Sharpyield: portfolio tracker que junta as corretoras numa carteira e prepara o IRS (beta gratuita)

Apps para nos ajudar nos investimentos e poupança. Evolução das appsdoinvestidor.pt
Responder
David Fernandes
Registado: 29 ago 2026 14:20

Sharpyield: portfolio tracker que junta as corretoras numa carteira e prepara o IRS (beta gratuita)

Mensagem por David Fernandes »

Boas. Chamo-me David e nos últimos meses construí o Sharpyield, um portfolio tracker de investimentos feito para Portugal, sobretudo a pensar no investidor de retalho que quer organizar-se, acompanhar o que tem e perceber melhor o que anda a fazer. Deixo já a demo, que abre sem registo nenhum: sharpyield.com/demo. A carteira que lá está é fictícia e serve para verem como funciona por dentro.

A ideia nasceu de necessidade própria. Comecei a investir há uns seis anos e aprendi da pior maneira: os primeiros dois anos foram quase sempre a perder, e foi à custa de muitos artigos, vídeos e relatórios que a coisa começou a fazer sentido. Sempre me fez falta uma vista única do que tinha: como vou, onde estou concentrado, o que recebo de dividendos, se estou a bater o mercado ou não. Cheguei a montar um Excel dinâmico com cotações ao vivo, mas havia duas coisas que o Excel nunca resolveu: os eventos corporativos (splits, fusões, spin-offs), que partiam as contas de cada vez que aconteciam, e o IRS, que é um mundo próprio. Acabei a construir a ferramenta que me fazia falta. Mostrei a uns amigos, passaram a usá-la regularmente, e percebi que talvez fizesse falta a mais gente.

O que faz hoje: junta as corretoras numa carteira só e reconstrói tudo desde o primeiro depósito. Lê extratos da DEGIRO, Trading 212, XTB, Revolut (o Robo-Advisor também), Trade Republic, Interactive Brokers e eToro. Desempenho comparado com o S&P 500, o Nasdaq e o MSCI World com as métricas habituais (IRR, TWR, drawdown e afins), diversificação por setor, geografia e moeda, dividendos mês a mês com projeções, e preços em tempo real durante o pregão.

A parte que me deu mais trabalho foi a fiscal, e é onde acho que está o maior valor: a Lei 31/2024 aplicada a cada lote em FIFO (não à posição), o FIFO consolidado entre corretoras como a lei manda, o câmbio à data de cada evento, a cripto no regime próprio dela, e no fim um Excel de apoio à declaração. As corretoras não têm o IRS português como preocupação, e fiz questão de tratar essa parte a sério.

Como isto nasceu de quem teve de aprender tudo do zero, está tudo explicado lá dentro: cada conceito tem uma explicação simples ao lado, em português. E tem um assistente de IA integrado, o Sharpy, que responde sobre a vossa carteira com os vossos números: porque é que a carteira caiu hoje, quanto recebi de dividendos este ano, como está o meu IRS, etc... Quem usar ChatGPT ou Claude também pode ligar lá a carteira e perguntar a partir de lá, em modo de leitura, e corta-se quando quiserem.

Sobre segurança, porque sei que é a primeira pergunta: não pede credenciais da corretora, não se liga à conta, não há open banking. Recebe um ficheiro e mais nada.

Está em beta gratuita e por convite: pede-se em sharpyield.com e eu envio. Nesta fase procuro sobretudo utilizadores reais que lhe deem uso. Opiniões, sugestões ou alguma coisa que não bata certo, digam aqui no tópico ou pelo botão de Feedback dentro do Sharpyield; respondo sempre. É um projeto a solo, portanto quem vos responde sou eu.

(O Sharpyield é uma ferramenta de visualização e apoio. Não dá conselhos de investimento nem aconselhamento fiscal. As decisões e a declaração são sempre vossas.)
Anexos
sharpyield-fiscal-1720.png
sharpyield-fiscal-1720.png (385.55 KiB) Visto 17 vezes
sharpyield-dividendos-1720.png
sharpyield-dividendos-1720.png (446.24 KiB) Visto 17 vezes
sharpyield-visao-geral-1720.jpg
sharpyield-visao-geral-1720.jpg (235.76 KiB) Visto 17 vezes
Responder