Tirei screenshot para não achares que te estou a enganar.
LOL para o screenshot. Então deste mau nome ao excel.
Capturar.PNG (4.92 KiB) Visto 906 vezes
Estou a ver que é tudo net. Fizeste bem!! Eu é que quero ter a certeza do que estamos a fazer, porque depois não vamos voltar a confirmar!! Fica feito, fica fechado!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Acabei de descobrir que o IS3S/IWVL não segue o World Value, mas o MSCI World Value Factor. Não tenho 100% de certeza, ainda tenho de fazer + testes mas parece-me que sim, acho que são dois índices diferentes!!
Anexos
Capturar.PNG (44.25 KiB) Visto 877 vezes
Virtua Escreveu: ↑13 nov 2022 19:40
Acabei de descobrir que o IS3S/IWVL não segue o World Value, mas o MSCI World Value Factor. Não tenho 100% de certeza, ainda tenho de fazer + testes mas parece-me que sim, acho que são dois índices diferentes!!
Value e value factor é a mesma coisa... ou está-me aqui a escapar algo?
Aqui a esmiuçar o site da MSCI dei de encontro com um outro índice, o World Enhanced Value. Aparentemente o ishares segue esse índice e não o "value" factor.
The MSCI World Enhanced Value index tracks the value stocks from developed countries worldwide
Não descarto o Value e o Growth? (Será que o growth tb é diferente do growth "normal"?) porque fica porreiro para testes teóricos mas de facto precisamos destes!!
Eu amanhã posso sacar os dados desse Enhanced Value para comparares.
Quanto a growth, não é importante. Porque não existe nenhum ETF (que eu tenha encontrado) que siga tal estratégia a nível mundial (algo surpreendente).