=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Carteira 3rdWorldBuffett

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Carteira 3rdWorldBuffett

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Meus caros fica aqui a minha carteira.

Vão poder ver que está um pouco estranha pois neste momento estou a usar 3 sítios para os meus investimentos e há produtos que só consigo comprar num lado e no outro não, uso o banco principal onde me cai o ordenado, o Best e a Degiro.
De qualquer modo vou tentar agrupar por categorias para ser mais fácil a análise,


Acções mundiais - 40%
Acções mundiais small cap - 5%
Acções Europeias - 5%
Nasdaq - 5%
Acções de bens de consumo - 5%

Certificados aforro - 30%
Obrigações - 10%

Desenvolvendo pelos ativos,

Para os 40% de acções mundiais a razão da divisão tem a ver com a questão de onde compro, nem todos os produtos estão disponíveis em todos os bancos, o Fidelity já tinha do Best com mais valias e não quis vender, o VWCE é o reforço mensal que tenho feito e planeio continuar.
VWCE - 25%
IWDA - 10%
Fidelity MSCI world - 5% (IE00BYX5NX33)

Para os 5% small cap uso IUSN.

5% acções europeias - STOXX 50 e Fidelity MSCI Europe (IE00BYX5MD61) está mais ou menos meio meio

5% Nasdaq - Supostamente nem deveria estar na carteira base, foi apenas uma aposta ocasional que correu bem, tive um grande timing de entrada e a valorização tem sido tanta que neste momento já atingiu 5% da carteira, tenho estado a pensar se começo a vender ou se deixo ficar.
Durante muito tempo nas sectoriais apostei em saúde e bens de consumo mas atualmente não tenho saúde.

5% bens de consumo - Fidelity Consumer Brands (LU0114721508)

Certificados de Aforro é novidade pois sempre tive uma componente grande de obrigações em carteira, cheguei a ter mais de 60% nos meus inícios. Em 2022 fiz uma reestruturação grande na carteira e acabei por liquidar vários fundos de obrigações que tinha no BEST e aproveitei as taxas dos CA, neste momento estão na série E a render 4%, começando a descer irei voltar para obrigações.

Obrigações 10% - VGEA

_______
Tenho também outros investimentos como uma parte do meu património no Square property (PTSQUGHM0007), um pequeno fundo de liquidez para alguma eventualidade e uma ou outra aposta ocasional, como HY que comprei em finais do ano passado, mas isso é mais para gestão de liquidez ou gestão ativa e não considero parte da carteira base.
Responder