Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 72 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por CountMeIn »

Com a subida de juros, maior controlo sobre a liquidez, regulação e a lenta subida das taxas de depósitos a prazo acho que é finalmente uma boa altura para investir no setor bancário europeu.

Do que pesquisei achei estes 2 os mais interessantes:

Invesco EURO STOXX Optimised Bank Ucits ETC (Acc) ( Xetra )
Lyxor Euro STOXX Banks (DR) UCITS ETC (Acc) ( só disponível em Milão na Degiro )

Olhei ainda para o iShares EURO STOXX Banks 30-15 UCITS ETF, mas é de distribuição.
Optei por eliminar os que tinham seguradoras misturadas com bancos.

Deixo um gráfico abaixo para quem tem interesse, performance basicamente igual:

Imagem

Pessoalmente estou mais inclinado para o Invesco para manter tudo na Xetra, mas é um ETF sintético ao passo que o Lyxor é Físico. Seria o meu 1º ETF sintético que admito não perceber a 100% como funciona eheh
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1014 times
Been thanked: 1299 times

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 08 nov 2022 19:05 Imagem

Pessoalmente estou mais inclinado para o Invesco para manter tudo na Xetra, mas é um ETF sintético ao passo que o Lyxor é Físico. Seria o meu 1º ETF sintético que admito não perceber a 100% como funciona eheh
Nos dias que correm sintético não há muito stress. E os invesco nem são 100% sintético. São só cerca de 10% sintéticos. Eles estão a tentar manter as vantagens dos físicos (ter as acções) com as vantagens dos sintéticos (custos baixos nas operações do dia a dia). É uma estrutura muito interessante!!

Não teria qualquer problema em comprar invesco!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 07 nov 2022 23:57 Obrigado
Já foi postado comparação
All-Country - Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating // VWCE // ISIN - IE00BK5BQT80
com
Mundial => iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) // IWDA|EUNL // ISIN - IE00B4L5Y983
O índice World é o IWDA e o índice ACWI o VWCE
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (34.81 KiB) Visto 7968 vezes
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 72 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por CountMeIn »

Virtua Escreveu: 08 nov 2022 19:41
CountMeIn Escreveu: 08 nov 2022 19:05 Imagem

Nos dias que correm sintético não há muito stress. E os invesco nem são 100% sintético. São só cerca de 10% sintéticos. Eles estão a tentar manter as vantagens dos físicos (ter as acções) com as vantagens dos sintéticos (custos baixos nas operações do dia a dia). É uma estrutura muito interessante!!

Não teria qualquer problema em comprar invesco!!

Obrigado pela segurança transmitida.

O meu subsídio de Natal já deve ter destino ;)

Depois quero ver se complemento com um Value Stocks, e no fim do 1º trimestre de 2023 procurar um de Obrigações, para complementar os investimentos "tradicionais" em IWDA e VWCE.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 199 times
Been thanked: 158 times

Mensagem por Louie »

CountMeIn Escreveu: 08 nov 2022 19:05 Com a subida de juros, maior controlo sobre a liquidez, regulação e a lenta subida das taxas de depósitos a prazo acho que é finalmente uma boa altura para investir no setor bancário europeu.

Do que pesquisei achei estes 2 os mais interessantes:

Invesco EURO STOXX Optimised Bank Ucits ETC (Acc) ( Xetra )
Lyxor Euro STOXX Banks (DR) UCITS ETC (Acc) ( só disponível em Milão na Degiro )

Olhei ainda para o iShares EURO STOXX Banks 30-15 UCITS ETF, mas é de distribuição.
Optei por eliminar os que tinham seguradoras misturadas com bancos.

Deixo um gráfico abaixo para quem tem interesse, performance basicamente igual:

Imagem

Se quiseres perceber melhor os ETF's sintéticos, este artigo explica bem:

https://www.bankeronwheels.com/how-to-c ... hetic-etf/
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 91 times

Mensagem por superkinas »

ate agora tenho minha conta etf na degiro e uso basicamente para comprar ETF com custo gratuito.
Todavia de modo a diversificar pretendo tb ter ETF (neste caso do SP500) em bancos nacionais.
Qual tem os custos mais baratos para transacionar etf: invest, best, carregosa ou ativo ?
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 785 times
Been thanked: 1002 times

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 13 nov 2022 02:38 ate agora tenho minha conta etf na degiro e uso basicamente para comprar ETF com custo gratuito.
Todavia de modo a diversificar pretendo tb ter ETF (neste caso do SP500) em bancos nacionais.
Qual tem os custos mais baratos para transacionar etf: invest, best, carregosa ou ativo ?
Não é de fácil resposta porque dúvido que haja alguém aqui que tenha conta nos 4 ao mesmo tempo :D , terás sempre de pesquisar o preçário de cada um, o que sei assim de cor é que no Invest pelo menos não pagas comissão de custódia, no Best sei que pagas, embora tenhas uma plataforma à parte que é a Best Trading Pro em que essa comissão é isenta e os custos mais baixos, Carregosa não sei mesmo nada e BiG estou desactualizado.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 13 nov 2022 08:47 Não é de fácil resposta porque dúvido que haja alguém aqui que tenha conta nos 4 ao mesmo tempo :D , terás sempre de pesquisar o preçário de cada um, o que sei assim de cor é que no Invest pelo menos não pagas comissão de custódia, no Best sei que pagas, embora tenhas uma plataforma à parte que é a Best Trading Pro em que essa comissão é isenta e os custos mais baixos, Carregosa não sei mesmo nada e BiG estou desactualizado.

É um bocado isso.

Invest não pagas custódia e tens custos de compra e venda inferiores ao Best, mas tens de ter pelo menos 5k para evitares comissões de conta (tem em atenção que cada transferência para contas fora do Invest custam 0,50€, ao contrário do Best).

Best pagas custódia e tens custos de compra e venda superiores ao Invest, mas ao menos não pagas comissões nas transferências.

Best Trading Pro não pagas custódia e é mais barato que no Best e Invest (mas a plataforma... ai jasus :( ). Nota que tens sempre de ter conta no Best.

BIG creio que pagas custódia e os custos com transacções são tão caras como no Best.

Carregosa... no lo sé.
milz
Registado: 15 out 2022 18:31
Has thanked: 4 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por milz »

No ActivoBank pagas custódia / guarda de títulos dos ETFs (6.15€ por trimestre) e no Carregosa não pagas custódia (usando a GoBulling). Em ambox tens os custos de subscrição e resgate de 10€ (ou 0,1% acima de 10K) + o malfadado imposto de selo.

Contudo, e porque já passei por isso, a minha sugestão é que procures os ETFs (ou fundos, uma vez que a lógica é a mesma) e depois vejas se todos esses bancos os têm disponíveis e então comparas o preçário dos bancos. Por exemplo, o Carregosa não tem o VWCE:xtra, mas sim o VWRL, que por muito que o gestor de conta diga que é o mesmo... não é. Vi agora e já tem o VWCE:xmil, mas que ainda assim não é transacionado na xtra.
Virtua

Mensagem por Virtua »

milz Escreveu: 13 nov 2022 15:05 o Carregosa não tem o VWCE:xtra, mas sim o VWRL, que por muito que o gestor de conta diga que é o mesmo... não é.
O gestor de conta diz que um etf de acumulação e o de distribuição são iguais? :|
Gajo

Mensagem por Gajo »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
superkinas

Em principio irei invest e iShares MSCI USA SRI UCITS ETF USD (Acc). Vou aproveitar resgatar alguns fundo que tenho lá e alem do PPR vou só lá ficar com ETF. o SXR8 já tenho na Degiro.
è pena a degiro não ter etf graduito do sp500 (acumulação) com UP < 100 euros.

è 12.5 euros subscrição mínima ou comissão 0,15% isto quer dizer que só aplicando ~8000 se iguala a comissão minima logo a teoria de quanto mais subscrever menor os custos é isso ?
O Imposto selo 4% é sobre o total investido ?
Gajo

Mensagem por Gajo »

superkinas Escreveu: 13 nov 2022 15:46 Em principio irei invest e iShares MSCI USA SRI UCITS ETF USD (Acc). Vou aproveitar resgatar alguns fundo que tenho lá e alem do PPR vou só lá ficar com ETF. o SXR8 já tenho na Degiro.
è pena a degiro não ter etf graduito do sp500 (acumulação) com UP < 100 euros.
Nesses casos investe menos vezes por ano. No final, a diferença versus investir mensalmente será residual.
superkinas Escreveu: 13 nov 2022 15:46
è 12.5 euros subscrição mínima ou comissão 0,15% isto quer dizer que só aplicando ~8000 se iguala a comissão minima logo a teoria de quanto mais subscrever menor os custos é isso ?
O Imposto selo 4% é sobre o total investido ?
É um bocado isso (sem fazer as contas).

Os 4% de Imposto do Selo (IS) é sobre o valor da comissão. Ou seja, se a comissão é de €12,50, o IS de 4% é sobre esse valor, i.e., €12,5 * 4% = €0,50.
Virtua

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 13 nov 2022 15:46 è 12.5 euros subscrição mínima ou comissão 0,15% isto quer dizer que só aplicando ~8000 se iguala a comissão minima logo a teoria de quanto mais subscrever menor os custos é isso ?
Não. Vão ser sempre 0.15%. As contas que precisas de 8k para a igualar é mais ou menos isso. Na realidade são 8330 (8330*0.0015 = 12.495). A partir daí aumenta, sempre 0.15%. Ou seja se colocares 15k vão ser 22.5 euros (15000*0.0015=22.5)

EDIT: Sou da opinião do Gajo. Investe trimestralmente em vez de mensalmente.
superkinas

obrigado
Responder