=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 32 times
Been thanked: 35 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

IRS dúvida

Então é assim, eu este ano tenho perdas a transportar do ano anterior de cerca de 5k€, porque englobei as perdas em anos anteriores.
Fiz resgates de FI nacionais (Caixa Lideres Globais) e estrangeiros em 2023.
Os resgates dos FI nacionais geraram cerca de 800€ de mais-valias, que no momento de resgate levaram com 28% de taxa liberatória (-224€).
Os resgates dos FI estrangeiros geraram cerca de 170€ de mais-valias, que não foram sujeitos ainda a tributação.

Como quero deduzir estas mais-valias de 2023 (800€ + 170€) às perdas que transporto do ano anterior (-5000€), tenho que englobar estas mais-valias.

Os estrangeiros vão para o Anexo J Quadro 9.2A e no quadro 15, faço check à opção pelo englobamento.
Agora a dúvida é nos nacionais.
Preencho o quadro 10 no Anexo G onde meto o Rendimento e a Retenção na Fonte. Já o fiz no passado e funcionou.
:?: Mas devo preencher também o quadro 9 do Anexo G onde coloco uma linha por cada movimento de resgate? É que aqui irá ter em conta a data de aquisição e resgate para calcular a aplicação do Coeficiente de Correção monetário (tenho UPs resgatadas com mais de 24 meses).
:?: Ao englobar os 800€ de mais-valias dos FI nacionais, ele irá abater às menos-valias, ok, mas e o IRS que já me foi retido (224€)? É feito o acerto e reembolsam?

Eu preenchendo só o anexo G no quadro 10, o simulador não altera nada, nem adiciona rendimento ao rendimento total nem calcula o reembolso do IRS retido em taxa liberatória. Mas se preencher o anexo 9, já mete esses 800€ de mais-valias no rendimento total do agregado e reduz-me o valor do reembolso na simulação. :?

Experimentei submeter só a preencher o quadro 10, mas ele dá-me 1 alerta:
Anexo G
Deve assegurar-se que as operações realizadas com unidades de participação em fundos de investimento não originaram rendimentos a ser declarados no(s) quadro(s) 10 ou 11A ou 11B do anexo G ou no quadro 9.2A do Anexo J, dada a possibilidade da sua declaração vir a ser objeto de análise. (095W)
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 32 times
Been thanked: 35 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Após consultar vários guias fiscais, incluindo o da AT, o correto é preencher apenas no quadro 10 do anexo G. Quanto aos acertos do reembolso do IRS já retiro em liberatória, vou ter de aguardar pela nota de liquidação e ver se o valor é superior ao que me deu na simulação.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

O fundo Caixa Disponível tem uma rentabilidade anualizada a 10 anos inferior ao IMGA Money Market...

Se têm esse fundo numa perspectiva de estacionar capital ou de fundo de maneio e fundo de emergência, o IMGA tem sido melhor opção com volatilidade de menos de metade do fundo da Caixa.

Melhor que estas opções é sem dúvida o Property Real Estate, mas neste caso têm de esperar no mínimo 2 meses num resgate.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

existe algum fundo do banco best que de para fazer subscrições programadas e ate por debito direto ?
nfs
Mensagens: 1
Registado: 06 out 2022 08:23

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nfs »

Boas, existe algum fundo que tenha apenas na carteira criptomoedas?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 12 mai 2024 00:49 existe algum fundo do banco best que de para fazer subscrições programadas e ate por debito direto ?
Que eu tenha conhecimento só alguns fundos PPR.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nfs Escreveu: 12 mai 2024 10:59 Boas, existe algum fundo que tenha apenas na carteira criptomoedas?
A existir seria ETF.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Smaug
Mensagens: 6
Registado: 05 out 2022 16:50
Has thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Smaug »

superkinas Escreveu: 12 mai 2024 00:49 existe algum fundo do banco best que de para fazer subscrições programadas e ate por debito direto ?
No best penso que não. Mas no bankinter dá para agendar subscrição periódica de fundos. Se não cobrassem 8 euros por trimestre de guarda de títulos seria uma boa opção. Ainda por cima tem lá o Vanguard world index..
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Smaug Escreveu: 12 mai 2024 17:27
superkinas Escreveu: 12 mai 2024 00:49 existe algum fundo do banco best que de para fazer subscrições programadas e ate por debito direto ?
No best penso que não. Mas no bankinter dá para agendar subscrição periódica de fundos. Se não cobrassem 8 euros por trimestre de guarda de títulos seria uma boa opção. Ainda por cima tem lá o Vanguard world index..
Cobram guarda de títulos nos fundos de investimento?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
colmeias
Mensagens: 26
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 5 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por colmeias »

D@emoon Escreveu: 12 mai 2024 19:45 Cobram guarda de títulos nos fundos de investimento?
Não cobram guarda de titulos nos fundos de Investimento o Best.

Mas cobram comissões de subscrição no DE000A0X7541 - ACATIS VALUE EVENT FONDS A de 1% e no IE00BYX5NX33 - Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-EUR cobram 2%...

Não me apetece comentar...
Smaug
Mensagens: 6
Registado: 05 out 2022 16:50
Has thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Smaug »

No bankinter cobram guarda de títulos de 8 euros por trimestre.
E, por exemplo, no caso do Vanguard global index, cobram 0.5% de subscrição. Sempre é menos que os 2% do best do fidelity world index..
É uma questão de fazer contas. Porque a subscrição só se paga uma vez, enquanto os 8 euros são trimestrais
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 13 a 17 de Maio 2024


Os dados da inflação serão o centro das atenções dos investidores n semana. A China revela o seu índice de preços ao consumidor e os economistas esperam que a inflação acelere para 0,2% YoY em Abril, de 0,1% no mês anterior. Nos Estados Unidos, os dados serão revelados na Quarta-feira e aguarda-se uma desaceleração de 3,5% YoY em Março para 3,4%. Na Zona Euro, serão revelados os dados finais na Sexta-feira e prevê-se que se mantenha nos 2,7% em termos homólogos.

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200440647
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
colmeias
Mensagens: 26
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 5 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por colmeias »

Smaug Escreveu: 12 mai 2024 22:47 No bankinter cobram guarda de títulos de 8 euros por trimestre.
E, por exemplo, no caso do Vanguard global index, cobram 0.5% de subscrição. Sempre é menos que os 2% do best do fidelity world index..
É uma questão de fazer contas. Porque a subscrição só se paga uma vez, enquanto os 8 euros são trimestrais
Vou tentar esclarecer do pouco que conheço, mas os Fundos de Investimento não pagam guarda de titulos, agora as acções ETFs que sejam comprados fora das plataformas, Ex: do Best trading Pro , e estacionamos 2 ou 3 acçoes e um ETF na nossa conta bancaria, pagamos guarda de Titulos, que podem ser mensais ou trimestrais caso do bankinter.
A solução é comprar acçoes o ETFs dentro das plataformas... Estou a comentar comprar em bancos nacionais...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

colmeias Escreveu: 13 mai 2024 10:55
Smaug Escreveu: 12 mai 2024 22:47 No bankinter cobram guarda de títulos de 8 euros por trimestre.
E, por exemplo, no caso do Vanguard global index, cobram 0.5% de subscrição. Sempre é menos que os 2% do best do fidelity world index..
É uma questão de fazer contas. Porque a subscrição só se paga uma vez, enquanto os 8 euros são trimestrais
Vou tentar esclarecer do pouco que conheço, mas os Fundos de Investimento não pagam guarda de titulos, agora as acções ETFs que sejam comprados fora das plataformas, Ex: do Best trading Pro , e estacionamos 2 ou 3 acçoes e um ETF na nossa conta bancaria, pagamos guarda de Titulos, que podem ser mensais ou trimestrais caso do bankinter.
A solução é comprar acçoes o ETFs dentro das plataformas... Estou a comentar comprar em bancos nacionais...
A questão é que fundos não são títulos, não devia ser cobrado nada de custódia.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 72
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 13 times
Been thanked: 25 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Smaug Escreveu: 12 mai 2024 22:47 No bankinter cobram guarda de títulos de 8 euros por trimestre.
E, por exemplo, no caso do Vanguard global index, cobram 0.5% de subscrição. Sempre é menos que os 2% do best do fidelity world index..
É uma questão de fazer contas. Porque a subscrição só se paga uma vez, enquanto os 8 euros são trimestrais
E os custos com aquisição dos fundos são dedutíveis em IRS....
Responder