=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Tópico Geral de Ações

Fórum de discussão sobre acções
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 13:57
Ricardo Escreveu: 16 fev 2023 13:24
LongTerm Escreveu: 15 fev 2023 11:26

Valor da TSMC em queda hoje, no seguimento da comunicacão da venda de ca. 86,2% de accões, por parte da Berkshire.
Veem aí saldos.

https://www.reuters.com/business/buffet ... 023-02-14/
Acabou por ser uma queda não muito significativa... Está já bem acima dos valores registados no final de 2022.

Mesmo com a prospeção de um 2023 de crescimento menor que 2022, não esperaria que o valor fosse muito abaixo do que está atualmente, a não ser que fatores externos (China vs. USA @Taiwan) o ditem e aí seria uma derrocada...
Neste momento, em algoritmo está TSM em SELL.
Poderá ir a uns 85-80 USD.
Enquanto não entdermos a razão pela venda dos 86% das accões, é dificil de projectar um valor, como bem referes.
O ponto de entrada da Berkshire foi bastante bom. Porquê então vender com uma margem de lucro pequena e rebalancear para Apple, que já é uma "posicão gigante" na Berkshire.
Estes investidores com 80 anos de idade, teem a escola toda.
A que algoritmo te referes? Porque se vir por exemplo na Degiro, sugerem que pode aumentar 9%...

Se fosse 80...diz antes 92 anos :lol:
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:45, editado 1 vez no total.
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por LongTerm »

Ricardo Escreveu: 16 fev 2023 15:33
LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 13:57
Ricardo Escreveu: 16 fev 2023 13:24

Acabou por ser uma queda não muito significativa... Está já bem acima dos valores registados no final de 2022.

Mesmo com a prospeção de um 2023 de crescimento menor que 2022, não esperaria que o valor fosse muito abaixo do que está atualmente, a não ser que fatores externos (China vs. USA @Taiwan) o ditem e aí seria uma derrocada...
Neste momento, em algoritmo está TSM em SELL.
Poderá ir a uns 85-80 USD.
Enquanto não entdermos a razão pela venda dos 86% das accões, é dificil de projectar um valor, como bem referes.
O ponto de entrada da Berkshire foi bastante bom. Porquê então vender com uma margem de lucro pequena e rebalancear para Apple, que já é uma "posicão gigante" na Berkshire.
Estes investidores com 80 anos de idade, teem a escola toda.
A que algoritmo te referes? Porque se vir por exemplo na Degiro, sugerem que pode aumentar 9%...

Se fosse 80...diz antes 92 anos :lol:
No prazo de 4 anos irá subir uns 10%/ano - médio.
É aproveitar as quedas e investir.
Algoritmos da Degiro, não acredito nada!
A questão que uma pessoa se deve responder é: sentes-te confortavel com uma TSM no longo prazo a 3 - 4 anos?
Nota que a Intel está a montar fábricas nos EUA para produzir mesmo tipo de productos que a TSM.
ASML tem vendido os equipamentos de ponta EUV 'a Intel (e não TSM).
Com este post, pretendo dar visibilidade tb a uma Intel.

https://www.asml.com/en/news/press-rele ... ng-in-2025
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 15:48
Ricardo Escreveu: 16 fev 2023 15:33
LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 13:57

Neste momento, em algoritmo está TSM em SELL.
Poderá ir a uns 85-80 USD.
Enquanto não entdermos a razão pela venda dos 86% das accões, é dificil de projectar um valor, como bem referes.
O ponto de entrada da Berkshire foi bastante bom. Porquê então vender com uma margem de lucro pequena e rebalancear para Apple, que já é uma "posicão gigante" na Berkshire.
Estes investidores com 80 anos de idade, teem a escola toda.
A que algoritmo te referes? Porque se vir por exemplo na Degiro, sugerem que pode aumentar 9%...

Se fosse 80...diz antes 92 anos :lol:
No prazo de 4 anos irá subir uns 10%/ano - médio.
É aproveitar as quedas e investir.
Algoritmos da Degiro, não acredito nada!
A questão que uma pessoa se deve responder é: sentes-te confortavel com uma TSM no longo prazo a 3 - 4 anos?
Nota que a Intel está a montar fábricas nos EUA para produzir mesmo tipo de productos que a TSM.
ASML tem vendido os equipamentos de ponta EUV 'a Intel (e não TSM).
Com este post, pretendo dar visibilidade tb a uma Intel.

https://www.asml.com/en/news/press-rele ... ng-in-2025
Como referi, há que ter em conta o fator geopolítico onde a TSMC está localizada - Taiwan... Ninguém sabe o que irá acontecer. Se tivesse que arriscar, diria que 95% irá continuar tudo na mesma pois é um foco importantíssimo tanto para China como para US. Mas...nunca se sabe o que vai na cabeça dos políticos.
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:45, editado 1 vez no total.
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

Virtua Escreveu:
@Virtua, talvez fosse interessante mudar o nome do tópico apenas para "Ações" ou "Tópico Geral das Ações"...
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 17 fev 2023 07:43 @Virtua, talvez fosse interessante mudar o nome do tópico apenas para "Ações" ou "Tópico Geral das Ações"...
O tópico é teu. Escolhe o título que quiseres :D Claro que se quiseres o "oficial" te vou chatear quando eu começar a impulsionar a secção de acções. Mas estás à vontade. A comunidade é nossa, não é só minha 8-)

A única coisa que já disse foi: Tópicos oficiais ou de um tema em específico podem perder a "coroa" se forem abandonados e outra pessoa quiser dinamizar o tema e fazer um tópico novo!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por LongTerm »

Ricardo Escreveu: 17 fev 2023 07:41
LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 15:48
Ricardo Escreveu: 16 fev 2023 15:33

A que algoritmo te referes? Porque se vir por exemplo na Degiro, sugerem que pode aumentar 9%...

Se fosse 80...diz antes 92 anos :lol:
No prazo de 4 anos irá subir uns 10%/ano - médio.
É aproveitar as quedas e investir.
Algoritmos da Degiro, não acredito nada!
A questão que uma pessoa se deve responder é: sentes-te confortavel com uma TSM no longo prazo a 3 - 4 anos?
Nota que a Intel está a montar fábricas nos EUA para produzir mesmo tipo de productos que a TSM.
ASML tem vendido os equipamentos de ponta EUV 'a Intel (e não TSM).
Com este post, pretendo dar visibilidade tb a uma Intel.

https://www.asml.com/en/news/press-rele ... ng-in-2025
Como referi, há que ter em conta o fator geopolítico onde a TSMC está localizada - Taiwan... Ninguém sabe o que irá acontecer. Se tivesse que arriscar, diria que 95% irá continuar tudo na mesma pois é um foco importantíssimo tanto para China como para US. Mas...nunca se sabe o que vai na cabeça dos políticos.

https://www.techgoing.com/automotive-ch ... two-years/

Por motivos capacitários e foco nos EUA, a TSM adiou 2 anos o inicio da construccão da nova fábrica na Alemanha.

Caso a TSM desca aos 80 USD é um bom investimento, caso contrário a INTC é o melhor investimento.

A industria automovel vai regressar em forca lá para 2025. Fornecedores directos na Europa estão neste momento sub-valorizados e são boas apostas a ter em conta (Valeo, Continental, Plastic Omnium ..).
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

LongTerm Escreveu: 20 fev 2023 10:29
Ricardo Escreveu: 17 fev 2023 07:41
LongTerm Escreveu: 16 fev 2023 15:48

No prazo de 4 anos irá subir uns 10%/ano - médio.
É aproveitar as quedas e investir.
Algoritmos da Degiro, não acredito nada!
A questão que uma pessoa se deve responder é: sentes-te confortavel com uma TSM no longo prazo a 3 - 4 anos?
Nota que a Intel está a montar fábricas nos EUA para produzir mesmo tipo de productos que a TSM.
ASML tem vendido os equipamentos de ponta EUV 'a Intel (e não TSM).
Com este post, pretendo dar visibilidade tb a uma Intel.

https://www.asml.com/en/news/press-rele ... ng-in-2025
Como referi, há que ter em conta o fator geopolítico onde a TSMC está localizada - Taiwan... Ninguém sabe o que irá acontecer. Se tivesse que arriscar, diria que 95% irá continuar tudo na mesma pois é um foco importantíssimo tanto para China como para US. Mas...nunca se sabe o que vai na cabeça dos políticos.

https://www.techgoing.com/automotive-ch ... two-years/

Por motivos capacitários e foco nos EUA, a TSM adiou 2 anos o inicio da construccão da nova fábrica na Alemanha.

Caso a TSM desca aos 80 USD é um bom investimento, caso contrário a INTC é o melhor investimento.

A industria automovel vai regressar em forca lá para 2025. Fornecedores directos na Europa estão neste momento sub-valorizados e são boas apostas a ter em conta (Valeo, Continental, Plastic Omnium ..).
Penso que nunca esteve confirmada a construção de uma fábrica da TSMC na Europa. E a escrita no primeiro parágrafo desse artigo leva-me a questionar a veracidade da informação ou se são apenas rumores.

https://www.reuters.com/technology/chip ... 023-02-16/

Se tivesse que apostar, diria que baixa dos 80 USD ainda esta semana, caso os rumores de corte de encomendas da Apple se confirme.

Quanto às outras que mencionas, obrigado pela partilha, serão objeto de estudo :D
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:44, editado 1 vez no total.
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

Virtua Escreveu: 17 fev 2023 21:45
Ricardo Escreveu: 17 fev 2023 07:43 @Virtua, talvez fosse interessante mudar o nome do tópico apenas para "Ações" ou "Tópico Geral das Ações"...
O tópico é teu. Escolhe o título que quiseres :D Claro que se quiseres o "oficial" te vou chatear quando eu começar a impulsionar a secção de acções. Mas estás à vontade. A comunidade é nossa, não é só minha 8-)

A única coisa que já disse foi: Tópicos oficiais ou de um tema em específico podem perder a "coroa" se forem abandonados e outra pessoa quiser dinamizar o tema e fazer um tópico novo!
Penso que Tópico Geral de Ações faria mais sentido, dado que já estamos em 2023 e continuamos a debater sobre ações.

Quanto a ser oficial ou não, não sei o que consideras "oficial", por isso deixo ao teu critério. :D
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 20 fev 2023 13:43 Quanto a ser oficial ou não, não sei o que consideras "oficial", por isso deixo ao teu critério. :D
Oficial = "Tópico geral" como lhe chamas :D Não podemos ter um "tópico geral" abandonado ;) Só isso!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

Virtua Escreveu: 20 fev 2023 15:27
Ricardo Escreveu: 20 fev 2023 13:43 Quanto a ser oficial ou não, não sei o que consideras "oficial", por isso deixo ao teu critério. :D
Oficial = "Tópico geral" como lhe chamas :D Não podemos ter um "tópico geral" abandonado ;) Só isso!
Acho que neste momento não está abandonado, mas lá está, fica ao teu critério :D

Foi apenas uma ideia, para ser mais fácil para novos users identificar.
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 21 fev 2023 08:37 fica ao teu critério :D
Ao meu critério pk? Não me precisas de pedir autorização para alterar o título do teu tópico :D . Avança 8-) (por "razões" o admin está com o botão de editar posts desligado. Alteras o título tu? )

Que correctoras vocês usam para acções US? Fiz agora o acordo com a Trading 212 mas eles cobram 0.15% para compras noutras moedas que não a moeda base da conta (que no meu caso é EUR). Que outras opções vocês usam? Quais os tarifários?

Queria saber qual a mais vantajosa aqui para a comunidade (e para eu brincar tb)!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por CountMeIn »

Uso a DeGiro e a Trading212.

A DeGiro não cobra comissões na Bolsa Portuguesa e nas principais bolsas os custos são reduzidos. Sei que Hong Kong é um bocado caro comparativamente às outras bolsas por ex.

A Trading212 não cobra na compra, mas tem a taxa de câmbio e a de depósito, já não compro lá muito honestamente vou só usando o dinheiro que lá tenho já.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 21 fev 2023 22:34 Uso a DeGiro e a Trading212.

A DeGiro não cobra comissões na Bolsa Portuguesa e nas principais bolsas os custos são reduzidos. Sei que Hong Kong é um bocado caro comparativamente às outras bolsas por ex.

A Trading212 não cobra na compra, mas tem a taxa de câmbio e a de depósito, já não compro lá muito honestamente vou só usando o dinheiro que lá tenho já.
Uma IB não será melhor?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Tópico Geral de Ações

Mensagem por Ricardo »

Virtua Escreveu: 21 fev 2023 20:10
Ricardo Escreveu: 21 fev 2023 08:37 fica ao teu critério :D
Ao meu critério pk? Não me precisas de pedir autorização para alterar o título do teu tópico :D . Avança 8-) (por "razões" o admin está com o botão de editar posts desligado. Alteras o título tu? )

Que correctoras vocês usam para acções US? Fiz agora o acordo com a Trading 212 mas eles cobram 0.15% para compras noutras moedas que não a moeda base da conta (que no meu caso é EUR). Que outras opções vocês usam? Quais os tarifários?

Queria saber qual a mais vantajosa aqui para a comunidade (e para eu brincar tb)!
Done :) Não sabia que dava para eu alterar!

Eu nunca comprei ações em USD até hoje, compro sempre a versão EUR numa das bolsas europeias (Xetra sempre se houver a ação).

Para ações tenho investido com a Degiro. Como ações é uma parte minoritária do meu património de momento, não quis estar a abrir conta noutra plataforma só com o propósito de investir nelas.

E as comissões nas bolsas europeias não parecem nada por aí além, mas honestamente não explorei outras plataformas para comparar os custos.
Última edição por Ricardo em 22 fev 2023 12:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Ações para 2023

Mensagem por Virtua »

Ricardo Escreveu: 22 fev 2023 08:23 Eu nunca comprei ações em USD até hoje, compro sempre a versão EUR numa das bolsas europeias (Xetra sempre se houver a ação).
Sim. Tb reparei nisso na Trading 212. Há no Xetra cenas tipo ADRs (ao contrário) de acções americanas. Acho que já vi da tesla e da nvidia. Sim. Minimamente interessante, principalmente não tendo comissões na Trading 212 (que para já foi com quem fiz acordo comunidade/fórum).

Mas do que vi não dá para shortar (não falo de CFDs e dúvido que alguma vez na vida vá comprar disso). Fui cliente da IB há 20 anos e shortava mesmo. Penso que neste momento é semelhante ainda. O shortar para mim é essencial se a ideia é trading LOL (pk é para brincar, e testar uma cenas em python, para investir tenho os ETFs). O facto de eles terem uma API oficial tb joga a favor deles!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder