Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 137 times
Been thanked: 106 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Alex »

colmeias Escreveu: 31 jul 2025 08:24
Concordo com a tua forma utilizada de poupança, mas quando precisares por exemplo de serviços de Cuidados Continuados, e tens um saldo bancário superior a 125K, vai ter de pagar 95,84 euros por dia, enquanto os teus amigos desfrutaram toda a vida, agora podem usufruir do mesmo serviço gratuitamente.
Resumo: Desfrutar da vida, pq temos um Estado muito generoso com quem aproveita a vida no ser melhor carpediem.
Eu aproveitei e aproveito bem a vida, nunca abdiquei de comer e beber o que me apetecia e viajar com conforto (coisas que valorizo), agora não gasto dinheiro em coisas que eu considero supérfluas, um carro para mim serve para deslocar-me e não para mostrar o meu sucesso, se um telemovel de segmento médio preenche os requisitos para as minhas necessidade não compro um topo de gama só porque tenho dinheiro para o fazer.
Resumindo, o meu principio sempre foi e continua a ser comprar o que preciso e não o que eu posso pagar, isto permitiu-me ter dinheiro para aos 48 anos deixar de ter dividas e juntar recursos para se quiser deixar de trabalhar aos 60 anos posso faze-lo.

Sobre os cuidados continuados... 1º é preciso haver vagas, a lista de espera é enorme, por isso prefiro ter recursos para não depender do Estado, bem vejo o que se passa com os meus sogros.... ;)
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 10:33
JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 10:24 Mas estaremos tão piores que no resto da Europa, ou é "mal geral"?
Portugal está no 6º lugar nos impostos sobre rendimentos de trabalho (mais elevados).
Fonte?
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 858 times
Been thanked: 1122 times

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 11:19
Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 10:33
JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 10:24 Mas estaremos tão piores que no resto da Europa, ou é "mal geral"?
Portugal está no 6º lugar nos impostos sobre rendimentos de trabalho (mais elevados).
Fonte?
https://taxfoundation.org/data/all/eu/t ... es-europe/
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 10:03
Ainda melhor do que isso é viver da economia paralela, ter mais de 125k ocultos, desfrutar a vida, e depois usufruir do mesmo serviço gratuitamente :lol: E há muito boa gente neste país, a viver da economia paralela, e a colher tudo aquilo que o Estado tem para oferecer a quem no papel é pobre.
Sim, nessas situações sinto-me roubado 2x, não só não contribuem com o que devem como ainda vão usufruir dos recursos que eu paguei.
Estar totalmente dependente dos serviços do Estado também não é fantástico, basta estar atento às noticias.
Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 10:03 Discordo. Pagar taxa elevada de IRS só desincentiva o mérito, quanto mais te esforçares, mais o Estado te come, tanto que te pode comer metade do salário.
Discordo, para já não é verdade o estado "comer-te" metade do salário, vai ao teu IRS e vê a taxa que efectivamente pagas e o que tu descontas para a segurança social é te devolvido.

Obviamente que quero pagar o menos possível, no entanto entre viver nos EUA ou viver em Portugal, prefiro viver em Portugal, não me revejo no modelo de sociedade americano mas não tenho nada contra quem o prefere, aqui não há certo ou errado. ;)
Alex

Mensagem por Alex »

O valor está destorcido, eu quero saber é quem ganha 200 mil euros por ano quanto paga de imposto e não qual é o escalão máximo (parece-me que para Portugal o valor não está correto, mas agora não consigo confirmar).
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 544 times
Been thanked: 978 times

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 11:39
O valor está destorcido, eu quero saber é quem ganha 200 mil euros por ano quanto paga de imposto e não qual é o escalão máximo (parece-me que para Portugal o valor não está correto, mas agora não consigo confirmar).
Para Portugal parecem estar a assumir os 48% do último escalão + os 5% máximos da taxa adicional de solidariedade. Esta última aplica-se 2,5% sobre o excedente de 80k até 250k e 5% sobre o excedente de 250k. Com isso, a progressividade das taxas de escalão e as deduções, a taxa efetiva fica bastante menor (não querendo com isto dizer que não continue elevada).

Numa situação por conta de outrem, penso que será
((200.000 - 22.000 Seg Social) x 48% - 10.940) + ((200.000 - 22.000 - 80.000) x 2,5%) = 76.950

Assumindo solteiro com um valor modesto de despesas, sem arrendamento nem PPR, digamos 76.500 ou seja 38,25%

É esta taxa final que devia ser comparada com a equivalente dos outros países, para um conjunto de valores de rendimento bruto.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 544 times
Been thanked: 978 times

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 11:17 Eu aproveitei e aproveito bem a vida, nunca abdiquei de comer e beber o que me apetecia e viajar com conforto (coisas que valorizo), agora não gasto dinheiro em coisas que eu considero supérfluas, um carro para mim serve para deslocar-me e não para mostrar o meu sucesso, se um telemovel de segmento médio preenche os requisitos para as minhas necessidade não compro um topo de gama só porque tenho dinheiro para o fazer.
Resumindo, o meu principio sempre foi e continua a ser comprar o que preciso e não o que eu posso pagar, isto permitiu-me ter dinheiro para aos 48 anos deixar de ter dividas e juntar recursos para se quiser deixar de trabalhar aos 60 anos posso faze-lo.
O necessário para "viver bem" varia muito. No meu caso, costumo dizer que o maior luxo é poder fazer o que quiser e não me chatearem. :)

Aqui no fórum focamo-nos no aumento do rendimento, mas para a independência financeira a despesa é também muito importante.

É por isso que alguns com 1M acumulado se consideram a menos de 50% do objetivo, enquanto outros com esse valor já podiam deixar de trabalhar. Também muito dependente de outros fatores como idade, créditos, filhos.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 383 times
Been thanked: 462 times

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 11:34
Sim, nessas situações sinto-me roubado 2x, não só não contribuem com o que devem como ainda vão usufruir dos recursos que eu paguei.
Estar totalmente dependente dos serviços do Estado também não é fantástico, basta estar atento às noticias.
São os que mais usufruem, vão tentar ir buscar tudo o que conseguem, desde abonos ao máximo, apoio social na escola (refeições e material escolar a custo zero), infantários a custo zero, isenção de taxas moderadoras.
A culpa não é deles, mas sim da AT, que não verifica o património dos contribuintes face aquilo que declaram. Exemplo: não é normal alguém que nunca declare rendimentos, ou salário mínimo e depois tem 4 carros, 2 casas, 1 barco, etc...
Alex Escreveu: 31 jul 2025 11:34 Discordo, para já não é verdade o estado "comer-te" metade do salário, vai ao teu IRS e vê a taxa que efectivamente pagas e o que tu descontas para a segurança social é te devolvido.
Um contribuinte no escalão máximo praticamente é lhe sacado metade do salário bruto todos os meses. Não anda lá muito longe.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 12:56 No meu caso, costumo dizer que o maior luxo é poder fazer o que quiser e não me chatearem. :)
Só consegues não ser chateado se viveres sozinho, se tiveres companheira já foste... :lol:
JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 12:56 Aqui no fórum focamo-nos no aumento do rendimento, mas para a independência financeira a despesa é também muito importante.
Do que conheço a grande maioria das pessoas descuida a vertente da despesa.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 11:55
Para Portugal parecem estar a assumir os 48% do último escalão + os 5% máximos da taxa adicional de solidariedade. Esta última aplica-se 2,5% sobre o excedente de 80k até 250k e 5% sobre o excedente de 250k. Com isso, a progressividade das taxas de escalão e as deduções, a taxa efetiva fica bastante menor (não querendo com isto dizer que não continue elevada).

Numa situação por conta de outrem, penso que será
((200.000 - 22.000 Seg Social) x 48% - 10.940) + ((200.000 - 22.000 - 80.000) x 2,5%) = 76.950

Assumindo solteiro com um valor modesto de despesas, sem arrendamento nem PPR, digamos 76.500 ou seja 38,25%

É esta taxa final que devia ser comparada com a equivalente dos outros países, para um conjunto de valores de rendimento bruto.
Exato, saber a taxa do escalão mais alto não me diz quanto vou pagar, é uma mera curiosidade estatística (como se pode ver no teu exemplo) que serve para alimentar conversa de café. 53% é diferente de 38,25% penso eu.
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 13:46
São os que mais usufruem, vão tentar ir buscar tudo o que conseguem, desde abonos ao máximo, apoio social na escola (refeições e material escolar a custo zero), infantários a custo zero, isenção de taxas moderadoras.
A culpa não é deles, mas sim da AT, que não verifica o património dos contribuintes face aquilo que declaram. Exemplo: não é normal alguém que nunca declare rendimentos, ou salário mínimo e depois tem 4 carros, 2 casas, 1 barco, etc...
Nessas situações o que me serve de consolo é que quando ficam desempregados, de baixa ou depois na reforma ficam a arder.
Alguém que receba 1000€ no recibo e 1000€ por fora, todos os meses, o que vai perder na reforma não compensa o que ele recebe ao longo da vida de apoios do Estado.
Isto partindo do principio que após chegar à reforma, vive mais 20 anos (esperança media de vida que se tem quando se chega aos 65 anos)
Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 13:46 Um contribuinte no escalão máximo praticamente é lhe sacado metade do salário bruto todos os meses. Não anda lá muito longe.
O exemplo do JRJordão demonstra que a tua afirmação não é de todo certa. ;)
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 17:16 Nessas situações o que me serve de consolo é que quando ficam desempregados, de baixa ou depois na reforma ficam a arder.
Alguém que receba 1000€ no recibo e 1000€ por fora, todos os meses, o que vai perder na reforma não compensa o que ele recebe ao longo da vida de apoios do Estado.
Isto partindo do principio que após chegar à reforma, vive mais 20 anos (esperança media de vida que se tem quando se chega aos 65 anos)
Não falo de casos em que recebem parte e outra por fora, mas sim pessoas que vivem exclusivamente da economia paralela, e não declaram sequer rendimentos ou quanto muito algo residual. Não têm reforma, mas vão ter uma pensão de sobrevivência, sem nunca ter contribuído. E ao longo de décadas, recebem todo o dinheiro sem descontar nada para IRS e Segurança Social. Todo esse dinheiro extra que não vai para os impostos fica no bolso deles, e podem criar um bom pé de meia. E aos 65 anos, depois pedincham a pensão ao Estado, e ainda levam mais 250€ por mês ou algo assim, só não levam o complemento solidário para idosos.
Há por aí muitos negócios exclusivamente da economia paralela, e ao longo de uma vida juntam dinheiro para adquirir património imobiliário, etc.
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 22:37 Não falo de casos em que recebem parte e outra por fora, mas sim pessoas que vivem exclusivamente da economia paralela, e não declaram sequer rendimentos ou quanto muito algo residual. Não têm reforma, mas vão ter uma pensão de sobrevivência, sem nunca ter contribuído. E ao longo de décadas, recebem todo o dinheiro sem descontar nada para IRS e Segurança Social. Todo esse dinheiro extra que não vai para os impostos fica no bolso deles, e podem criar um bom pé de meia. E aos 65 anos, depois pedincham a pensão ao Estado, e ainda levam mais 250€ por mês ou algo assim, só não levam o complemento solidário para idosos.
Há por aí muitos negócios exclusivamente da economia paralela, e ao longo de uma vida juntam dinheiro para adquirir património imobiliário, etc.
Isso não é bem assim, comprar imóveis com dinheiro vivo já não é possível.
E há que distinguir economia paralela do tipo de trabalhar por conta de outrem e receber parte do ordenado por fora da economia paralela de venda de serviços (mecânica, construção civil, etc..) ou bens (agricultura). Uma é pessoal outra é de empresa ou de empresário por conta própria.
Apesar de ser tudo economia paralela, as consequências em termos de descontos, subsídios e apoios não são iguais.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 23:06 Isso não é bem assim, comprar imóveis com dinheiro vivo já não é possível.
E há que distinguir economia paralela do tipo de trabalhar por conta de outrem e receber parte do ordenado por fora da economia paralela de venda de serviços (mecânica, construção civil, etc..) ou bens (agricultura). Uma é pessoal outra é de empresa ou de empresário por conta própria.
Apesar de ser tudo economia paralela, as consequências em termos de descontos, subsídios e apoios não são iguais.
E quem falou comprar imóveis com dinheiro vivo? As pessoas que vivem da economia paralela têm dinheiro no banco. Quando referi economia paralela são as pessoas que vivem exclusivamente da mesma, não falo de alguém tem um emprego e recebe parte do salário por baixo da mesa.
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 01 ago 2025 13:40
E quem falou comprar imóveis com dinheiro vivo? As pessoas que vivem da economia paralela têm dinheiro no banco. Quando referi economia paralela são as pessoas que vivem exclusivamente da mesma, não falo de alguém tem um emprego e recebe parte do salário por baixo da mesa.
E como o dinheiro vai parar à conta das pessoas?....
Responder