Advanzia Bank
Advanzia Bank
Tópico para se discutir a experiência com o Advanzia Bank, do Luxemburgo.
Detalhes:
- Sem comissões ou taxas;
- Mínimo de abertura para remunerar o saldo: €5,000. A remuneração só se inicia quando a conta tiver os €5,000, não na data de abertura de conta.
- Os juros são pagos mensalmente
- €100,000 de garantia do fundo de garantia do Luxemburgo
- Não tem transferências instantâneas
Tem taxas promocionais que se aplicam durante 3 meses. É possível que o banco faça ofertas de prolongamento de taxas no final.
Detalhes:
- Sem comissões ou taxas;
- Mínimo de abertura para remunerar o saldo: €5,000. A remuneração só se inicia quando a conta tiver os €5,000, não na data de abertura de conta.
- Os juros são pagos mensalmente
- €100,000 de garantia do fundo de garantia do Luxemburgo
- Não tem transferências instantâneas
Tem taxas promocionais que se aplicam durante 3 meses. É possível que o banco faça ofertas de prolongamento de taxas no final.
Última edição por mj1313 em 22 jun 2026 23:13, editado 3 vezes no total.
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
O meu feedback para já centra-se na demora e confusão no processo de adesão.
Dia 17, registei o pedido. Dados pessoais, fotos CC e selfie. Pouco depois, recebi email a pedir comprovativo de morada, que enviei.
Dia 18, nenhuma novidade.
Dia 19, recebi de manhã email a atribuir um número de pedido (assumi eu) à minha mensagem com o comprovativo. Mas ao final do dia outro a lembrar que aguardavam documentação(?). Respondi que já tinha fornecido no dia 17, com número de pedido X atribuído, mas que voltava a incluir o documento em anexo.
Dia 20, novo número de pedido atribuído ao segundo envio de comprovativo. E passou o fim de semana.
Cada um destes emails com atribuição de número de pedido, solicitava que eu não enviasse mensagens adicionais sobre a questão, sob risco do processamento demorar mais.
Hoje, ainda nenhuma novidade.
Não estou muito desapontado, pois já avancei com baixas expetativas quanto a apoio ao cliente. Vou aguardar mais uns dias pelo desenrolar do processo, sem exercer pressão, para ver como se comportam.
Caso me abram conta, irei utilizar assumindo levantamento demorando até uma semana, ao nível do Fidelidade Savings. Nunca como conta remunerada disponível, comparável ao Bankinter, Openbank, Revolut ou Trade Republic.
Dia 17, registei o pedido. Dados pessoais, fotos CC e selfie. Pouco depois, recebi email a pedir comprovativo de morada, que enviei.
Dia 18, nenhuma novidade.
Dia 19, recebi de manhã email a atribuir um número de pedido (assumi eu) à minha mensagem com o comprovativo. Mas ao final do dia outro a lembrar que aguardavam documentação(?). Respondi que já tinha fornecido no dia 17, com número de pedido X atribuído, mas que voltava a incluir o documento em anexo.
Dia 20, novo número de pedido atribuído ao segundo envio de comprovativo. E passou o fim de semana.
Cada um destes emails com atribuição de número de pedido, solicitava que eu não enviasse mensagens adicionais sobre a questão, sob risco do processamento demorar mais.
Hoje, ainda nenhuma novidade.
Não estou muito desapontado, pois já avancei com baixas expetativas quanto a apoio ao cliente. Vou aguardar mais uns dias pelo desenrolar do processo, sem exercer pressão, para ver como se comportam.
Caso me abram conta, irei utilizar assumindo levantamento demorando até uma semana, ao nível do Fidelidade Savings. Nunca como conta remunerada disponível, comparável ao Bankinter, Openbank, Revolut ou Trade Republic.
Re: Advanzia Bank
Surpreendido com esse relato Jordão! A minha experiência foi oposta:
- Processo de registo de informações, abertura de conta, selfie, verificação biométrica, assinatura, etc tudo rápido sem problemas, tive mais demora com o Openbank e Klarna ha mais de um ano atrás... a minha abertura de conta foi no mesmo dia e o que demorou um pouco mais foi apenas a transferência dos fundos iniciais... recebi email a confirmar a abertura de conta como válida no mesmo dia. Processo super célere.
Espero que isso desate e ande para a frente!
- Interface minimalista ao quadrado! Features/ opções limitadas dentro do homebanking comparando com outras opções de contas remuneradas como Openbank, TR, BAI etc que têm secção de acções, investimentos, depósitos, robot advisor, etc mas o objectivo é mesmo ser um mealheiro puro e mais nada.
- Taxas boas face à competição que conheço, graças a este fórum, devo dizer, isto sim é serviço público!
- Recebi comunicação a pedir me alguma verificação/ explicação da origem dos fundos. Algo que na minha experiência, nem sempre acontece em vários bancos.
- Possibilidade de extensão do prazo de 3 para 6 meses, o que é bastante positivo.
- Sem o imediatismo das transferências que há em outros bancos o que leva a alguma demora de 1 dia útil ou pouco mais para transferir fundos de um banco para outro.
A ver como correrá toda a experiência mas para já, parece ser positiva.
Quando ficar com taxa de 1,50%, depois do periodo " bom " talvez, feche conta e deixe passar 6 meses a 1 ano para ver se numa possivel re abertura , seria considerado " novo cliente "
- Processo de registo de informações, abertura de conta, selfie, verificação biométrica, assinatura, etc tudo rápido sem problemas, tive mais demora com o Openbank e Klarna ha mais de um ano atrás... a minha abertura de conta foi no mesmo dia e o que demorou um pouco mais foi apenas a transferência dos fundos iniciais... recebi email a confirmar a abertura de conta como válida no mesmo dia. Processo super célere.
- Interface minimalista ao quadrado! Features/ opções limitadas dentro do homebanking comparando com outras opções de contas remuneradas como Openbank, TR, BAI etc que têm secção de acções, investimentos, depósitos, robot advisor, etc mas o objectivo é mesmo ser um mealheiro puro e mais nada.
- Taxas boas face à competição que conheço, graças a este fórum, devo dizer, isto sim é serviço público!
- Recebi comunicação a pedir me alguma verificação/ explicação da origem dos fundos. Algo que na minha experiência, nem sempre acontece em vários bancos.
- Possibilidade de extensão do prazo de 3 para 6 meses, o que é bastante positivo.
- Sem o imediatismo das transferências que há em outros bancos o que leva a alguma demora de 1 dia útil ou pouco mais para transferir fundos de um banco para outro.
A ver como correrá toda a experiência mas para já, parece ser positiva.
Quando ficar com taxa de 1,50%, depois do periodo " bom " talvez, feche conta e deixe passar 6 meses a 1 ano para ver se numa possivel re abertura , seria considerado " novo cliente "
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
Tópico já com algum histórico, num fórum estrangeiro descoberto pelo colega mj1313: Advanzia Bank Lux Promo Rates
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
Decidi reclamar já hoje. Em menos de uma hora recebi os dados da conta. Sempre está alguém do lado de lá 
Gostei do documento que enviaram, simples mas bastante informativo. Em anexo.
.
Gostei do documento que enviaram, simples mas bastante informativo. Em anexo.
.
- Anexos
-
- Product Information_EN.zip
- (139.6 KiB) Transferido 20 vezes
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
O tal homebanking minimalista.
Consulta e extratos de movimentos, pedido de levantamento (para conta de onde já se enviou anteriormente).
.
Consulta e extratos de movimentos, pedido de levantamento (para conta de onde já se enviou anteriormente).
.
- Anexos
-
- Advanzia.png (27.14 KiB) Visto 224 vezes
Re: Advanzia Bank
Esqueci de dizer que também enviei mensagem após a abertura de conta a indagar sobre o timing da chegada dos fundos etc, não sei se isso terá tido algum efeito na velocidade do processo... mas pelo que vemos, Jordão a coisa solucionou se para ti também.
Eu preferia que tivesse mais umas coisas e não fosse tão minimalista, coisas como uma secção com documentação especifica da conta cliente, por exemplo um documento oficial do banco com dados do cliente e data registada fazendo prova de que à data, existe uma conta numero XXXX com tal numerário yyyyy registada neste banco etc etc , assinado e carimbado por repsonsaveis do banco. Já fiz esse pedido, a ver o que me dizem. Deduzo que ao fim de 1 mês teremos o primeiro extracto/ statement de juros creditados em nosso nome.
No fundo, um forista desse forum internacional refere algo que parece ser verdade, o Advanzia Bank está a competir por exemplo na Alemanha com Big Fish como o Chase Bank aka JP Morgan :
" Berlin, May 20, 2026 – JPMorganChase today officially launches its new digital bank, Chase, in Germany. Its first product is a fee-free savings account that features a market leading interest rate and a seamless digital banking experience. Savers can earn interest of 4% p. a. for the first 4 months on their balances. After that period, a variable base rate of 2% p. a. applies"
E outro ponto adicional para o debate sobre este banco e ou banca alternativa/ menos mainstream é que em conversa com conhecidos e amigos sobre este banco e outros digitais e ou fora do mainstream ... a reacção é muito de choque e de medo, as pessoas acham este tipo de bancos " manhosos " , porque não aparecem no Financial Times, Tv etc e pq acham que sendo do LUX se o banco estoura, o que é que uma pessoa vai fazer? Pagar honorários a um advogado luxemburguês ( $$$$$ )? Interpor um pedido onde e de que forma para aceder ao Fundo Garantia, no LUX? Em geral, a reacção que testemunho é de que estas opções são arriscadas, pouco seguras e mais vale investir em CA/ depósitos em PT...
As palavras BPN, BES, GES, etc também vêm sempre à baila..
Eu preferia que tivesse mais umas coisas e não fosse tão minimalista, coisas como uma secção com documentação especifica da conta cliente, por exemplo um documento oficial do banco com dados do cliente e data registada fazendo prova de que à data, existe uma conta numero XXXX com tal numerário yyyyy registada neste banco etc etc , assinado e carimbado por repsonsaveis do banco. Já fiz esse pedido, a ver o que me dizem. Deduzo que ao fim de 1 mês teremos o primeiro extracto/ statement de juros creditados em nosso nome.
No fundo, um forista desse forum internacional refere algo que parece ser verdade, o Advanzia Bank está a competir por exemplo na Alemanha com Big Fish como o Chase Bank aka JP Morgan :
" Berlin, May 20, 2026 – JPMorganChase today officially launches its new digital bank, Chase, in Germany. Its first product is a fee-free savings account that features a market leading interest rate and a seamless digital banking experience. Savers can earn interest of 4% p. a. for the first 4 months on their balances. After that period, a variable base rate of 2% p. a. applies"
E outro ponto adicional para o debate sobre este banco e ou banca alternativa/ menos mainstream é que em conversa com conhecidos e amigos sobre este banco e outros digitais e ou fora do mainstream ... a reacção é muito de choque e de medo, as pessoas acham este tipo de bancos " manhosos " , porque não aparecem no Financial Times, Tv etc e pq acham que sendo do LUX se o banco estoura, o que é que uma pessoa vai fazer? Pagar honorários a um advogado luxemburguês ( $$$$$ )? Interpor um pedido onde e de que forma para aceder ao Fundo Garantia, no LUX? Em geral, a reacção que testemunho é de que estas opções são arriscadas, pouco seguras e mais vale investir em CA/ depósitos em PT...
As palavras BPN, BES, GES, etc também vêm sempre à baila..
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
Viva a concorrência!
Falar destes bancos à maioria é uma perda de tempo. Apanha-se a velha referência ao BES ou BPN (onde ninguém perdeu saldo ao abrigo do FGD). E o desconhecimento que os fundos de garantia tratam de contactar os depositantes e tudo é feito remotamente.
Entre 2007 e 2015 tivémos a operar em Portugal o PrivatBank, banco da Letónia, que durante os primeiros anos ofereceu as melhores taxas do mercado. Ninguém mais que eu conhecesse abriu lá conta, e nos fóruns predominava a desconfiança.
"Mais fica", para quem quer aproveitar.
Falar destes bancos à maioria é uma perda de tempo. Apanha-se a velha referência ao BES ou BPN (onde ninguém perdeu saldo ao abrigo do FGD). E o desconhecimento que os fundos de garantia tratam de contactar os depositantes e tudo é feito remotamente.
Entre 2007 e 2015 tivémos a operar em Portugal o PrivatBank, banco da Letónia, que durante os primeiros anos ofereceu as melhores taxas do mercado. Ninguém mais que eu conhecesse abriu lá conta, e nos fóruns predominava a desconfiança.
"Mais fica", para quem quer aproveitar.
- D@emoon
- Mensagens: 4123
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 1059 times
- Been thanked: 1453 times
Re: Advanzia Bank
Bem mas o Privat no outro fórum era uma loucura, nunca mais me esqueço de um "forista" a dizer que foi lá abrir conta e que ao balcão estavam um casal de idosos com 500.000€ em cash para abrir conta, obviamente que para mim esse "forista" era algum funcionário do banco ( e haviam lá alguns ) para fazer publicidade ao banco de forma constanteJRJordao Escreveu: ↑24 jun 2026 08:16 Viva a concorrência!
Falar destes bancos à maioria é uma perda de tempo. Apanha-se a velha referência ao BES ou BPN (onde ninguém perdeu saldo ao abrigo do FGD). E o desconhecimento que os fundos de garantia tratam de contactar os depositantes e tudo é feito remotamente.
Entre 2007 e 2015 tivémos a operar em Portugal o PrivatBank, banco da Letónia, que durante os primeiros anos ofereceu as melhores taxas do mercado. Ninguém mais que eu conhecesse abriu lá conta.
"Mais fica", para quem quer aproveitar.
Já agora de salientar que no BES e BPN ninguém perdeu dinheiro em depósitos nem em ativos mobiliários como fundos de investimento etc., foram em coisas especificas ligadas diretamente aos grupos ( acções, obrigações, papel comercial... ).
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
Um dos argumentos muito usado é de que se vier uma grande crise financeira , um replay de 2008 ou algo semelhante, uma grande falta de liquidez em grandes bancos que depois contagia outros em efeito dominó, etc isso faz , nesta perspectiva, com que opções como esta do Advanzia Bank, sejam arriscadas/ pouco seguras pq se estoura o dinheiro , PUF , foi se e dps , sendo o LUX um paraíso fiscal etc , é tudo manhoso, aceder ao FGD deve ser caríssimo e dificil etc ...
Bom, esse privatbank , saiu de PT? Estourou ?
Ter receio racional faz sentido, a questão é se as pessoas estão a deixar algum desconhecimento ou confusão levar a melhor... como referes ai, no BES em especifico ou GES, a confusão do drama dos lesados e do que foi perdido ter a ver com produtos diferentes de DPs tradicionais/ contas poupança... mas há muito receio mesmo, muita desconfiança... e esse esclarecimento não está feito... e em parte percebo pq havia instituições bancárias que já não existem tanto em PT como USA etc e as crises de liquidez/ solvência são algo que sucede a prazo, pelo menos tem sido assim historicamente... e como as pessoas em geral têm " pouco ", têm receio de perder esse pouco que têm ou adquiriram... há um factor emocional mas também social-económico em jogo, no meu POV.
Essa do casal de idosos
Jordão : sim tenho, no Openbank ha 1 secçao onde podes fazer 1 download de um extracto de saldo com informaçao da conta, nome cliente, data, assinado etc
Ja agora , Daemon: sabes de algum bom link de analise, opinião, reportagem ou artigo escrito que explique bem o que se passou no GES/BES BPN e como isso não se relaciona com estes produtos como depositos comuns?
Bom, esse privatbank , saiu de PT? Estourou ?
Ter receio racional faz sentido, a questão é se as pessoas estão a deixar algum desconhecimento ou confusão levar a melhor... como referes ai, no BES em especifico ou GES, a confusão do drama dos lesados e do que foi perdido ter a ver com produtos diferentes de DPs tradicionais/ contas poupança... mas há muito receio mesmo, muita desconfiança... e esse esclarecimento não está feito... e em parte percebo pq havia instituições bancárias que já não existem tanto em PT como USA etc e as crises de liquidez/ solvência são algo que sucede a prazo, pelo menos tem sido assim historicamente... e como as pessoas em geral têm " pouco ", têm receio de perder esse pouco que têm ou adquiriram... há um factor emocional mas também social-económico em jogo, no meu POV.
Essa do casal de idosos
Jordão : sim tenho, no Openbank ha 1 secçao onde podes fazer 1 download de um extracto de saldo com informaçao da conta, nome cliente, data, assinado etc
Ja agora , Daemon: sabes de algum bom link de analise, opinião, reportagem ou artigo escrito que explique bem o que se passou no GES/BES BPN e como isso não se relaciona com estes produtos como depositos comuns?
- JRJordao
- Mensagens: 2246
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 754 times
- Been thanked: 1403 times
Re: Advanzia Bank
Isso dito por pessoas que têm imenso estudo feito sobre o funcionamento dos FGD, certamentePirata Escreveu: ↑24 jun 2026 09:23 Um dos argumentos muito usado é de que se vier uma grande crise financeira , um replay de 2008 ou algo semelhante, uma grande falta de liquidez em grandes bancos que depois contagia outros em efeito dominó, etc isso faz , nesta perspectiva, com que opções como esta do Advanzia Bank, sejam arriscadas/ pouco seguras pq se estoura o dinheiro , PUF , foi se e dps , sendo o LUX um paraíso fiscal etc , é tudo manhoso, aceder ao FGD deve ser caríssimo e dificil etc ...
Bom, esse privatbank , saiu de PT? Estourou ?![]()
O PrivatBank em 2015 migrou os clientes portugueses para o banco na Letónia. O volume de negócio por cá deve ter deixado de justificar a presença. Uns anos depois, foi comprado. Ninguém em Portugal foi prejudicado, pelo contrário houve taxas até 7,50%.
Do mesmo grupo, tive conta também na Letónia, Chipre e Itália. Os últimos dois foram intervencionados. Recebi o meu capital e juros corridos sem viagens ou iniciar qualquer processo. Apenas recebi e enviei informação por correio e tudo se resolveu entre 1 e 2 meses. No Chipre tive 10%. Na Letónia cheguei aos 13,50% na moeda local (pegged ao EUR). Itália valeu menos a pena.
Não sabia / nunca dei por isso. Nos bancos nacionais penso não ser comum, mas nunca procurei. Costumo guardar o extrato mensal após cada alteração de património.
- D@emoon
- Mensagens: 4123
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 1059 times
- Been thanked: 1453 times
Re: Advanzia Bank
Não, mas acho que se tem uma noção, haviam duas empresas do grupo GES com algumas dificuldades que tinham papel comercial que estava todo metido num fundo de investimento, quando o Banco de Portugal fez uma nova norma de que só se podia ter no máximo 20% ou 25% da mesma identidade começaram a retirar o papel comercial do fundo e venderam aos balcões, depois é o que se conhece.
Quem perdeu dinheiro no BES é quem tinha comprado o papel comercial ou se tinham exposição directa ou a obrigações ou ações do BES/GES.
O BPN nunca explorei muito o assunto, mas também quem perdeu dinheiro foi quem tinha exposição direta a produtos deles, a gestora de fundos por exemplo foi comprada pelo eurobic e continuaram.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!