 685 times
Been thanked: 1243 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 02 abr 2026 10:14 Isto tudo para dizer que ir fazer a fugir no dia 1 nem sempre é boa ideia, e nem sempre garante reembolso mais rápido.
Como nos investimentos, o maior risco é não saber o que se está a fazer ;)

Se for apenas uma questão de erro no cálculo do simulador, tudo bem. Mas se não estiverem a ser carregados dados (ex: filhos, PPR) no pré-preenchimento, a AT depois não completa a declaração.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 02 abr 2026 10:14 É sempre bom esperar algum tempo, não só pelo portal estoirar ou dar erros, mas também por bugs que podem afetar significativamente o valor do IRS. Sei de casos em que simularam no dia 1 e tinham supostamente de pagar, 15 dias depois a mesma simulação já tinham de receber. Acho que não estavam lá despesas de dependentes, e depois apareceram. Isto tudo para dizer que ir fazer a fugir no dia 1 nem sempre é boa ideia, e nem sempre garante reembolso mais rápido.
É para isso que também servem os simualdores fora do site, como deu certinho com o simulador da Francisco Mesquita siga para bingo, nunca tive esse tipo de problema, nem nos IRS que fazia em tempos.

Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 100 times
Been thanked: 83 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 02 abr 2026 11:16
Lvsitano Escreveu: 02 abr 2026 10:14 Isto tudo para dizer que ir fazer a fugir no dia 1 nem sempre é boa ideia, e nem sempre garante reembolso mais rápido.
Como nos investimentos, o maior risco é não saber o que se está a fazer ;)

Se for apenas uma questão de erro no cálculo do simulador, tudo bem. Mas se não estiverem a ser carregados dados (ex: filhos, PPR) no pré-preenchimento, a AT depois não completa a declaração.
Já durante anos levei isto à risca. Nunca fazer nos primeiros dias. Mas a Páscoa está aí e já fiz umas quantas para familiares (maior parte IRS automático), comecei a preencher a minha aos poucos. Já simulei e hoje devo acabar o anexo J (longo!) em falta e vou submeter. As despesas estão lá, o PPR tb. Guardo o ficheiro e daqui a umas semanas volto a carregar e simular novamente por descargo de consciência.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Responder