=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

ETFs alavancados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 16 jan 2023 15:14 Aqui o tópico sobre ETFs alavancados.
Não invistam.

Podem fechar o tópico. :lol: :lol: :lol: :lol:
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: ETFs

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 16 jan 2023 14:34
LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 13:59
Gajo Escreveu: 16 jan 2023 13:48

Já tive. Mas saí em Outubro 2021 (comecei em Jan 2019, portanto tive muita sorte), porque acabei por redefinir a minha carteira. E na realidade um ETF 2x mais não é que uma posição 2x no activo A (o que alavancas) e uma posição curta em cash. Sendo assim, preferi diminuir simplesmente a minha posição em cash e aumentar a posição em acções, dado o efeito ser praticamente o mesmo mas sem o risco depois dos subjacentes (swaps) do 2x.
Para quem quer investir em LETF, partilho nota de um curso de trading para definir pontos de entrada.
Atencão que mesmo usando este algoritmo, a nota apresenta falhas, já que não existem garantias certas.
Tal como bem referiste o efeito de lateralizacão para um LETF é um risco tremendo, sendo o resultado uma perda quase certa.
O que acho é quando este bear market terminar ou estiver prestas a acabar, vai muita gente entrar alavancada.
Eu de momento tb não tenho LETF.

Imagem
Especular em ETFs alavancados já é suficiente mau. Não vamos juntar análise técnica. Mais vale colocar tudo no preto 17 :lol:
Sem análise tecnica ou fundamental, qual então o critério a usar para decidir a compra de um titulo?
Há milhares de empresas cotadas dos mais diversos sectores que tolda a visão do investidor.
Sem um método a toma de decisão pode tornar-se obra do acaso.
O buy and hold não funciona num secular bull market.

O brilhante matemático Jim Simons - Medallion Fund conseguia 66%/ano (39% após comissões).
Infelizmente este fundo não está disponivel para ser comercializado.

https://www.cnbc.com/2019/11/05/how-jim ... arket.html
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 16:03 O brilhante matemático Jim Simons - Medallion Fund conseguia 66%/ano (39% após comissões).
Infelizmente este fundo não está disponivel para ser comercializado.
Há sempre pessoas que conseguem. Por cada um que consegue (depois de gastar milhões de dólares em R&D) há 10 mil que falham. Num secular bear market a pessoa comum (onde estamos todos nós que não temos um modelo de física em nosso nome) só há duas coisas a fazer. Aguentar e continuar a reforçar.

Sem um método a toma de decisão pode tornar-se obra do acaso.
A questão de se pensar que comprar um ETF é não fazer o trabalho de casa ou que é porque não se tem outro método de avaliar é um mito. O mercado é tão eficiente que o ETF bate a maioria dos fundos. É caso de eu acreditar que não faço melhor que o mercado e que o mundo vai continuar a evoluir.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por CountMeIn »

Corrijam-me se estiver errado, mas os swaps que estes ETF's usam são diários certo?
Ou seja, todas as subidas "fora de horas" acabam por não se refletir em ganho no ETF...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 16 jan 2023 19:11 Corrijam-me se estiver errado, mas os swaps que estes ETF's usam são diários certo?
Ou seja, todas as subidas "fora de horas" acabam por não se refletir em ganho no ETF...
Sim. Penso que os ETFs não variam "fora de horas", pelo menos os europeus. Não sei se os americanos variam em after-hours mas é caso de vermos. Há after-hours todos os dias :D
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por CountMeIn »

Nem sei calcular essas perdas, mas lembro-me que há uns tempos atrás vi um post a dizer que + de 50% do ganho do S&P é feito overnight, ou seja abre mais alto do que fechou no dia anterior.
Para mim retirei que era a principal razão dos ETF's alavancados não conseguirem nunca replicar a 100 ou 200% o índice.


edit: related https://www.barrons.com/articles/stock- ... 1662735525
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 16 jan 2023 19:46 Para mim retirei que era a principal razão dos ETF's alavancados não conseguirem nunca replicar a 100 ou 200% o índice.
Nada a ver. Eles duplicam (no caso de ser 2x) a rentabilidade diária. O probelma é esse. O pessoal pensa que duplicam a rentabilidade de longo prazo o que está MUITO longe de ser a realidade.

É aquela velha questão de uma acção que cai 50% precisa de subir 100% para voltar à estaca 0. Aqui contas semelhantes mas com um ETF 1x e um 2x. Tudo igual o 2x vai perder valor só de volatility decay. Mais nada. A matemática encarrega-se de fazer o dinheiro desaparecer :lol:

O estudo do artigo da Barrons é simples de fazer, apenas trabalhoso!!
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-16 201322.png
Captura de ecrã 2023-01-16 201322.png (3.18 KiB) Visto 2059 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por CountMeIn »

Virtua Escreveu: 16 jan 2023 20:15
CountMeIn Escreveu: 16 jan 2023 19:46 Para mim retirei que era a principal razão dos ETF's alavancados não conseguirem nunca replicar a 100 ou 200% o índice.
Nada a ver. Eles duplicam (no caso de ser 2x) a rentabilidade diária. O probelma é esse. O pessoal pensa que duplicam a rentabilidade de longo prazo o que está MUITO longe de ser a realidade.

É aquela velha questão de uma acção que cai 50% precisa de subir 100% para voltar à estaca 0. Aqui contas semelhantes mas com um ETF 1x e um 2x. Tudo igual o 2x vai perder valor só de volatility decay. Mais nada. A matemática encarrega-se de fazer o dinheiro desaparecer :lol:

O estudo do artigo da Barrons é simples de fazer, apenas trabalhoso!!

Sim, mas é o que estou a dizer.
Se grande parte da rentabilidade de um índice vem de ganhos overnight, os ETF's leveraged nunca vão conseguir replicar esse ganho, só o ganho intradiário.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 16 jan 2023 21:17 Sim, mas é o que estou a dizer.
Se grande parte da rentabilidade de um índice vem de ganhos overnight, os ETF's leveraged nunca vão conseguir replicar esse ganho, só o ganho intradiário.
Não. Não interessa quando veio o ganho. Se o S&P 500 subiu 1% face ao fecho de ontem o SSO vai subir 2%. Até pode ter aberto a subir 1.5% ou 4%. O "ganho" overnight (diferença entre o close de ontem e a abertura de hoje) não interessa pk em nada afecta a rentabilidade daquele dia.

EDIT: Eu não preciso de saber o open para calcular a rentabilidade de um ETF 2x. O open não afecta em nada!!

Da tua perspectiva, sim, os ETFs alavancados têm em consideração os ganhos "à noite". Isso é simplesmente refletido na rentabilidade do fecho seguinte, como num ETF normal
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Gajo »

CountMeIn Escreveu: 16 jan 2023 21:17 Sim, mas é o que estou a dizer.
Se grande parte da rentabilidade de um índice vem de ganhos overnight, os ETF's leveraged nunca vão conseguir replicar esse ganho, só o ganho intradiário.
O ganho de um ETF é face ao fecho do dia anterior.

Um 2x obtém esse ganho (ou perda) 2x diário (fecho do dia 1 menos fecho do dia zero), deduzido do custo diário do swap.
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por CountMeIn »

OK,

Na altura que me informei o que li é que eram utilizados contratos diários (abertos no opening e fechados no próprio dia no fecho de mercado) daí ter percebido que a maior parte da diferença de "tracking" era daí.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 16 jan 2023 22:50
Não há Gov. bonds alavancado? Só alavancado e inverse?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 15 fev 2023 18:43
Gajo Escreveu: 16 jan 2023 22:50
Não há Gov. bonds alavancado? Só alavancado e inverse?

Havia um de Bunds alavancados, mas foi liquidado em 2021 quando a Lyxor liquidou uns quantos 2x ( :x :cry: ).

Mas..... embora não seja 100% igual a um fundo de bonds com duração média mais elevada, não é será muito diferente. Ou seja, em vez de ter uma duração média (por exemplo) de 10 anos, esse 2x passava a ter uma duração média de 20 anos.

Imagem

Diria que é por essa razão que agora não existem ETFs desses, dado que um ETF não alavancado mas com duração superior acaba por funcionar de forma "semelhante".
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 15 fev 2023 18:59
Virtua Escreveu: 15 fev 2023 18:43
Gajo Escreveu: 16 jan 2023 22:50
Não há Gov. bonds alavancado? Só alavancado e inverse?

Havia um de Bunds alavancados, mas foi liquidado em 2021 quando a Lyxor liquidou uns quantos 2x ( :x :cry: ).

Mas..... embora não seja 100% igual a um fundo de bonds com duração média mais elevada, não é será muito diferente. Ou seja, em vez de ter uma duração média (por exemplo) de 10 anos, esse 2x passava a ter uma duração média de 20 anos.

Imagem

Diria que é por essa razão que agora não existem ETFs desses, dado que um ETF não alavancado mas com duração superior acaba por funcionar de forma "semelhante".
Pois mas eu estava mesmo à procura de algo estilo UBT. 20 years+ 2x levarage
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs alavancados

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 15 fev 2023 19:11 Pois mas eu estava mesmo à procura de algo estilo UBT. 20 years+ 2x levarage
Bunds 40Y ftw :lol: :lol: :lol:

Contenta-te com o LU1686832194 8-)
Responder