Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 84 times
Been thanked: 73 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Carlos R »

njorge Escreveu: 28 mar 2025 10:07 Tinha lido algures que a alteração do IBAN era demorada, algo para cima de duas semanas ou um mês.

Como ando a fechar contas onde pago manutenção, e não sei quando irei aos CTT para pedir a alteração, lembrei-me de associar a conta do BIG com a conta aforro via app do BIG.

Pedido feito ontem à noite pelas 23h e hoje às 9:15 já tenho o IBAN alterado no Aforro.net.

Agora era a app dos CTT permitir a alteração do IBAN, assim como permite consultar e subscrever.
Quando precisei alterar o IBAN, foi necessário presencialmente (há cerca de 1 ano atrás). Desloquei-me à estação dos CTT mais próxima que lidava com certificados (penso que não são todas). Foi necessário levar comprovativo do banco (talão do multibanco não serve) e preencher um formulário do qual dão uma cópia. Não tenho memória de quanto tempo depois a alteração apareceu no aforro net, mas penso que não foi mais do que uma ou duas semanas.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
a32772
Registado: 10 out 2022 19:10
Been thanked: 1 time

Mensagem por a32772 »

É praticamente na hora.
Como o Aforronet só actualiza de um dia para o outro, não vais ter essas alterações visíveis imediatamente. Mas a alteração pelo que me disseram nos CTT é praticamente imediata.
SeaKo
Registado: 03 jul 2023 02:08
Has thanked: 28 times
Been thanked: 21 times

Mensagem por SeaKo »

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... rtificados (paywall)
Antes de juro cair, famílias correm a comprar certificados
Só na app dos CTT entraram 16 milhões de euros em poupanças, num salto registado no último mês antes de o juro cair do tecto máximo. A operadora postal atribui a forte procura à baixa remuneração dos depósitos e antecipa que a tendência de crescimento se mantenha.
https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... a-de-juro/
https://sicnoticias.pt/economia/2025-04 ... o-7a6196ab (video)
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1027 times
Been thanked: 1320 times

Mensagem por Virtua »

Como assim antes do juro cair do tecto máximo? Ele não se ajusta? tipo obrigação float? ou pessoal está a pensar que é fixo como num DP? (ou então eu não estou a perceber)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 78 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 15 abr 2025 19:33 Como assim antes do juro cair do tecto máximo? Ele não se ajusta? tipo obrigação float? ou pessoal está a pensar que é fixo como num DP? (ou então eu não estou a perceber)
Titulo da notícia descontextualizado. A taxa é revista mensalmente de acordo com a flutuação da Euribor a 3 meses, este mês já será inferior a 2,5% que é o valor máximo atribuído pelos CA (sem contar com prémios de permanência). A partir daqui será sempre a cair, não adianta correr para os CTT.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 359 times
Been thanked: 430 times

Mensagem por Lvsitano »

Mas só ajusta de 3 em 3 meses para quem já tem aplicações a decorrer. Imaginemos que eu aplico hoje lá capital, a taxa de juro vai ser a em vigor na subscrição durante 3 meses, mesmo que em Maio a Euribor desça.

Estas corridas aos depósitos/CA só mostra a falta de literacia financeira da maioria dos portugueses. Também é algo que é do interesse dos governos.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 510 times
Been thanked: 928 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 16 abr 2025 08:56 Mas só ajusta de 3 em 3 meses para quem já tem aplicações a decorrer. Imaginemos que eu aplico hoje lá capital, a taxa de juro vai ser a em vigor na subscrição durante 3 meses, mesmo que em Maio a Euribor desça.

Estas corridas aos depósitos/CA só mostra a falta de literacia financeira da maioria dos portugueses. Também é algo que é do interesse dos governos.
Iliteracia, e tudo por "modas" em reação ao de que se fala.

Alguns provavelmente "desprezaram" os CA para capital que tinham disponível há vários meses, mas com o anúncio da queda, toca a aproveitar os últimos dias. E sim, vários deles devem ter uma surpresa quando 3 meses depois a taxa baixar.
Aliatóreo
Registado: 25 mar 2025 19:28
Has thanked: 28 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Aliatóreo »

Eu estou á um mês á espera da carta com os códigos do aforronet. Supostamente não são 10 dias úteis?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Quase de certeza que a taxa dos CA este mês volta a cair, e bem.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 93 times

Mensagem por superkinas »

Lvsitano Escreveu: 24 abr 2025 20:36 Quase de certeza que a taxa dos CA este mês volta a cair, e bem.
os depósitos tb devem baixar.não sei se mesmo assim os certificados ainda não são a melhor opção para quem queira ter dinheiro em cap garantido, tem tb vantagem de capitalizar e passados 3 meses tens o dinheiro disponível quando quiseres.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

superkinas Escreveu: 24 abr 2025 20:46
Lvsitano Escreveu: 24 abr 2025 20:36 Quase de certeza que a taxa dos CA este mês volta a cair, e bem.
os depósitos tb devem baixar.não sei se mesmo assim os certificados ainda não são a melhor opção para quem queira ter dinheiro em cap garantido, tem tb vantagem de capitalizar e passados 3 meses tens o dinheiro disponível quando quiseres.
A taxa dos CA está a caminhar para ~2,20% em maio. Neste momento, espera-se ~1,75% no final do ano (previsões).

Os depósitos vão baixar, mas os já constituídos mantêm a taxa até ao final do prazo.

Nos CA, após 3 meses podes resgatar a qualquer momento, perdendo os juros corridos do trimestre. Só tens 4 dias por ano, no final de cada trimestre, para resgate "ótimo". Pormenor frequentemente omitido.

Há produtos de capital garantido a pagar o mesmo ou mais, que rentabilizam diariamente e onde não se perde juros ao resgatar: Contas Poupança
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 30 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Pirata »

Bom dia a todos, sou novo no fórum, tenho o utilizado no ultimo mês e tenho valorizado muitas das contribuições aqui lidas.

Tenho uma duvida em relação a CA.

Digamos que subscrevi a serie F em Abril e dentro de 6 meses ou 1 ano desejo retirar o valor dos juros adquiridos até então e transferi lo para a minha conta à ordem no banco. Na pagina do IGCP, pode se ler:

"Resgate Antecipado

Total ou parcial, a partir da data em que ocorra o primeiro vencimento de juros da subscrição.
O resgate determina o reembolso do valor nominal das unidades resgatadas e do valor dos juros capitalizados até à data do resgate"

Se tinha subscrito em unidades 40 mil euros por ex e ao fim de 1 ano- 4 momentos de capitalização de juros trimestrais- desejo transferir o valor desses juros para a conta IBAN associada a conta aforro, deixando o valor inicialmente investido nos certificados subscritos, basta pedir, ao balcão ou em conta aforro.net, ou app CTT, o resgaste parcial do valor correspondente aos juros ate ai capitalizados? Isso é possivel?

Ou terei que pedir um resgaste parcial que terá obrigatoriamente de ter parte do capital inicialmente investido no momento da subscriçao dos certificados?

Ou existe 1 opção no momento da subscrição dos CA em que se pode escolher que os juros sejam creditados na conta IBAN à ordem associada?

Muito obrigado por quaisquer esclarecimentos.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 29 abr 2025 13:08 Tenho uma duvida em relação a CA.
Não podes resgatar só os juros. Resgatas sempre unidades com a respetiva valorização. Resta-se resgatar o número de unidades que, no momento, valem aproximadamente os juros totais acumulados.

Exemplo:
  • Subscreves 40000 unidades (unidade = 1€)
  • Após 9 meses, estão a valer 40400€ (unidade = 1,01€)
  • Resgatas 396 unidades, para receber (396 x 1,01€) 399,96€ na conta bancária
Os juros dos CA são sempre capitalizados, nunca pagos em conta bancária.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

E3 para maio: 2,216%, média da Euribor 3 meses entre 10/04 e 25/04

O que significa, para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes,
  • série F < 1 ano: 2,216%
  • série F > 1 ano: 2,466%
  • série E < 5 anos: 3,716%
  • série E > 5 anos: 4,216%
  • série D: 4,216%
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Quem subscrever até amanhã, ainda apanha a taxa atual por 90 dias :D