=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Mensagens: 220
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Lvsitano »

Se fores ver assim, a maioria dos ETF são em dólares :lol: Falo de algo tipo o IE00BM97MR69 (XT01)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 02 abr 2024 08:42 Se fores ver assim, a maioria dos ETF são em dólares :lol: Falo de algo tipo o IE00BM97MR69 (XT01)
USD é a moeda reserva do mundo e as treasuries são o maior mercado de bonds.

Não percebi o que querias dizer com o "Se vais ver assim".

Já viste a variação deste ETF se a rentabilidade for em Euros? O máximo foi em Outubro/Novembro de 2022 Não me parece bom para gestão de liquidez
Anexos
Captura de ecrã 2024-04-02 135851.png
Captura de ecrã 2024-04-02 135851.png (107.97 KiB) Visto 532 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 220
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Lvsitano »

Sim, mas eu não disse que esse era um bom exemplo. Só estava a questionar o motivo pelo qual optas por ETF de bonds europeias em detrimento de bonds do governo US em Euro, mas já percebi que é porque não há nenhum ETF adequado à gestão de liquidez.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 02 abr 2024 16:07 mas já percebi que é porque não há nenhum ETF adequado à gestão de liquidez.
Sim, as variações euro/dólar têm um impacto significativo para investimentos de curto prazo!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 8
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por PJGS »

Tenho estado a considerar ETFs obrigacionistas como alternativa as cada vez piores ofertas dos bancos ou até mesmo aos CAs
Tenho debaixo do olho estes dois
iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF Hedged EUR Accu IE00BDFK1573 com uma duração média de 1.85
iShares iBonds Dec 2025 Term $ Treasury UCITS ETF IE000U99N3V1 com duração média de 1.1 anos e maturidades entre janeiro e dezembro de 2025

Será que existem alternativas mais interessantes dentro deste tipo de ETFs?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

PJGS Escreveu: 08 mai 2024 23:05 Será que existem alternativas mais interessantes dentro deste tipo de ETFs?
Os que eu uso estão na primeira página. Não uso ETF de treasuries ou de bonds em USD por causa do risco câmbial. (Nem hedged, porque o hedge tem custos e "come" a rentabilidade toda)

Por exemplo o iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF Hedged EUR Accu IE00BDFK1573 de que falas teve uma rentabilidade de 0.63% nos últimos 12 meses, face a um Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR (C) ISIN FR0010754200 que é realmente uma alternativa a DPs, com uma rentabilidade de 3.4% nos últimos 2 meses (e nos últimos 6 meses andou a um ritmo de 3.6% anualizado, o que se aproxima da yield dele).

Podes ver esses fundos aqui: https://analises-do-investidor.s3.eu-we ... term-bonds
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 8
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por PJGS »

Olhei para os bonés e tressuries uma vez que os juros nos EUA estão mais altos.
O BCE não mexeu nos juros nesta reunião mas sem duvida que o relógio para a descida já está a contar.
Já pensei nos etfs com maturidade fixa de forma a aproveitar os juros atuais.
Tenho investido no ultrashort mas também queria algo um pouco mais a longo prazo.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

PJGS Escreveu: 10 mai 2024 16:01 Olhei para os bonés e tressuries uma vez que os juros nos EUA estão mais altos.
mas pagas hedging de 2% ano ou investes em USD. Nem um nem outro me interessam.
PJGS Escreveu: 10 mai 2024 16:01 O BCE não mexeu nos juros nesta reunião mas sem duvida que o relógio para a descida já está a contar.
Estou a contar com isso. Só vai aumentar a rentabilidade de curto prazo dos ETFs. UPA UPA
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder