Ajuda/Sugestões

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 416
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

CountMeIn Escreveu: 10 fev 2023 19:12
Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará

Refuto eu essa do fundo misto. :D :D :D :lol:

Porque o fundo misto da Acatis, de 80/20, fica atrás de um ETF semelhante (custos, custos, custos!)

Imagem
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 12:25

Diria que se o objectivo é 3% deverias olhar para os certificados, que já vão para 3.5% este mês (para quem fizer agora, ou seja, sem prémio de premanência). Junta uns pozinhos de MSCI World (via IWDA) ou S&P 500 (via CSPX). O primeiro tem uma rentabilidade histórica nos 9% e o segundo nos 10%+. Mas têm quedas de 50% de vez em quando e 30% não é nada de anormal.
O S&P 500 (via CSPX) é transacionado em USD, não será uma desvantagem tendo em conta taxas de cambio ou achas que o dólar "pesará" mais que o euro na altura de vender?
CountMeIn Escreveu: 10 fev 2023 19:12 Aqui tens o que eu faria +- na tua posição:

- 50k Certificados Aforro (3 depósitos ao invés de manter tudo de uma vez, para ter sempre liquidez, ou seja, 20k em Fevereiro, (ficas com 30k contigo), 15k em Março (Ficas com 15k contigo), 15k em Abril ( e em Maio já podes levantar 20k se for necessário).

- 170k em IWDA (ETF de Ações das maiores empresas do Mundo, que devem continuar a vender produtos/serviços no mundo inteiro) investidos ao longo de 6 meses ( 50k agora, 20k no mês seguinte etc)

- 80k investidos em Obrigações Europeias - por exemplo LU1650490474 lump sum

- 30k investidos em Obrigações de empresas (com maior risco e retorno) - por exemplo IE00B6YX5M31

- 90k investidos num fundo de investimento Misto, gerido ativamente - por exemplo DE000A0X7541

- 50k investidos em ETF's ou FI's de setores - No meu caso setor bancário e Energético este ano, sendo que provavelmente alteraria este investimento no 3º trimestre de 2023. IE00B3Q19T94 e IE00BKWQ0F09 (Europa) ou IE00BM67HM91 (Mundial)

- 30k investidos em Ações individuais, principalmente Portuguesas, sendo que eu iria rodar este dinheiro regular e ativamente.


Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará, podem sugerir alternativas mas devem de certeza concordar que são boas opções, pelo que se quiseres manter a coisa mais simples divide entre estes 3 produtos.

Boa sorte
Excelente contribuição, sem complicar e com a indicação dos produtos para eu estudar e comparar, não digo que vou replicar mas irei tirar daqui as bases para a minha carteira.
D@emoon Escreveu: 10 fev 2023 19:26 Kosta não és cliente do Best? tens lá o Seguro Best Invest 3 carteiras diferentes e com eficiência fiscal a partir de 5 anos, mais um PPR e um Fundo Misto e nem me preocupava mais com isso :roll:
Sim, inclusive abri hoje conta Best Trading Pro.
O que me sugeres são carteiras de gestão ativa, algo que já tenho no Bankinter e talvez não seja o melhor produto tal como o PPR que tenho no BIG, os desempenhos ficam aquém e as comissões são elevadas, não acredito que o Best faça muito melhor.
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 10 fev 2023 19:26 Kosta não és cliente do Best? tens lá o Seguro Best Invest 3 carteiras diferentes e com eficiência fiscal a partir de 5 anos
Estarás a falar do Unit Linked?
Esse tem 5 carteiras diferentes.
Seguro Best Invest não estou a ver o que isso seja...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 11 fev 2023 00:14
D@emoon Escreveu: 10 fev 2023 19:26 Kosta não és cliente do Best? tens lá o Seguro Best Invest 3 carteiras diferentes e com eficiência fiscal a partir de 5 anos
Estarás a falar do Unit Linked?
Esse tem 5 carteiras diferentes.
Seguro Best Invest não estou a ver o que isso seja...
É esse, para mim só olho para as 3 carteiras mais conservadoras, as outras duas são geridas pela Haitong e não são tão interessantes acho.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por D@emoon »

Kosta que comissões elevadas? É um Unit Linked, seguro em forma de fundo de investimento, com taxas de IRS mais baixas a partir dos 5 anos, não sei as rentabilidades do que tens no Bankiter e BiG.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 11 fev 2023 00:29
jcab Escreveu: 11 fev 2023 00:14
D@emoon Escreveu: 10 fev 2023 19:26 Kosta não és cliente do Best? tens lá o Seguro Best Invest 3 carteiras diferentes e com eficiência fiscal a partir de 5 anos
Estarás a falar do Unit Linked?
Esse tem 5 carteiras diferentes.
Seguro Best Invest não estou a ver o que isso seja...
É esse, para mim só olho para as 3 carteiras mais conservadoras, as outras duas são geridas pela Haitong e não são tão interessantes acho.
As outras 2 é que são mais interessantes até
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 11 fev 2023 01:04
D@emoon Escreveu: 11 fev 2023 00:29
jcab Escreveu: 11 fev 2023 00:14

Estarás a falar do Unit Linked?
Esse tem 5 carteiras diferentes.
Seguro Best Invest não estou a ver o que isso seja...
É esse, para mim só olho para as 3 carteiras mais conservadoras, as outras duas são geridas pela Haitong e não são tão interessantes acho.
As outras 2 é que são mais interessantes até
Para o que o Kosta pretende acho que não, mas é algo a analisar pelo próprio 😁
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

D@emoon Escreveu: 11 fev 2023 00:31 Kosta que comissões elevadas? É um Unit Linked, seguro em forma de fundo de investimento, com taxas de IRS mais baixas a partir dos 5 anos, não sei as rentabilidades do que tens no Bankiter e BiG.
Curiosamente o produto que tenho no Bankinter parece ser o mesmo Unit Linked, vou colocar aqui o extrato dos custos de gestão de 2021, só nos 3 primeiros meses foram quase 150€.

Imagem
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por D@emoon »

Kosta Escreveu: 11 fev 2023 12:06
D@emoon Escreveu: 11 fev 2023 00:31 Kosta que comissões elevadas? É um Unit Linked, seguro em forma de fundo de investimento, com taxas de IRS mais baixas a partir dos 5 anos, não sei as rentabilidades do que tens no Bankiter e BiG.
Curiosamente o produto que tenho no Bankinter parece ser o mesmo Unit Linked, vou colocar aqui o extrato dos custos de gestão de 2021, só nos 3 primeiros meses foram quase 150€.

Imagem
Impossível ser o mesmo, este é exclusivo no Best, gerido por eles em parceria com a GNB, os custos é a gestão que não vês tal como um fundo de investimento.

https://www.bancobest.pt/ptg/best_unit-linked
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 416
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 10 fev 2023 23:57 O S&P 500 (via CSPX) é transacionado em USD, não será uma desvantagem tendo em conta taxas de cambio ou achas que o dólar "pesará" mais que o euro na altura de vender?
O CSPX é transaccionado em várias bolsas em Euros.

E mesmo que transacciones numa bolsa em USD, a diferença será totalmente imaterial (corresponderá apenas aos custos de cambiares o Euro para o USD e do USD para Euro pela tua correctora).

Quanto ao valor do USD vs Euro, não penses nesses termos. Se o USD valorizar, então o CSPX em Euros valoriza. E se desvalorizar, então ocorre o contrário. Sendo que as empresas americanas com lucros na Europa, terão os seus lucros em USD inflaccionados se o USD desvalorizar face ao Euro.

Portanto...não penses muito nisso, porque o Forex é um simples jogo de soma nula.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Após alguma leitura e pesquisa decidi avançar para os ETFs, numa primeira fase irei entrar com 10% do capital utilizando a plataforma Best Trading Pro, vou dividir a stake em 3 partes, 2 partes para ações e 1 parte para obrigações, portanto 66%/33%.

As ações serão as sugeridas aqui no tópico, MSCI World (via IWDA) + S&P 500 (via CSPX), quanto às obrigações ainda não consegui escolher.
Mundiais
Europeias
Gov
Aggregate
Corporate

Venham daí sugestões para eu comparar...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 12 fev 2023 12:24 Após alguma leitura e pesquisa decidi avançar para os ETFs, numa primeira fase irei entrar com 10% do capital utilizando a plataforma Best Trading Pro, vou dividir a stake em 3 partes, 2 partes para ações e 1 parte para obrigações, portanto 66%/33%.

As ações serão as sugeridas aqui no tópico, MSCI World (via IWDA) + S&P 500 (via CSPX), quanto às obrigações ainda não consegui escolher.
Mundiais
Europeias
Gov
Aggregate
Corporate

Venham daí sugestões para eu comparar...
ETFs de obrigações só há basicamente dois que fazem sentido numa carteira como a que pretendes. World aggregate eur hedged ou euro gov. ETFs exemplo são o EUNA e o MTX (mas há muitos mais semelhantes). Podes pesquisar no just etf com os filtros. O importante é ser físico e acc
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por jcab »

Kosta Escreveu: 12 fev 2023 12:24 Após alguma leitura e pesquisa decidi avançar para os ETFs, numa primeira fase irei entrar com 10% do capital utilizando a plataforma Best Trading Pro, vou dividir a stake em 3 partes, 2 partes para ações e 1 parte para obrigações, portanto 66%/33%.

As ações serão as sugeridas aqui no tópico, MSCI World (via IWDA) + S&P 500 (via CSPX), quanto às obrigações ainda não consegui escolher.
Mundiais
Europeias
Gov
Aggregate
Corporate

Venham daí sugestões para eu comparar...
E tens noção do benefício fiscal de um Unit Linked a longo prazo , certo?
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Compras feitas para hoje, vou deixar aqui os prints, não vá eu ter feito algo errado...

Imagem

Não consegui entender exatamente porque fiquei de imediato com mais de 200€ de perdas no CSPX, penso ser devido à conversão EUR/USD, podem confirmar se é mesmo assim?

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 13 fev 2023 15:48 Compras feitas para hoje, vou deixar aqui os prints, não vá eu ter feito algo errado...

Imagem

Não consegui entender exatamente porque fiquei de imediato com mais de 200€ de perdas no CSPX, penso ser devido à conversão EUR/USD, podem confirmar se é mesmo assim?

Imagem
Não sei porque estás com perdas,podem ser de comissões. Não é app/ferramente que eu use por isso não sei. Mas o CSPX existe em EUR. Não necessitas comprar em londres em USD
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder