Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )
Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )
Eu não aposto em descidas com o Trump na presidência.
As simple as that.
Eu também acho que a AI vai estourar, ou arrefecer.... mas os mercados andam irracionais. Deixei de fazer o meu DCA nos últimos meses do ano passado na boleia do Michael Bury e ao dia de hoje deixei de fazer dinero.
Por isso eu nao resgato nada nem rebalanceio. Se cair melhor que assim compro mais barato!
As simple as that.
Eu também acho que a AI vai estourar, ou arrefecer.... mas os mercados andam irracionais. Deixei de fazer o meu DCA nos últimos meses do ano passado na boleia do Michael Bury e ao dia de hoje deixei de fazer dinero.
Por isso eu nao resgato nada nem rebalanceio. Se cair melhor que assim compro mais barato!
Boa tarde,
Estou a pensar investir num dos fundos imobiliários da Square.
Estou inclinado a investir no Property Core princialmente por causa das comissões bancárias, vou começar com 2k com investimentos anuais mais ou menos do mesmo valor, e no BEST não pago comissões enquanto que no Crédito Agricola já são tenho que pagar comissões de conta e detesto pagar isso por principio.
Pedi ao ChatGPT para fazer uma comparação entre os dois e pelo que percebi o Property Core está mais diversificado geográficamente e está mais concentrado escritórios + logística/industrial, cerca de 72%, enquanto o Património Crescente está mais diversificado sendo o sector de retalho com maior peso com cerca de 38%.
Fora esses dois pontos são bastante semelhantes no resto. Não estou a contar com o tamanho do fundo pois um tem mais 20 anos do que o outro.
Qual a vossa opinião, fico bem servido com o Property Core?
Estou inclinado a investir no Property Core princialmente por causa das comissões bancárias, vou começar com 2k com investimentos anuais mais ou menos do mesmo valor, e no BEST não pago comissões enquanto que no Crédito Agricola já são tenho que pagar comissões de conta e detesto pagar isso por principio.
Pedi ao ChatGPT para fazer uma comparação entre os dois e pelo que percebi o Property Core está mais diversificado geográficamente e está mais concentrado escritórios + logística/industrial, cerca de 72%, enquanto o Património Crescente está mais diversificado sendo o sector de retalho com maior peso com cerca de 38%.
Fora esses dois pontos são bastante semelhantes no resto. Não estou a contar com o tamanho do fundo pois um tem mais 20 anos do que o outro.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 827 times
- Been thanked: 1595 times
O Property Core é o mais popular por aqui, penso que em grande parte devido à preferência pelo Best vs Crédito Agrícola.
O Património Crescente tem de investir maioritariamente em Portugal, enquanto o Property Core tem de investir maioritariamente na Península Ibérica. Fiquei a saber disso num dos vídeos Pé de Meia onde o CEO da Square é entrevistado. [Vídeo mais recente]
O Património Crescente tem de investir maioritariamente em Portugal, enquanto o Property Core tem de investir maioritariamente na Península Ibérica. Fiquei a saber disso num dos vídeos Pé de Meia onde o CEO da Square é entrevistado. [Vídeo mais recente]
Tive a mesma dúvida há uns meses atrás. Optei pelo Property apenas pela questão do Best vs CA. Pouca paciência para a banca tradicional.faraine82 Escreveu: ↑16 set 2026 18:20 Boa tarde,
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Thanks, vou ver o video.JRJordao Escreveu: ↑16 set 2026 18:34 O Property Core é o mais popular por aqui, penso que em grande parte devido à preferência pelo Best vs Crédito Agrícola.
Por acaso tinha a sensação que o Património Crescente era mais popular por aqui por ser mais antigo. Então quer dizer que estou na direção certa
- JRJordao
Periodicamente sai um novo [lista]. São interessantes, apesar de algum conteúdo repetido.
O Best aqui é forte
Os fundos são semelhantes e no longo prazo provavelmente vão render parecido, mas nos últimos 2 anos o Property Core "ganhou".
fonte: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/
- Anexos
-
- Rendibilidades.png (26.38 KiB) Visto 145 vezes
Segundo o Chat GPT, que vale o que vale:
Carteira:
CA Património Crescente - É uma carteira realmente diversificada. Mas há aqui uma característica importante: se agruparmos centros comerciais + comércio + supermercados/hipermercados, cerca de 38% está relacionado com retalho. Isso torna o CA mais sensível à evolução de centros comerciais, consumo e comércio físico. Em contrapartida, a exposição logística/industrial é relativamente modesta, cerca de 15%.
Property Core - 72% da carteira estava concentrada em escritórios + logística/industrial. Está focado em logística/industrial + escritórios + contratos corporativos longos.
Diversificação geográfica:
CA Património Crescente - Predominantemente portuguesa
Property Core - 73% Portugal / 27% Espanha
Vencimento dos contratos de arrendamento:
CA Património Crescente - 33% das rendas enfrentam renovação entre 2026 e 2028.
Property Core - 12% entre 2026 e 2028. Por outro lado, tem uma concentração considerável de contratos a vencer em 2034 — cerca de 19%. No curto/médio prazo o Property Core terá as rendas mais estabilizadas.
Pessoalmente prefiro a diversificação geográfica do Property Core apesar da carteira estar bem mais concentrada num setor apenas.
Carteira:
CA Património Crescente - É uma carteira realmente diversificada. Mas há aqui uma característica importante: se agruparmos centros comerciais + comércio + supermercados/hipermercados, cerca de 38% está relacionado com retalho. Isso torna o CA mais sensível à evolução de centros comerciais, consumo e comércio físico. Em contrapartida, a exposição logística/industrial é relativamente modesta, cerca de 15%.
Property Core - 72% da carteira estava concentrada em escritórios + logística/industrial. Está focado em logística/industrial + escritórios + contratos corporativos longos.
Diversificação geográfica:
CA Património Crescente - Predominantemente portuguesa
Property Core - 73% Portugal / 27% Espanha
Vencimento dos contratos de arrendamento:
CA Património Crescente - 33% das rendas enfrentam renovação entre 2026 e 2028.
Property Core - 12% entre 2026 e 2028. Por outro lado, tem uma concentração considerável de contratos a vencer em 2034 — cerca de 19%. No curto/médio prazo o Property Core terá as rendas mais estabilizadas.
Pessoalmente prefiro a diversificação geográfica do Property Core apesar da carteira estar bem mais concentrada num setor apenas.
- JRJordao
No último relatório mensal do Property Core (disponível aqui)
- Anexos
-
- PropertyCore.png (116.83 KiB) Visto 31 vezes
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 1095 times
- Been thanked: 1530 times
Ia agora mesmo partilhar isso Jordão 
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!