ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 507 times
Been thanked: 618 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Lvsitano »

pge Escreveu: 28 ago 2026 15:53 De mercados desenvolvidos sem ser o ishares e o SPDR o que aconselham Tamanho / Ter? Sei que tem havido mudanças nas ter e têm aparecido etf europeus mas estou um pouco a leste.
Tens Amundi, Invesco, Xtrackers, UBS...

O WRDA da UBS tem 0.06% TER, no entanto há anos com desempenho pior que o SWRD que tem 0.12%. A TER não é tudo ;)

Mas tens os MSCI World e os FTSE Developed World.

Também tens os ETF da Amundi que seguem o Solactive GBS Developed Markets Large & Mid Cap
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 17 times
Been thanked: 83 times

Mensagem por 100Medos »

Lvsitano Escreveu: 28 ago 2026 16:02 O WRDA da UBS tem 0.06% TER, no entanto há anos com desempenho pior que o SWRD que tem 0.12%. A TER não é tudo ;)

O WRDA/UETW (IE00BD4TXV59) alterou de replicação sintética para replicação física total.
E só baixou a TER em 2025.
Comparar períodos anteriores é um pouco injusto.
Neste momento é uma das melhores opções, e desde que baixou a TER bate os restantes MSCI World na performance, incluindo o SPPW.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 133 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por pge »

Quero MSCI ou FTSE. Já tenho o Iwda e esse SWRD deve ser igual ao SPDR que já tenho só que é em Amesterdão.
Ou vou pra 1 da Vanguard ou um europeu se tiver dimensão/ter/tracking interessante.
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 17 times
Been thanked: 83 times

Mensagem por 100Medos »

pge Escreveu: 28 ago 2026 16:20 Quero MSCI ou FTSE. Já tenho o Iwda e esse SWRD deve ser igual ao SPDR que já tenho só que é em Amesterdão.
Ou vou pra 1 da Vanguard ou um europeu se tiver dimensão/ter/tracking interessante.

UETW (IE00BD4TXV59)
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BD4TXV59
pge

Mensagem por pge »

100Medos Escreveu: 28 ago 2026 16:23
pge Escreveu: 28 ago 2026 16:20 Quero MSCI ou FTSE. Já tenho o Iwda e esse SWRD deve ser igual ao SPDR que já tenho só que é em Amesterdão.

UETW (IE00BD4TXV59)
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BD4TXV59
Vou dar uma vista de olhos, obrigado.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 821 times
Been thanked: 1567 times

Mensagem por JRJordao »

Se calhar é informação demasiado básica para o pessoal aqui, mas

Vanguard FTSE Global All-Cap ETF (VGLA): análise completa em 2026
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 145 times
Been thanked: 108 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 30 ago 2026 14:29 Se calhar é informação demasiado básica para o pessoal aqui, mas

Vanguard FTSE Global All-Cap ETF (VGLA): análise completa em 2026

Análises são sempre bem vindas. Era um ETF já bastante esperado na Europa, mas Vanguard fintou a malta há uns bons anos e lançou-o mas em versão ESG e com TER de 0,24%.
( https://www.justetf.com/en/etf-profile ... 00BNG8L278)

Para quem começa, o VGLA pode ser interessante: investe num mercado global que abrange Large, Mid e Small caps, tem uma TER muito baixa, tem um custo por unidade muito baixo também (ajuda a quem investe pequenos montantes sem ter de recorrer a unidades fracionadas).
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Carlos R Escreveu: 31 ago 2026 17:06 Análises são sempre bem vindas. Era um ETF já bastante esperado na Europa, mas Vanguard fintou a malta há uns bons anos e lançou-o mas em versão ESG e com TER de 0,24%.

Para quem começa, o VGLA pode ser interessante: investe num mercado global que abrange Large, Mid e Small caps, tem uma TER muito baixa, tem um custo por unidade muito baixo também (ajuda a quem investe pequenos montantes sem ter de recorrer a unidades fracionadas).
A ausência de histórico, achas pouco importante, por ser essencialmente a versão europeia de um ETF americano já antigo (VT)?
Carlos R

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 31 ago 2026 17:21
Carlos R Escreveu: 31 ago 2026 17:06 Análises são sempre bem vindas. Era um ETF já bastante esperado na Europa, mas Vanguard fintou a malta há uns bons anos e lançou-o mas em versão ESG e com TER de 0,24%.

A ausência de histórico, achas pouco importante, por ser essencialmente a versão europeia de um ETF americano já antigo (VT)?
Não há histórico mas é possível extrapolar pelo comportamento do VT e pelo track record da própria Vanguard com outros ETf. Seria expectável uma TER maior dado o trabalho do tracking a cerca de 10 mil empresas, embora em sampling (temos de contar também com os custos de transação de 0,02% estimados). Daí estar anunciado há tempos (falei disso uns posts atrás) com 0,23% de TER. A Vanguard mudou para 0,07% uma semana antes de lançar. Certamente conta com a adesão massiva para tornar o fundo rentável.
Nesta primeira fase, a dificuldade é o spread de compra, principalmente para montantes mais elevados. Resolve-se com ordem limite.
À medida que o fundo aumentar (e acredito que vai aumentar muito rapidamente), deixa de ser um problema.
Pessoalmente não creio que as cerca de 5000 empresas small caps acrescentem algo mais à rentabilidade em comparação com o VWCE ou similares. Pelo contrário, sendo empresas mais frágeis, em caso de crash são as primeiras a sentir. E todas juntas têm um peso total de apenas 8/9% em todo o fundo.
Acho sim que pode ser óptimo para alguém que começa a investir e com pouco (10 euros compram 2 unidades) ou para quem já investe e quer diversificar fundos. Numa perspectiva FIFO faz sentido em vez de meter tudo num fundo.

Para já, fico na bancada a ver o show. Só de pensar a baixa de custos nos ETFs na Europa nos últimos 6/7 anos, deixa-me obviamente feliz. Mais dinheiro no nosso bolso.

Como dizia o Bogle “não procures a agulha no palheiro. Compra o palheiro”. Este ETF é o mais parecido com o palheiro.
pge

Mensagem por pge »

Também vou ficar na bancada a ver o hype das small caps. Cheira me mais até o world desenvolvidos que acho que deve baixar ainda mais o ter em breve.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Carlos R Escreveu: 31 ago 2026 18:06 Seria expectável uma TER maior dado o trabalho do tracking a cerca de 10 mil empresas, embora em sampling (temos de contar também com os custos de transação de 0,02% estimados). Daí estar anunciado há tempos (falei disso uns posts atrás) com 0,23% de TER. A Vanguard mudou para 0,07% uma semana antes de lançar. Certamente conta com a adesão massiva para tornar o fundo rentável.
Noto em espaços como o r/literaciafinanceira um grande interesse, se não mesmo uma obsessão, em englobar o máximo possível no investimento por ETFs. Por isso, e com essa TER, acredito que a adesão vá ser massiva.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 507 times
Been thanked: 618 times

Mensagem por Lvsitano »

Lá está, o facto de ter mais holdings não significa mais rentabilidade, apenas maior exposição. Quando há trambolhões nos mercados, mesmo as pequenas levam por tabela. É interessante pelo custo, mas não é que vá acrescentar nada de muito espetacular aos ETF globais que já existem. E como a percentagem das small caps é tão pequena, mesmo se mostrarem ser mais rentáveis, não tem grande efeito.
Eu preferia deixar crescer, do que atirar de cabeça agora no início, sujeito a spreads mais elevados e sem histórico nenhum.
Carlos R

Mensagem por Carlos R »

pge Escreveu: 31 ago 2026 21:11 Também vou ficar na bancada a ver o hype das small caps. Cheira me mais até o world desenvolvidos que acho que deve baixar ainda mais o ter em breve.
Há quem defenda que as small caps apenas fazem sentido com filtro por value e não indiscriminadamente como este da Avantis: https://www.justetf.com/en/etf-profile ... 3#overview
Carlos R

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 31 ago 2026 21:27
Carlos R Escreveu: 31 ago 2026 18:06 Seria expectável uma TER maior dado o trabalho do tracking a cerca de 10 mil empresas, embora em sampling (temos de contar também com os custos de transação de 0,02% estimados). Daí estar anunciado há tempos (falei disso uns posts atrás) com 0,23% de TER. A Vanguard mudou para 0,07% uma semana antes de lançar. Certamente conta com a adesão massiva para tornar o fundo rentável.
Noto em espaços como o r/literaciafinanceira um grande interesse, se não mesmo uma obsessão, em englobar o máximo possível no investimento por ETFs. Por isso, e com essa TER, acredito que a adesão vá ser massiva.

Eu acredito que a Vanguard, se mantivesse o plano de lançar este ETF com a TER de 0,23% não teria adesão. Logo, o interesse vem da TER baixa e do custo por unidade baixo, englobando quase todo o mercado accionista investivel. A competição tem sido óptima para os investidores.
pge

Mensagem por pge »

Carlos R Escreveu: 31 ago 2026 22:36
pge Escreveu: 31 ago 2026 21:11 Também vou ficar na bancada a ver o hype das small caps. Cheira me mais até o world desenvolvidos que acho que deve baixar ainda mais o ter em breve.
Há quem defenda que as small caps apenas fazem sentido com filtro por value e não indiscriminadamente como este da Avantis: https://www.justetf.com/en/etf-profile ... 3#overview
Se não estou enganado quando lia muito sobre estas coisas, era até Value Europa small caps por terem menos correlação com as big caps América.
Responder