Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Investimento ETF

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 482 times
Been thanked: 879 times

Re: Investimento ETF

Mensagem por JRJordao »

micas84 Escreveu: 21 mar 2025 19:37 Boa. Mas no Bakinter 12 meses 5% não precisa ser ordenado? posso mandar logo os 10 000 Euros para lá e já está? Sou obrigado de qualquer maneira a ir fazendo depósitos de 800 mensais correcto, enquanto tiver a conta aberta?

Tava aqui a ler isto: "A remuneração apenas será aplicável se a Conta não apresentar produtos de crédito à habitação associados e se a Conta apresentar um Cartão de Crédito ativo com, pelo menos, 5 movimentos de compras a crédito durante o ciclo de contagem de juros." Ou seja preciso de fazer movimentos com o cartão de crédito?
Apesar do nome da conta, não precisa ser ordenado, podes transferir mensalmente para lá 800€ de outro banco e no dia seguinte retirar (usar sempre "os mesmos 800€").

Precisas aderir ao cartão de crédito (BK Power, gratuito) e pagar com ele 5 pequenas compras por semestre. O valor das compras será depois debitado do saldo da conta, sem custos/juros.

15k é o valor ideal atualmente, porque dá bónus de 75€, enquanto valores inferiores dão apenas 25€.

Estamos em grande off-topic (culpa minha). Para outras questões, usa o tópico Contas Poupança, ou manda mensagem privada para detalhes sobre o convite.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 329 times
Been thanked: 391 times

Mensagem por Lvsitano »

micas84 Escreveu: 21 mar 2025 19:00 Já estou a ver mais vale mandar os 15 000 Euros para os certificados de aforro :lol:
Mas esses 15k são para ficar a rentabilizar durante um período de tempo fixo e depois resgatar? Ou pode ser capital que precises de resgatar a qualquer momento? Os CA pode não ser má ideia desde que seja para resgatar nas renovações (e nunca antes dos primeiros 3 meses), de forma a não perder juros. Mas se for capital para resgar a qualquer momento, deve ser numa conta remunerada como da TR, ou essa do Bankinter.
micas84
Registado: 11 dez 2024 10:01
Has thanked: 11 times

Mensagem por micas84 »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 20:13
micas84 Escreveu: 21 mar 2025 19:00 Já estou a ver mais vale mandar os 15 000 Euros para os certificados de aforro :lol:
Mas esses 15k são para ficar a rentabilizar durante um período de tempo fixo e depois resgatar? Ou pode ser capital que precises de resgatar a qualquer momento? Os CA pode não ser má ideia desde que seja para resgatar nas renovações (e nunca antes dos primeiros 3 meses), de forma a não perder juros. Mas se for capital para resgar a qualquer momento, deve ser numa conta remunerada como da TR, ou essa do Bankinter.
Estes 15K são para ficar até ver. Não tenho intenção de tocar neles pelo menos nos próximos 3-5 anos. Aliás já tenho cash de lado à ordem. Tudo o que estou a investir é para ficar a render de 3 anos para cima. Fora mais reforços/investimentos que possa vir a fazer.

As vantagens que vejo nos CA é os prémios de permanência....
micas84

Mensagem por micas84 »

Pessoal o que acham destas obrigações de divida soberana, refiro-me essencialmente às Europeias e UK:

https://big.pt/Page/SearchBondsReport?S ... rtdir=DESC

Tem lá paises com YTM interessantes. É pena algumas serem em USD ou GBP. Também o posso fazer pela IBKR. Algumas tem rating BAA2 e BAA3.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 329 times
Been thanked: 391 times

Mensagem por Lvsitano »

micas84 Escreveu: 21 mar 2025 20:30 Estes 15K são para ficar até ver. Não tenho intenção de tocar neles pelo menos nos próximos 3-5 anos. Aliás já tenho cash de lado à ordem. Tudo o que estou a investir é para ficar a render de 3 anos para cima. Fora mais reforços/investimentos que possa vir a fazer.

Então e que tal aproveitar taxas de depósito a prazo mais longos? No BAI Europa tens 2.5% a 24 meses, essa é garantida. A dos CA não. E com a andar da carruagem, daqui a 1 ano é uma miséria de rentabilidade mesmo com prémios de permanência. A vantagem dos CA é o juro composto.
micas84

Mensagem por micas84 »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 21:10
micas84 Escreveu: 21 mar 2025 20:30 Estes 15K são para ficar até ver. Não tenho intenção de tocar neles pelo menos nos próximos 3-5 anos. Aliás já tenho cash de lado à ordem. Tudo o que estou a investir é para ficar a render de 3 anos para cima. Fora mais reforços/investimentos que possa vir a fazer.

Então e que tal aproveitar taxas de depósito a prazo mais longos? No BAI Europa tens 2.5% a 24 meses, essa é garantida. A dos CA não. E com a andar da carruagem, daqui a 1 ano é uma miséria de rentabilidade mesmo com prémios de permanência. A vantagem dos CA é o juro composto.
Nem me fales podia ter aproveitado as do Bison Bank a 24m, agora já la vai. Sim parece-me uma boa hipotese.
micas84

Mensagem por micas84 »

Pessoal queria partilhar com vocês esta lista que encontrei no reditt, r/eupersonalfinance, acerca de MMF, alguns sem comissões na IBKR (não seu se está actual):

Como ando à procura de investir os 20K que tenho estacionados na IBKR (enquanto não avanço para o ETF de acções), e em alternativa ao ETF sintético Xtrackers II EUR Overnight Rate Swap UCITS ETF 1C, qual a vossa opnião de enquanto não dou um destino final aos 20K, investir num fundo MMF da IBKR sem comissões?

Aqui o interesse seria a vantagem de investir atraves da IBKR, sem comissões, em vez de investir no BEST,... Li várias vezes também mencionado como boa hipotese este fundo: BLACKROCK ICS EURO LIQUIDITY PREMIER T0' (EUR) AC C ISIN IE00B3L10570 (conquanto não o encontro disponivel neste momento na IBKR).
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1290 times

Mensagem por Virtua »

Vocês só complicam. Esta tudo já explicado e testado no fórum LOL Mais vale perguntar

O que precisas? Porque não queres investir pelo Best? Comissões?

Pessoalmente uso o https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0000020BC ou o https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04JIZ

Não me posso queixar. Sem comissões de compra nem venda. Sobem todos os dias. Retorno em linha com as Yields. Se bem que a TANB de ambos já ando "apenas" pelos 2.2%
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 780 times
Been thanked: 990 times

Mensagem por D@emoon »

E ainda há o IMGA Money Market no Best que como é português faz logo a retenção e nem vai á declaração de IRS.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
micas84

Mensagem por micas84 »

Virtua Escreveu: 24 mar 2025 13:24 Vocês só complicam. Esta tudo já explicado e testado no fórum LOL Mais vale perguntar

O que precisas? Porque não queres investir pelo Best? Comissões?

Pessoalmente uso o https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0000020BC ou o https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04JIZ

Não me posso queixar. Sem comissões de compra nem venda. Sobem todos os dias. Retorno em linha com as Yields. Se bem que a TANB de ambos já ando "apenas" pelos 2.2%
O Pictet-Short-Term Money Market EUR R encontrei na IBKR. Não queria estar sempre a viajar com o dinheiro de um lado para o outro. Envio quais seriam o impacto de custos de investimento dos 20K. O que acham? Vale a pena pela IBKR? Obrigado.

Imagem
Virtua

Mensagem por Virtua »

micas84

Mensagem por micas84 »

Custo do respectivo ETF na IBKR:

Imagem

:-)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Pronto. Agora tens de ver se estás disposto a pagar isso por comodidade (no Best a subscrição do fundo é gratuita). É o que eu uso, embora no Invest (tb com subscrição gratuita).
micas84

Mensagem por micas84 »

Obrigado Virtua. Um fundo como o Pictet-Short-Term Money Market EUR R qual achas seria o minimo "rentável/justificável" para manter o dinheiro lá estacionado até fazer o investimento? Vamos supor que eu pretendo investir os 20K num prazo de 1 a 3 meses, justifica meter o dinheiro no fundo temporariamente ou num depósito a prazo por exemplo 3 meses (big super depósito 3,25 6M)?
Virtua

Mensagem por Virtua »

micas84 Escreveu: 24 mar 2025 17:40 big super depósito 3,25 6M
Não é de 6 meses este?

Mas respondendo à questão só tu é que sabes. A vantagem é até poderes calcular a rentabilidade que vais ter.

Se investires no pictet money market R, 20k, isto seria o que tinhas ganhos nos últimos meses (chamo a atenção para o facto de estar a descer e Março ainda não ter acabado, mas assumo que não vá acabar acima dos 40.77 euros de Fevereiro):
Anexos
Screenshot 2025-03-24 at 17.59.49.png
Screenshot 2025-03-24 at 17.59.49.png (21.35 KiB) Visto 1557 vezes
Responder