=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Dicas e análises estruturadas para quem pretende aprender a investir
Responder
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por Ricardo »

Bom dia,

Julgo ser do senso comum que o melhor que podemos fazer pelos nossos investimentos é "investir" na nossa literacia financeira.

Penso que neste novo fórum ainda não existe nenhum tópico dedicado a livros que ajudem a cultivar este conhecimento. (No fórum antigo existiam alguns posts soltos sobre livros, mas julgo que também nada estruturado).

Daí que sugeria que partilhássemos alguns livros sobre literacia financeira e/ou investimentos que consideremos ser úteis neste processo continuo de aprendizagem.

Alguns clássicos são:

Rich Dad Poor Dad
https://www.goodreads.com/book/show/695 ... G9E&rank=1

"Defendendo a mensagem de que a classe média trabalha para obter dinheiro, mas os ricos fazem com que o dinheiro trabalhe por eles e gere riqueza por si próprio, o autor apresenta neste livro, através de dicas e conselhos práticos e de aplicação imediata à sua vida, a forma como poderá garantir que os seus bens gerem dinheiro e, a médio e longo prazo, as suas finanças pessoais sejam mais saudáveis e fortes."

The Intelligent Investor
https://www.goodreads.com/book/show/106 ... FPJ&rank=1

"De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito." – Warren Buffett

"O autor Benjamin Graham mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento do mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo. Essas são ferramentas fundamentais e de grande valia para quem deseja ter sucesso no mercado de ações." - Raymundo Magliano Filho, presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)

The Richest Man in Babylon
https://www.goodreads.com/book/show/105 ... Uwe&rank=1

"Em linguagem simples e colorida, o autor conta a história de um homem que quis tornar-se rico e o conseguiu, sendo mais tarde convidado pelo próprio Rei a ensinar a sua arte. As cinco leis de ouro em que baseava as suas lições são princípios pedagógicos válidos para a economia de todos os tempos. Um livro que nunca deixou de ser um grande bestseller e é hoje considerado um clássico moderno."

Alguma outra sugestão de literatura financeira?
Osvaldo65
Mensagens: 34
Registado: 04 out 2022 12:54
Been thanked: 11 times

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por Osvaldo65 »

Não será um livro sobre Literacia Financeira e Investimentos, mas será talvez provavelmente um dos melhores livros :) sobre Literacia Financeira e Investimentos.

O Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb.
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por Ricardo »

Osvaldo65 Escreveu: 07 dez 2022 18:40 Não será um livro sobre Literacia Financeira e Investimentos, mas será talvez provavelmente um dos melhores livros :) sobre Literacia Financeira e Investimentos.

O Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb.
Boa recomendação, vou adicionar à minha wishlist! :)
BSCi3
Mensagens: 1
Registado: 06 fev 2023 22:26
Been thanked: 1 time

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por BSCi3 »

Olá!

Eu comecei por ler "O Homem Mais rico da Babilónia" e recomendo para quem começa a sua literária financeira e de investimentos. Comecemos sempre pela base espero que gostem.

https://www.wook.pt/livro/o-homem-mais- ... son/225132

Cumprimentos
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por LongTerm »

BSCi3 Escreveu: 06 fev 2023 22:32 Olá!

Eu comecei por ler "O Homem Mais rico da Babilónia" e recomendo para quem começa a sua literária financeira e de investimentos. Comecemos sempre pela base espero que gostem.

https://www.wook.pt/livro/o-homem-mais- ... son/225132

Cumprimentos
One Up on Wall Street Book - Peter Lynch

The Simple Path to Wealth: Your Road Map to Financial Independence and a Rich, Free Life - JL Collins

The Mental Game of Trading: A System for Solving Problems with Greed, Fear, Anger, Confidence, and Discipline - Jared Tendler

The Millionaire next door - Thomas Stanley
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por CountMeIn »

A trindade do início da literacia financeira para mim é constituída pelo Rich Dad Poor Dad, Richest Man of Babylon e o Dhando Investor.


Quando me pedem por fontes e receitas para se educarem financeiramente começo sempre por esses 3. As poucas pessoas que efetivamente os leem e depois me vêm pedir mais fontes costumo direcionar para: Intelligent Investor; One up on Wall Street; A Random walk down Wall Street; Little Book of common sense investing; Costumo dizer para lerem 2-3 capítulos do The Millionaire Next Door, mas pessoalmente não gosto do livro, da forma como é escrito, da repetitividade e da ideia que tentam passar (demasiado restrita e condicionada imo).

Quando misturam 4Hour Work Weeks, livros motivacionais do Tony Robbins e não sei quê com literacia financeira passo-me de vez então ahah. Odeio esses livros a tentarem vender a banha da cobra...
Responder