=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

Aconfirmarem-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia — outrora o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros — ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE
Sei que cheguei tarde à festa e só li isto hoje. Farto de ler poucas notícias sobre Portugal mas nem sei se hei de ficar surpreendido ou não.

Pelo menos triste fico...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 nov 2022 12:41
Aconfirmarem-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia — outrora o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros — ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE
Sei que cheguei tarde à festa e só li isto hoje. Farto de ler poucas notícias sobre Portugal mas nem sei se hei de ficar surpreendido ou não.

Pelo menos triste fico...
Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 12:50 Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Se o problema fosse mesmo o ordenado mínimo, era melhor então desconsiderar a Suiça. Porque aí o mínimo é igual a zero. 8-)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 30 nov 2022 13:06
D@vid Escreveu: 30 nov 2022 12:50 Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Se o problema fosse mesmo o ordenado mínimo, era melhor então desconsiderar a Suiça. Porque aí o mínimo é igual a zero. 8-)
Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
O viver melhor ou pior não se mede certamente pelo valor do salário mínimo.

Já o PIB pc ppp é melhor critério para avaliar as condições de vida (ainda que longe de ser perfeito).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 30 nov 2022 13:38
D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
O viver melhor ou pior não se mede certamente pelo valor do salário mínimo.

Já o PIB pc ppp é melhor critério para avaliar as condições de vida (ainda que longe de ser perfeito).
Era só para perceber 😉
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
Define "viver melhor". O PIB é uma métrica monetária. Para pessoas em que o dinheiro representa pouco como eu o PIB per capita ajustado a PPP passar potencialmente a ser maior na Roménia do que em PT em 2024 é só um dos factores de qualidade de vida.

A questão para mim é um país que nós púnhamos de lado estar a crescer e nós estagnados há anos!!

Estou a tentar encontrar os dados de PPP. O salário líquido mediano acho que é 760 vs 950. Só tenho de o ajustar a PPP

Cheguei aqui: https://data.oecd.org/conversion/purcha ... es-ppp.htm mas não sei "ler"
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 nov 2022 13:41
D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
Define "viver melhor". O PIB é uma métrica monetária. Para pessoas em que o dinheiro representa pouco como eu o PIB per capita ajustado a PPP passar potencialmente a ser maior na Roménia do que em PT em 2024 é só um dos factores de qualidade de vida.

A questão para mim é um país que nós púnhamos de lado estar a crescer e nós estagnados há anos!!

Estou a tentar encontrar os dados de PPP. O salário líquido mediano acho que é 760 vs 950. Só tenho de o ajustar a PPP

Cheguei aqui: https://data.oecd.org/conversion/purcha ... es-ppp.htm mas não sei "ler"
Sabes o que disse Ban Ki moon há uns bons anos atrás? O PIB é insuficiente para medir o grau de desenvolvimento de um País, por não incorporar outras variáveis como custos ambientais e sociais, sou da mesma opinião, preferia um FIB a um PIB, mas isso daria outro tipo de assunto 😁
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

Por isso é que eu disse que o que me "interessa" mais é a evolução. Não é o "ultrapassar". É este país não sair da cepa torta enquanto outros crescem a olhos vistos. Não posso falar da Roménia pk não conheço ng lá, mas posso falar da Polónia ;-)

É que não é uma situação especial nem um só país. Fico mesmo é triste por Portugal ser este marasmo de crescimento económico.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

"IMPORTANT! Starting 2022, employers are allowed to keep employees on a minim wage for a maximum of 24 months. This means that a salary increase over the minimum is mandatory afterwards."

Qeuria ver uma medida destas em PT LOL
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:50 Sabes o que disse Ban Ki moon há uns bons anos atrás? O PIB é insuficiente para medir o grau de desenvolvimento de um País, por não incorporar outras variáveis como custos ambientais e sociais, sou da mesma opinião, preferia um FIB a um PIB, mas isso daria outro tipo de assunto 😁
Como eu disse atrás, o PIB pc ppp é uma forma simplista de medir o grau de desenvolvimento, mas ao menos é plenamente quantitativa, ao invés de ser uma medida qualquer "random" para comparar países diferentes.

É como avaliar o salário pago em $$$$ e em afectos, qualquer um de nós prefere o $$$$ (menos que seja critério insuficiente) do que receber em palmadinhas (perguntem aos profissionais do SNS se lhes chegava as palminhas aquando da cobide).

Posto isto tens sempre o Indíce de Desenvolvimento Humano que junta mais variáveis quantitativas. Continua a ser uma forma imperfeita, mas sempre é melhor do que um qualquer critério atirado para o "ar" pelos spin-doctors do costume que querem deflectir a culpa pelo marasmo deste país em comparação com outros países (é que, crescer a uma taxa ligeiramente superior ao da Alemanha cujo PIB pc ppp deve ser o dobro ou pouco disso de pouco nos serve).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

https://expresso.pt/economia/2022-12-03 ... o-d5b6dee1

"Este forte crescimento económico, acompanhado de uma redução da população, explica a dinâmica do PIB per capita romeno, que deverá ultrapassar o português daqui a dois anos. Isso não é sinónimo de que na Roménia se viva melhor do que em Portugal. Em Portugal, os salários são, em média, mais altos"...

Alguém consegue o artigo todo?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

Assinei. Estava a bom preço e parece-me ter qualidade. Assinei 6 meses por 13 euros!! Só o artigo com o ian kershaw quase que vale isso: https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... izar-putin

Não vou partilhar o artigo completo por respeito a direitos de autor mas resumo aqui. Está muito alinhado com os pontos que discutimos.

Previsão 2024: Roménia ultrapassa Portugal no PIB per capita

=> Face à média da união europeia o salário médio, em paridade de poder de compra em 2002 foi: Portugal 75% da média europeia, Roménia 65%

=> Temos mais 8 anos de esperança média de vida e a mortalidade infantil em Portugal é metade da romena.

=> Mas aquilo que eu falei. Desde 2000 o PIB de Portugal cresceu 21.5% e da roménia cresceu 137%!!

Por enquanto está assim mas vão na direcção certa. A este ritmo daqui a 10/15 anos...

Estou a gostar imenso do visual e dos gráficos. Valeu a pena a subscrição!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Louie »

É certo que na maioria dos indicadores Portugal ainda estará à frente.
O que esta notícia demonstra e confirma é a estagnação económica de Portugal, que vai sendo ultrapassado por todos os países que vêm atrás.
Em 2023 a Croácia entra no Euro. A manter-se esta tendência, se calhar daqui a 20 anos estamos a noticiar a ultrapassagem da Croácia e de outros que eventualmente entrem na UE/ZE.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

Nem a propósito do que falamos: Felicidade liga com Economia? - Podcast 50m
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder