=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

ETFs Com Dividendos

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 29 dez 2023 11:55 Tens noção que existe dupla tributação no dividendo distribuído?
Acho que deve dar é trabalho burocrático mas penso que deve conseguir ser "só" tributado em 28% se fizer o W-8BEN e assim!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Virtua Escreveu: 29 dez 2023 14:05
jcab Escreveu: 29 dez 2023 11:55 Tens noção que existe dupla tributação no dividendo distribuído?
Acho que deve dar é trabalho burocrático mas penso que deve conseguir ser "só" tributado em 28% se fizer o W-8BEN e assim!!
Sim, se não me engano passa a ter tributação reduzida "à cabeça" e depois declara o remanescente em sede de IRS, quando apresentar a declaração, sendo aí feito o acerto pela diferença entre a tributação já feita e os 28%.
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Guernica »

jcab Escreveu: 29 dez 2023 11:55 Tens noção que existe dupla tributação no dividendo distribuído?
Se não for aplicada tributação na fonte, em contas no estrangeiro, o imposto incide sobre o que na declaração de rendimentos, anexo J, seja comunicado e a taxa será autónoma de 28%.
Caso haja tributação na fonte, no estrangeiro, poderá ser feito uso de mecanismos para impedir a dupla tributação.
Guernica
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por paulsky »

Vou dizer algo que pode ser controverso para algum pessoal....

Ter que pagar montantes significativos em impostos é um maravilhoso problema de se ter :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Virtua »

O problema é quando os impostos são sobre o capital próprio (o que pode ser num fundo/etf de distribuição). Já vi com os meus olhos. Tem atenção a isso!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 31 dez 2023 00:00 O problema é quando os impostos são sobre o capital próprio (o que pode ser num fundo/etf de distribuição). Já vi com os meus olhos. Tem atenção a isso!!
Impostos sobre capital próprio?
Isso só pode ser um qualquer scamm pois por lei, em qualquer pais desenvolvido, aplicar imposto sobre capital próprio é ilegal.
Guernica
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Gajo »

Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:33
Virtua Escreveu: 31 dez 2023 00:00 O problema é quando os impostos são sobre o capital próprio (o que pode ser num fundo/etf de distribuição). Já vi com os meus olhos. Tem atenção a isso!!
Impostos sobre capital próprio?
Isso só pode ser um qualquer scamm pois por lei, em qualquer pais desenvolvido, aplicar imposto sobre capital próprio é ilegal.
Os EUA então não são um país desenvolvido.

(O regime fiscal deles pouco tem a ver com o regime fiscal dos países da OCDE que, de uma forma ou de outra, têm regimes fiscais não muito diferentes).
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Guernica »

Gajo Escreveu: 31 dez 2023 14:40
Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:33
Virtua Escreveu: 31 dez 2023 00:00
Os EUA então não são um país desenvolvido.
(O regime fiscal deles pouco tem a ver com o regime fiscal dos países da OCDE que, de uma forma ou de outra, têm regimes fiscais não muito diferentes).
Boa dica para ficarmos atentos.
Guernica
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Virtua »

Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:33 Impostos sobre capital próprio?
Tens razão. Os impostos são técnicamente sobre as distribuições. As distribuições é que são sobre o capital próprio.

Peguemos num exemplo bastante comum (porque o BCP vendeu deste fundo como pãezinhos quentes). Jupiter Dynamic Bond L Eur Q Inc Dist . O fundo está a 7.44 euros a UP.

Quem comprou o fundo entre 2014 e 2021 está com uma perda de cerca de 20% na UP (https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... q-inc-dist) e as unicas pessoas que têm a UP positiva compraram nos últimos 6 meses.

Entretanto o fundo continua a distribuir 5% anualmente. Imaginemos que esses 5% são 40 cêntimos. Se eu eu tenho a UP negativa e há uma distribuição de 40 cêntimos eu recebo 40*0.72=28.8 cêntimos (o resto vai para o estado claro). Se eu "imitar" uma distribuição vendendo 40 cêntimos por UP eu recebo 40 cêntimos (porque estou a perder no investimento e por isso não pago impostos sobre a venda).

Ou seja no caso de distribuição estando a UP negativa é como se pagasses impostos sobre uma venda de um investimento negativo (na prática são impostos sobre capital próprio, não há muita volta a dar).

Era a isso que me referia.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por jcab »

paulsky Escreveu: 30 dez 2023 23:58 Vou dizer algo que pode ser controverso para algum pessoal....

Ter que pagar montantes significativos em impostos é um maravilhoso problema de se ter :)

Li 3 vezes o que escreveste, mas não entendo o que pretendes insinuar.
Poderias ilucidar-nos?

Obgd.
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Gajo »

Quanto mais imposto se paga, mais se ganha.

Para algumas pessoas, é um sinal de sucesso individual.
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 31 dez 2023 16:04
Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:33 Impostos sobre capital próprio?
Ou seja no caso de distribuição estando a UP negativa é como se pagasses impostos sobre uma venda de um investimento negativo (na prática são impostos sobre capital próprio, não há muita volta a dar).
É como dizes: no caso de distribuição o imposto opera sobre o rendimento obtido.
Caso se opte por reinvestir o montante distribuído, o que é uma forma de obter mais UP's e maior rendimento periódico, está-se no caminho de reduzir o prejuízo e está-se a fazer DCA.
Em abstrato o sistema deveria funcionar, porém, no caso dos ETF ou FI de obrigações isso não aconteceu devido às taxas negativas e à desvalorização dos ativos que agora estão a recuperar e é de sair quando se puder.
No caso dos ETF ou FI mistos a componente de ações atenuou o efeito de perda da UP e agora esses instrumentos, auxiliados pelo aumento da rentabilidade das obrigações, encontram-se potenciados para a obtenção de um melhor desempenho.
Guernica
Responder