=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Ricardo »

Ultimamente, noto que, no meu círculo social, cada vez mais e mais pessoas falam e detêm investimentos.

Por um lado acredito que é natural por dois motivos: 1 - influência positiva de quem investe no círculo social mais próximo (querer bem da família e amigos); 2 - tendência natural de nos aproximarmos de pessoas com interesses semelhantes aos nossos.

No entanto, noto cada vez mais que a malta mais nova começa a ter mais conhecimentos / literacia financeira, algo que sempre foi um chavão nos últimos 20 anos (falta de literacia financeira). Neste caso, diria que as redes sociais têm tido um papel preponderante na partilha de conceitos e informação (muita certa, muita errada).

Posto isto, fiquei curioso sobre os dados demográficos dos investidores. Infelizmente, apenas encontrei dados relevantes para US, extrapolaria que na europa os dados serão os mesmos com um delay temporal de 10-15 anos.


Neste link: https://www.statista.com/statistics/270 ... ck-market/

Podemos analisar que nos últimos 10 anos a % de pessoas que está no stock market aumentou 10%, estando próximo de máximos históricos. Atualmente situa-se nos 61% da população adulta.

Por outro lado, aqui: https://www.surveymonkey.com/curiosity/ ... k-trading/

Conseguimos ver que 69% dos Millenials estão no stock market, o que leva a crer que a % total só terá tendência a aumentar com a renovação das populações.

Queria ter incluído as imagens mas não o sei fazer. Se alguém quiser fazer o obséquio de as incorporar agradeço! :lol:

Agora a questão para queijinho / 1M: Qual será o impacto global, daqui a 10, 15, 20 anos, se cada vez mais pessoas estiverem investidas no stock market?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por D@emoon »

Há uma imagem ainda de há pouco tempo das alocações dos Portugueses, o que me surpreendeu foi a elevada alocação em crypto, era a terceira, e a segunda eram activos digitais ( depreendo que sejam NFTs porque falam em arte digital ), por exemplo ETFs estavam em 8.º lugar em 10.

Os jovens hoje em dia estão mais para abrir contas em correctoras digitais e meter em crypto.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 04 jan 2024 11:27 Queria ter incluído as imagens mas não o sei fazer. Se alguém quiser fazer o obséquio de as incorporar agradeço! :lol:
Infelizmente o fórum não é dos mais modernos que dão para fazer copy/paste das imagens. O link para o statista pede-me conta mas o outro até vai para um artigo interessante.

Lembra-te que vens do segundo maior bull market da história. É mais uma década sem retabilidade como em 2000 a 2012 que os números mudam logo. Não acho que as coisas vão mudar muito porque a natureza humana não vai mudar muito.

Depois com mais calma leio o artigo e mando opinião. Vê lá isso do statista que eles costuma ter coisas boas e até curtia ver
Anexos
Captura de ecrã 2024-01-04 121205.png
Captura de ecrã 2024-01-04 121205.png (92.91 KiB) Visto 1176 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Ricardo »

D@emoon Escreveu: 04 jan 2024 11:59 Há uma imagem ainda de há pouco tempo das alocações dos Portugueses, o que me surpreendeu foi a elevada alocação em crypto, era a terceira, e a segunda eram activos digitais ( depreendo que sejam NFTs porque falam em arte digital ), por exemplo ETFs estavam em 8.º lugar em 10.

Os jovens hoje em dia estão mais para abrir contas em correctoras digitais e meter em crypto.
Tens algum link para esse estudo? Seria interessante perceber a distribuição etária, porque é um facto que a população portuguesa é uma população muito envelhecida, daí que seja normal que os PPRs e Certificados estejam mais à frente nesse ranking.
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Ricardo »

Virtua Escreveu: 04 jan 2024 12:16
Ricardo Escreveu: 04 jan 2024 11:27 Queria ter incluído as imagens mas não o sei fazer. Se alguém quiser fazer o obséquio de as incorporar agradeço! :lol:
Infelizmente o fórum não é dos mais modernos que dão para fazer copy/paste das imagens. O link para o statista pede-me conta mas o outro até vai para um artigo interessante.

Lembra-te que vens do segundo maior bull market da história. É mais uma década sem retabilidade como em 2000 a 2012 que os números mudam logo. Não acho que as coisas vão mudar muito porque a natureza humana não vai mudar muito.

Depois com mais calma leio o artigo e mando opinião. Vê lá isso do statista que eles costuma ter coisas boas e até curtia ver
O artigo foi apenas um exemplo, entre outros que vi. Até porque a informação pode ser encomenda e há que filtrar.

Mas o que refiro do que experiencio nas pessoas ao meu redor é real. Claro que poderá estar enviesado pelo que mencionei (círculo de influência positiva e proximidade de interesses), mas tendo a acreditar que na população mais jovem, e também em Portugal, há cada vez mais uma procura por várias fontes de rendimento / aversão a ter o dinheiro parado / aversão ao estereótipo de se reformarem aos 70 anos.

A meu ver é positivo no geral, mas não consigo antever o que aconteceria se 100% da população estivesse investida no stock market... 1 - Rentabilidades semelhantes, 2 - rentabilidades menores, 3 - rentabilidades maiores.

Claro está, isto é um cenário distópico e puramente teórico.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por D@emoon »

Ricardo Escreveu: 04 jan 2024 12:56
D@emoon Escreveu: 04 jan 2024 11:59 Há uma imagem ainda de há pouco tempo das alocações dos Portugueses, o que me surpreendeu foi a elevada alocação em crypto, era a terceira, e a segunda eram activos digitais ( depreendo que sejam NFTs porque falam em arte digital ), por exemplo ETFs estavam em 8.º lugar em 10.

Os jovens hoje em dia estão mais para abrir contas em correctoras digitais e meter em crypto.
Tens algum link para esse estudo? Seria interessante perceber a distribuição etária, porque é um facto que a população portuguesa é uma população muito envelhecida, daí que seja normal que os PPRs e Certificados estejam mais à frente nesse ranking.
É artigo da funds people, não é exaustiva: https://fundspeople.com/pt/portugueses- ... mobiliario
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 04 jan 2024 13:05 A meu ver é positivo no geral, mas não consigo antever o que aconteceria se 100% da população estivesse investida no stock market... 1 - Rentabilidades semelhantes, 2 - rentabilidades menores, 3 - rentabilidades maiores.

Claro está, isto é um cenário distópico e puramente teórico.
Teóricamente terias menores rentabilidades futuras porque mais pessoas a comprar/no mercado faria os preços subirem, o que diminui as rentabilidades futuras. Simples de ver, o que acontece depois de mega bull markets ou depois de crashes?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 10
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por PJGS »

Não sei o que pensar a este respeito. No meu circulo de amizades existe a noção de que é preciso poupar e investir.
No meu local de trabalho a história já é outra. Domina o tema das apostas desportivas e agora a febre das crypto. No fundo é a procura ilusória do dinheiro fácil e rápido.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Virtua »

PJGS Escreveu: 04 jan 2024 20:19 No fundo é a procura ilusória do dinheiro fácil e rápido.
É +/- por aí. Não sei o quanto este aumento de "investimentos" é devido a querer ganhar dinheiro fácil ou mesmo literacia financeira. Tenho alguma ideia de que a literacia financeira tem vindo a aumentar mas a verdadeira prova vai ser num bear market.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Ricardo »

PJGS Escreveu: 04 jan 2024 20:19 Não sei o que pensar a este respeito. No meu circulo de amizades existe a noção de que é preciso poupar e investir.
No meu local de trabalho a história já é outra. Domina o tema das apostas desportivas e agora a febre das crypto. No fundo é a procura ilusória do dinheiro fácil e rápido.
Pois, de facto posso estar biased devido ao meio em que me encontro.

Mas também já tive amigos que são completamente de outras áreas que vieram perguntar sobre investimentos porque viram isto ou aquilo no Instagram. E ainda que saibamos que muito desse tipo de conteúdo é lixo ou scam, diria que pelo menos é positivos que ponha as pessoas a pensar no assunto.

Apostas desportivas... basicamente deitar dinheiro ao lixo!
Lvsitano
Mensagens: 220
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por Lvsitano »

PJGS Escreveu: 04 jan 2024 20:19 Não sei o que pensar a este respeito. No meu circulo de amizades existe a noção de que é preciso poupar e investir.
No meu local de trabalho a história já é outra. Domina o tema das apostas desportivas e agora a febre das crypto. No fundo é a procura ilusória do dinheiro fácil e rápido.
Apostas desportivas é como o totoloto, são jogos. Não se pode considerar investimento. Diria que a maioria perde mais do que aquilo que ganha. Andar a planear o futuro com raspadinhas e apostas de jogos deve dar um belo resultado :lol:
PJGS
Mensagens: 10
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: Dados demográficos sobre o Stock Market / Outlook para Futuro

Mensagem por PJGS »

O saldo nas apostas desportivas é negativo sem dúvida mas muitos não desistem. Na semana em que recebem vão logo estudar jogos e trocar ideias para fazer apostas.
É o pague-se a si primeiro versão apostas desportivas :lol: :lol:
Responder