=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

A Carteira do Virtua

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

A Carteira do Virtua

Mensagem por Virtua »

A minha carteira real é muito semelhante às carteiras do fórum. Ou seja usa essencialmente 3 ETFs:

IWDA => Global Equity Developed
EUNA => Global Bonds Aggregate
SGLN => Ouro

A alocação varia um pouco para se ajustar ao risco que eu pretendo.

IWDA => 50%
EUNA => 30%
GOLD => 20%

Em experiências o ano passado comprei a carteira como uma pie na Trading 212, em Março 2023. Que continuarei a acompanhar por ser uma forma simples de partilha da minha carteira (naturalmente a carteira real não tem estes valores. Nem está na Trading 212. Está no Invest e faço reforços anuais/bianuais).
Carteira_212.png
Carteira_212.png (72.88 KiB) Visto 1238 vezes
Aqui o backtest da carteira com as assets classes.
Carteira_perfomance.png
Carteira_perfomance.png (39.59 KiB) Visto 1228 vezes
Carteira_drawdowns.png
Carteira_drawdowns.png (83.94 KiB) Visto 1228 vezes
O nível de risco é o mais alto com o que me sinto confortável. Raramente houve um drawdown superior a 10%, e apenas em dois grandes bear markets. Aceito o dobro nesse caso (20 a 25% de drawdown).

Não tenho fundo de emergência, por isso não coloquei aqui cash. No futuro provavelmente irei usar, devido a alterações de circunstâncias de vida., pelo que a carteira poderá receber alterações ainda este ano (criando secção de cash do fundo de emergência e talvez 5% bitcoin).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: A Carteira do Virtua

Mensagem por paulsky »

Virtua Escreveu: 27 fev 2024 15:43 A minha carteira real é muito semelhante às carteiras do fórum. Ou seja usa essencialmente 3 ETFs:

IWDA => Global Equity Developed
EUNA => Global Bonds Aggregate
SGLN => Ouro
Obrigado virtua! Pequena duvida, porque o EUNA?

Tendo em conta que o ETF "EUNA" contem apenas obrigacoes os resultados sao muito desapontantes, e aparentemente ate tem tido resultados negativos para quem tem o ETF a mais de 5 anos!?...

Sinceramente continuo sem perceber as vantagens do ETF de obrigacoes... Quando posso simplesmente comprar as obrigacoes diretamente e manter as mesmas ate maturidade recuperando pelo menos a totalidade do capital...
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: A Carteira do Virtua

Mensagem por Kosta »

paulsky Escreveu: 07 mar 2024 19:42 Sinceramente continuo sem perceber as vantagens do ETF de obrigacoes... Quando posso simplesmente comprar as obrigacoes diretamente e manter as mesmas ate maturidade recuperando pelo menos a totalidade do capital...
Bond ETFs se manteres até há maturidade e desde que não aconteça um cataclismo vais igualmente recuperar o capital acrescido da yield anunciada na compra com a vantagem das taxas que pagas por transação, custódia e pagamento de juros serem mais baixas do que nas obrigações simples. A juntar a isto existe ainda a possibilidade de aproveitar o swing das taxas de juro (principal causador de volatilidade das bonds) para fazer uns trades periódicos com ganhos muito superiores à yield anunciada.

Isto parece complicado, aliás é por isso que é considerado um instrumento complexo mas na realidade até é fácil de entender.

Edit: faltou acrescentar a liquidez e o risco de crédito.
Última edição por Kosta em 08 mar 2024 01:46, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: A Carteira do Virtua

Mensagem por Virtua »

paulsky Escreveu: 07 mar 2024 19:42 Sinceramente continuo sem perceber as vantagens do ETF de obrigacoes... Quando posso simplesmente comprar as obrigacoes diretamente e manter as mesmas ate maturidade recuperando pelo menos a totalidade do capital...
Risco de crédito. Para mim só há praticamente uma razão. Evitar risco de crédito. Posso aguentar mais 2/3/4/5 anos. Mas se perco o dinheiro por a empresa foi à falência é game over. Live to fight another day.

BTW - A longo prazo não ganhas mais nem menos em ETFs vs obrigações individuais, se uma cartira de bonds individuais tiver bem diversificada. Um ETF é uma carteira de bonds diversificada.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: A Carteira do Virtua

Mensagem por Virtua »

paulsky Escreveu: 07 mar 2024 19:42 aparentemente ate tem tido resultados negativos para quem tem o ETF a mais de 5 anos!?...
Tal como quem teria Obrigações europeias há 5 anos quando as taxas alemãs era negativas
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: A Carteira do Virtua

Mensagem por Virtua »

Actualização da carteira modelo (réplica da minha carteira real em termos de activos e pesos). Quer dizer, esta também é real, mas como podem ver são meia dúzia de trocos apenas :-)

Que granda salto do ouro desde Fevereiro. Um pouco surreal. O peso em bonds até está bastante abaixo do que devia estar, tal a overperformance das stocks e do ouro face a bonds.
Anexos
Captura de ecrã 2024-04-12 231800.png
Captura de ecrã 2024-04-12 231800.png (78.03 KiB) Visto 552 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder