Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 792 times
Been thanked: 1487 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 jul 2026 23:15 A explorar a IA...acho que devia de meter na primeira página :lol:
A IA não é adepta de DCA :)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 497 times
Been thanked: 602 times

Mensagem por Lvsitano »

A IA tem razão, o problema é saber quando é que bateu no fundo, e isso nem a IA sabe :lol:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1075 times
Been thanked: 1485 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2026 16:10 A IA tem razão, o problema é saber quando é que bateu no fundo, e isso nem a IA sabe :lol:
Mas não se pretende adivinhar o fundo, o que se pretende é ter a noção que se um ativo tem um "saldo" aproveitar para comprar, não invalida que o saldo na semana ou mês seguinte não seja mais alto, mas esperar por quedas maiores geralmente não corre bem ;)
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 101 times
Been thanked: 121 times

Mensagem por Patanisca »

Sou só eu que sinto algum receio que o pop da bolha do AI está muito perto e que isso contamine todo o mercado global de stocks? Já fiz bastantes vendas este ano para reduzir exposição, mas ainda tenho 58% da carteira em FI de stocks, com grande concentração nos EUA, os outros 42% estão na Square. Custa-me estar a fazer mais vendas, mas quanto mais leio sobre o tema AI mais sinto que não é sustentável financeiramente e que o sentimento para com o AI está a passar rapidamente de bestial a besta porque parece longe de cumprir o que promete. É uma tool interessante com um ROI positivo em sectores de nicho da sociedade, muito longe das valorizações que lhe estão a atribuir. Depois há a China a apresentar custos por token muito inferiores aos modelos americanos, que deitam por terra o argumento de investir sem fim na construção data centers atrás de data centers.

Gostava de ouvir algumas opiniões sobre o vosso sentimento em relação ao estado do mercado de stocks atual.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2026 13:05 Sou só eu que sinto algum receio que o pop da bolha do AI está muito perto e que isso contamine todo o mercado global de stocks? Já fiz bastantes vendas este ano para reduzir exposição, mas ainda tenho 58% da carteira em FI de stocks, com grande concentração nos EUA, os outros 42% estão na Square. Custa-me estar a fazer mais vendas, mas quanto mais leio sobre o tema AI mais sinto que não é sustentável financeiramente e que o sentimento para com o AI está a passar rapidamente de bestial a besta porque parece longe de cumprir o que promete. É uma tool interessante com um ROI positivo em sectores de nicho da sociedade, muito longe das valorizações que lhe estão a atribuir. Depois há a China a apresentar custos por token muito inferiores aos modelos americanos, que deitam por terra o argumento de investir sem fim na construção data centers atrás de data centers.

Gostava de ouvir algumas opiniões sobre o vosso sentimento em relação ao estado do mercado de stocks atual.
O mercado de IA ( como quase sempre na tech ao longo dos tempos ), está quase sempre sobrevalorizado a curto prazo, mas é estruturalmente tranformadora a longo prazo, correção podemos ter e o mais provável é termos, ainda espero pelo bear ( que pensei que fossemos para lá há uns meses ), mas a contaminação ao mercado global é mais pela macro global do que da própria IA, quando há uma narrativa de " a IA vai tranformar tudo", " a IA é a nova eletricidade", é meio caminho andado para a dita bolha, mas a questão é que esta bolha parece-me um pouco diferente de outras, porque apesar de estarmos provávelmente em bolha, temos algo que está a ser implementada no dia a dia, nos bancos, energia, saúde, retalho etc, tem sustentação.

Aquilo que poderia preocupar mais a curto prazo, é o S&P 500 ter uma concentração em mais de 30% em pouquissimas empresas, basicamente em 7 empresas, e a IA está concentradissima nas 7.

O que parece é que tens um desconforto com o que tens, demonstra um sinal importante, quando uma carteira de investimento não nos deixa "dormir", o risco da mesma está desalinhada com o nosso perfil de risco atual, e isso é normal á medida que vamos avançando na idade, era bom podermos continuar a ganhar dinheiro nos mercados com risco mais baixo e sem preocupações com bolhas, mas infelizmente isso não existe, sem risco não há maior ganho, sem quedas não á gasolina para novos máximos, mas quando isso já não nos importa então o ideal é recuar e ir para algo mais conservador.

Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 212 times
Been thanked: 32 times

Mensagem por Pirata »

https://robinjbrooks.substack.com/p/jap ... e-disaster

O japão é o maior credor de dívida americana. 1.2 Trilioes em titulos de divida.

Historicamente, os impérios morrem pelas dívidas.

https://www.usdebtclock.org/
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 14 times
Been thanked: 77 times

Mensagem por 100Medos »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2026 13:05 Sou só eu que sinto algum receio que o pop da bolha do AI está muito perto e que isso contamine todo o mercado global de stocks? Já fiz bastantes vendas este ano para reduzir exposição, mas ainda tenho 58% da carteira em FI de stocks, com grande concentração nos EUA, os outros 42% estão na Square. Custa-me estar a fazer mais vendas, mas quanto mais leio sobre o tema AI mais sinto que não é sustentável financeiramente e que o sentimento para com o AI está a passar rapidamente de bestial a besta porque parece longe de cumprir o que promete. É uma tool interessante com um ROI positivo em sectores de nicho da sociedade, muito longe das valorizações que lhe estão a atribuir. Depois há a China a apresentar custos por token muito inferiores aos modelos americanos, que deitam por terra o argumento de investir sem fim na construção data centers atrás de data centers.

"Far more money has been lost by investors preparing for corrections, or trying to anticipate corrections, than has been lost in the corrections themselves." - Peter Lynch
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

100Medos Escreveu: 02 ago 2026 09:15

"Far more money has been lost by investors preparing for corrections, or trying to anticipate corrections, than has been lost in the corrections themselves." - Peter Lynch
Sempre concordarei com o Peter Lynch hehe, a questão é que muitos de nós tem um problema, chama-se Property Core Real Estate haha, que está com uma rentabilidade de +7,5% a 1 ano, isto é mais de metade da rentabilidade média do S&P 500, sem a volatilidade, sem recuar 2 ou 3 anos quando entra em bear market, sem estarmos a olhar para ps resultados das empresas, para notícias ou twitts do outro, como não pensar em alterar carteiras? ;)

Responder