França
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 846 times
- Been thanked: 1652 times
França
As obrigações de França baixaram do mínimo da crise de 2008.
Nas próximas semanas, temos a discussão parlamentar do orçamento 2027 e a revisão de rating da Moody's. Fatores que deverão contribuir para a volatilidade, além da tendência geral.
Alguém a pensar aproveitar estes "saldos"?
Exemplo: emissão 4% 04/55 (FR0010171975)
Nas próximas semanas, temos a discussão parlamentar do orçamento 2027 e a revisão de rating da Moody's. Fatores que deverão contribuir para a volatilidade, além da tendência geral.
Alguém a pensar aproveitar estes "saldos"?
Exemplo: emissão 4% 04/55 (FR0010171975)
- Anexos
-
- Chart.jpg (94.67 KiB) Visto 270 vezes
- JRJordao
Re: França
A Trade Republic tem várias. As outras corretoras online e bancos de investimento provavelmente também.
Comprando a 75%, juro anual de (4% / 75%) 5,33% e depois vender com mais-valia ((100% - 75%) / 75%) 33% quando voltar a valer 100% ou mais.
Provavelmente não será necessário esperar até à maturidade. Mesmo que não ocorra uma grande recuperação nos próximos 20 anos, depois haverá forte tendência do preço se aproximar dos 100% (efeito "pull-to-par").
Falando português de tasca
: se eu meter umas 5 mil patacas , por exemplo, nestas obrigações , ganho o quê?
Não mantendo até à maturidade, anualmente em média qual o retorno/ pagamento / juro anual que se pode ter?
A tentar perceber os méritos do investimento em OBr vs outros instrumentos , DP, ETF, etc
Não mantendo até à maturidade, anualmente em média qual o retorno/ pagamento / juro anual que se pode ter?
A tentar perceber os méritos do investimento em OBr vs outros instrumentos , DP, ETF, etc
- JRJordao
TemPirata Escreveu: ↑02 out 2026 09:02 Falando português de tasca: se eu meter umas 5 mil patacas , por exemplo, nestas obrigações , ganho o quê?
- Juros como os DP. Valor_investido * taxa / preço_de_compra.
- Mais-valia como os ETF. Preço_de_venda - preço_de_compra. Com desconto no IRS de 10%/20%/30% após 2/5/8 anos de detenção.
- Prazo como os DP. No final, recebe-se valor_investido / preço_de_compra.
Exemplo
- 5000€ com preço 75%: compra de 6666,67€
- 6666,67€ * 4% = 266,67€ de juros anuais
- Venda a preço 100%: 6666,67€ - 5000€ = 1666,67€ de mais-valia
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1058 times
- Been thanked: 1365 times
Não mantendo até à maturidade não sabes. O preço pode continuar a cair. Só mantendo até à maturidade tens mais certezas (acho que a frança não vai deixar de pagar).
Podes comprar uma com maturidade de 5 anos por exemplo. A vantagem é que podes "escolher" a data de maturidade. A 5 anos está a pagar 4.29% ao ano (entre cupão e subida de preço para 100% (devolução do capital))
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Esta semana estive a ponderar essa hipótese das obrigações FR, não as de tão longo prazo, mas de prazo mais curto como refere o Virtua.
Nas italianas tb há alternativas interessantes e estas pagam cupões semestrais (efeito psicológico).
Para meados do mês tenho cash disponível, logo decido (outra opção será reforçar o Square)...
Nas italianas tb há alternativas interessantes e estas pagam cupões semestrais (efeito psicológico).
Para meados do mês tenho cash disponível, logo decido (outra opção será reforçar o Square)...
- JRJordao
Vendendo ou terminando após 8+ anos, a mais-valia será tributada em apenas 70%. Quanto mais do rendimento for mais-valia (não juros), menos imposto.fp75 Escreveu: ↑02 out 2026 14:28 Esta semana estive a ponderar essa hipótese das obrigações FR, não as de tão longo prazo, mas de prazo mais curto como refere o Virtua.
O Property Core é, para mim, sempre uma boa opção. Mas já atingi o limite que tinha definido para ele. Espero que a compra de obrigação se concretize, para diversificar e não ser tentado a reforçar no tijolo
É verdade JRJordao, estava-me a escapar essa questão da tributação menor da componente não juros.
No caso de França, as obrigações não irão descer ainda mais por causa da incerteza da eleição do próximo presidente (maio de 27)?
Mas sim estou a acompanhar.
No caso de França, as obrigações não irão descer ainda mais por causa da incerteza da eleição do próximo presidente (maio de 27)?
Mas sim estou a acompanhar.
- JRJordao
É bem possível que desçam mais, ainda este mês e nos próximos. No dia 23, a Moody's vai reavaliar o rating, com probabilidade considerável de redução. Nesse caso, alguns institucionais podem ver-se obrigados a vender os títulos, em grande volume levando a queda de preço.
Mas também pode haver uma estabilização do rating, um pico de compras por estar apetecível, ou intervenção do BCE para interromper a queda, levando a uma subida importante.
Além de tudo o que se passa com os EUA e o petróleo.
Escolher uma emissão para a qual se possa esperar até à maturidade. Mesmo que o plano A seja vender antes quando valer 100% ou mais, esperar até ao fim deve ser o plano B.