Carlos R Escreveu: ↑28 abr 2026 16:55
O Invest não é interessante para pequenos montantes ou DCA mensal. Mas para compras esporádicas em que não queres custos de manutenção ou custódia serve. No AB pagas mesmo que não invistas. No entanto para disciplina de investimento mensal ajuda bastante.
Sem dúvida, mas no meu caso serve porque estou apenas a fazer 1 ou 2 compras por ano. Se fosse pagar no AB, ficava mais caro. Ali pelo menos tenho peace of mind, e sei que um dia quando vender o trabalho da declaração de IRS vai ser facilitada. E como sou eu que declaro e não um contabilista, faz diferença.
Foi por alguma razão especial que não optaste por escolher uma low cost para o(s) ETF e depois um dia transferir para o Invest ?
Nenhuma razão. O plano inicial foi exatamente esse. Mas como dizia o Mike Tyson: "Toda a gente tem um plano, até levar com um murro na cara". E o meu foi um acidente, que me deixou a pensar na mulher e filho que não lidam com investimentos.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
atbreu Escreveu: ↑29 abr 2026 12:52
Obrigado pelo vosso feedback. Inclinar-me-ei para o projeto DCA pela XTB, provavelmente.
Não é conselho, meramente opinião pessoal, mas eu jamais escolheria uma corretora em que tudo é de graça, e baseia grande parte da sua publicidade em futebolistas
A IBRK pode ser complicada de utilizar pelo interface para quem quer apenas algo básico, mas tens mais opções disponiveis.
Obrigado pelo feedback! Entendo a tua perspetiva e opinião sobre a XTB.
Conheço a IBKR, até por que tenho lá conta, no entanto para DCA mensal não será a ideal, partindo do principio que por compra talvez pague 2€ mensalmente ou provavelmente mais.
wot89 Escreveu: ↑29 abr 2026 20:46
Foi por alguma razão especial que não optaste por escolher uma low cost para o(s) ETF e depois um dia transferir para o Invest ?
O meu horizonte temporal de investimento são cerca de 20 anos, quem é que me garante que a low cost existe daqui a 20 anos? Além disso, transferir o portfolio não garante que preserve o historial. Há inúmeros casos de transferências em que as corretoras simplesmente não comunicam as datas de compra, e lá se vão os benefícios fiscais. Como faço apenas 1 ou 2 compras por ano, o estrago não é grande em termos de comissões, além de que mais tarde, quando vender posso deduzir os custos em IRS.
wot89 Escreveu: ↑29 abr 2026 20:46
O meu horizonte temporal de investimento são cerca de 20 anos, quem é que me garante que a low cost existe daqui a 20 anos? Além disso, transferir o portfolio não garante que preserve o historial. Há inúmeros casos de transferências em que as corretoras simplesmente não comunicam as datas de compra, e lá se vão os benefícios fiscais. Como faço apenas 1 ou 2 compras por ano, o estrago não é grande em termos de comissões, além de que mais tarde, quando vender posso deduzir os custos em IRS.
Agora é que percebi que a questão era dirigida ao Lvsitano, mas partilho a mesma ideia.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)