Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB
ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1014 times
- Been thanked: 1299 times
Re: ETFs
Adicionei o post do Spetz à primeira página numa secção específica de literacia financeira (com outros posts que tb estou a fazer/desenvolver)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Acho que tech + HC fazem uma boa parelha, retorno\volatilidade.Gajo Escreveu: ↑07 nov 2022 14:37 Também não é exactamente o que pediste, mas repliquei a análise considerando apenas o mercado americano.
Podes consultar o teste no seguinte link: www.tinyurl.com/2p8fx5nh
(se não funcionar diz-me @pge).
- Virtua
Esse inovation parece que estás a querer misturar tech com health care como o pge mas neste caso não está a funcionar muito bem!!
Health care US (1 etf, a azul, em primeiro) e Health care World (2 etfs, os do meio) vs o teu (a laranja, em último)
Health care US (1 etf, a azul, em primeiro) e Health care World (2 etfs, os do meio) vs o teu (a laranja, em último)
- Anexos
-
- HC.PNG (77.86 KiB) Visto 7798 vezes
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 32 times
- Been thanked: 91 times
Obrigado
Já foi postado comparação
All-Country - Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating // VWCE // ISIN - IE00BK5BQT80
com
Mundial => iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) // IWDA|EUNL // ISIN - IE00B4L5Y983
All-Country - Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating // VWCE // ISIN - IE00BK5BQT80
com
Mundial => iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) // IWDA|EUNL // ISIN - IE00B4L5Y983
- Virtua
o VWCE é demasiado recente. Tenho de fazer uma comparação com índices para ver se apanho desde 2000. Mas são relativamente parecidos. Mais do que eu pensaria tendo em consideração os 15% em Emerging Markets!!
-
- Registado: 04 out 2022 14:41
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 6 times
Só estás interessado pelo retorno máximo passado?lumaalvinho Escreveu: ↑08 nov 2022 04:53 Não sabendo decidir entre os dois, faço a questão de outra forma. Qual o ETF que em termos de histórico poderá dar garantias de melhor desempenho?
Não te interessa o risco/volatilidade?
Podes fazer essa comparação no justetf.com, mas compara o iwda com o vwrl (é a versão mais antiga do vwce, mas q distribui dividendos).superkinas Escreveu: ↑07 nov 2022 23:57 Obrigado
com
Nota q na comparação podes escolher o "reinvestimento" de dividendos para ser uma comparação "alhos com alhos".
- Virtua
Se não sabes decidir entre os dois não te aconselho a investir mas sim a aprender. Ainda estou aqui a criar as cenas de educação financeira mas podes começar por aqui:lumaalvinho Escreveu: ↑08 nov 2022 04:53Não sabendo decidir entre os dois, faço a questão de outra forma. Qual o ETF que em termos de histórico poderá dar garantias de melhor desempenho?
Future Proof Academy Playlist - Youtube
Aconselho-te mesmo a aprender a investir antes de o fazer. Senão começa com uma pequena carteira 50% IWDA%/50%MTX e depois vai aprendendo a ajustando

As ações são o que deram mais rentabilidade historicamente e são as que há expectativa de darem mais retorno no futuro (o que pode quer dizer 20 anos, não 1, 3 ou 5 anos necessariamente)
Só há dados para o ACWI desde 1988 se não estou em erro. E sacar dos dados do site da MSCI continua a ser o mesmo de sempre

Mas deixo aqui as comparações com base no backtest.curvo (mais longas, com base nos índices) e do justetf.com (directamente com os ETFs).

- Virtua
No primeiro gráfico como é que o EM teve melhor performance e depois algo que é IWDA + EM perde a só IWDA? Esse backtest curvo é só cenas estranhas!!