=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Ajuda/Sugestões

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Cerca de ano e meio atrás decidi aventurar-me nos investimentos, coloquei 10% do meu capital num FI do Bankinter e outros 10% num PPR do BIG.
A minha literacia financeira era inexistente de tal modo que nem sei o nome dos produtos ou quais as comissões pagas, conclusão, comprei em altas e depressa entrei no negativo, agora é esperar que atinja o break even para resgatar ou quem sabe continuar após avaliar se realmente são bons produtos, entretanto também já coloquei mais 20% em DP e outros 10% em CA.

Atualmente tenho perdido algum tempo a aprender um pouco mais de investimentos e tenciono investir mais 20% do meu capital mas ainda tenho muitas duvidas e preciso de ajuda.

No longo prazo qual o produto que no geral se espera ter melhor rendimento, PPR, Fundos ou ETFs?

Tendo em conta histórico e comissões podem-me sugerir 2 ou 3 boas opções de cada produto?

No caso dos ETFs para uma compra isolada vale a pena abrir conta numa corretora ou posso comprar nos bancos?
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Kosta Escreveu: 07 fev 2023 19:58 Cerca de ano e meio atrás decidi aventurar-me nos investimentos, coloquei 10% do meu capital num FI do Bankinter e outros 10% num PPR do BIG.
A minha literacia financeira era inexistente de tal modo que nem sei o nome dos produtos ou quais as comissões pagas, conclusão, comprei em altas e depressa entrei no negativo, agora é esperar que atinja o break even para resgatar ou quem sabe continuar após avaliar se realmente são bons produtos, entretanto também já coloquei mais 20% em DP e outros 10% em CA.
Podes começar precisamente por aí, perceber os conceitos básicos a nível de investimento e a partir daí analisar os produtos que subscreveste. Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS e subscrever novos produtos de nível de risco semelhante.
Nota, por estares a negativo não quer dizer que o fundo seja mau, apanhaste um ano de 2022 que foi negativo para a grande generalidade do mercado.
Kosta Escreveu: 07 fev 2023 19:58 No longo prazo qual o produto que no geral se espera ter melhor rendimento, PPR, Fundos ou ETFs?
Depende, há PPR, fundos e ETFs com níveis de risco diferentes. o veículo de investimento por si mesmo não quer dizer muito.
Kosta Escreveu: 07 fev 2023 19:58Tendo em conta histórico e comissões podem-me sugerir 2 ou 3 boas opções de cada produto?
Mais uma vez, depende, tens que ver que nível de risco pretendes, já deu para perceber que és avesso ao risco, o que não é mau, quando se está a aprender não convém entrar logo de cabeça.

Acima de tudo antes de tomar decisões do que quer que seja deves tentar perceber conceitos. O que são acções, obrigações, liquidez, diversificação, níveis de risco, horizontes temporais etc.
Podes começar mesmo por este fórum,

viewforum.php?f=14
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 07 fev 2023 19:58 Atualmente tenho perdido algum tempo a aprender um pouco mais de investimentos e tenciono investir mais 20% do meu capital mas ainda tenho muitas duvidas e preciso de ajuda.
Não te foques tanto no produto para já. Pensa qual é o teu horizonte temporal? Qual o teu nível de risco (qual o máximo de perdas que estarias disposto a aceitar antes de vender por exemplo)? Que retornos estás à espera obter?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por LongTerm »

Kosta Escreveu: 07 fev 2023 19:58 Cerca de ano e meio atrás decidi aventurar-me nos investimentos, coloquei 10% do meu capital num FI do Bankinter e outros 10% num PPR do BIG.
A minha literacia financeira era inexistente de tal modo que nem sei o nome dos produtos ou quais as comissões pagas, conclusão, comprei em altas e depressa entrei no negativo, agora é esperar que atinja o break even para resgatar ou quem sabe continuar após avaliar se realmente são bons produtos, entretanto também já coloquei mais 20% em DP e outros 10% em CA.

Atualmente tenho perdido algum tempo a aprender um pouco mais de investimentos e tenciono investir mais 20% do meu capital mas ainda tenho muitas duvidas e preciso de ajuda.

No longo prazo qual o produto que no geral se espera ter melhor rendimento, PPR, Fundos ou ETFs?

Tendo em conta histórico e comissões podem-me sugerir 2 ou 3 boas opções de cada produto?

No caso dos ETFs para uma compra isolada vale a pena abrir conta numa corretora ou posso comprar nos bancos?
Tendo em conta histórico e comissões podem-me sugerir 2 ou 3 boas opções de cada produto?


ETF S&P500, para comecar
Em alternativa Invesco QQQ ou Vanguard VGT.
Prazo temporal: 5 anos
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2023 22:04

Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS
Não é bem assim.

Só podes deduzir às mais-valias do mesmo tipo de rendimento.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por JRJordao »

Gajo Escreveu: 08 fev 2023 11:05
3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2023 22:04 Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS
Não é bem assim.

Só podes deduzir às mais-valias do mesmo tipo de rendimento.
No IRS passado abateram-me menos-valias de produto financeiro a mais-valias imobiliárias.

Parece bastar serem da mesma categoria fiscal. Venda/resgate de produtos financeiros e imóveis no mesmo "saco".

Juros e dividendos já estão noutra categoria e não se podem "misturar" com os anteriores.
Última edição por JRJordao em 08 fev 2023 11:15, editado 1 vez no total.
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

JRJordao Escreveu: 08 fev 2023 11:10
Gajo Escreveu: 08 fev 2023 11:05
3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2023 22:04 Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS
Não é bem assim.

Só podes deduzir às mais-valias do mesmo tipo de rendimento.
No IRS passado abateram-me menos-valias de produto financeiro a mais-valias imobiliárias.

Parece bastar serem da mesma categoria.
É tudo tratado como incremento patrimonial (cat g.), aka "mesmo tipo de rendimento" 8-)
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por JRJordao »

Gajo Escreveu: 08 fev 2023 11:14
JRJordao Escreveu: 08 fev 2023 11:10 No IRS passado abateram-me menos-valias de produto financeiro a mais-valias imobiliárias.

Parece bastar serem da mesma categoria.
É tudo tratado como incremento patrimonial (cat g.), aka "mesmo tipo de rendimento" 8-)
Ah, referias-te à definição fiscal e não popular. :)
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

;) Sempre definição fiscal, meu caro
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2023 22:04
Podes começar precisamente por aí, perceber os conceitos básicos a nível de investimento e a partir daí analisar os produtos que subscreveste. Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS e subscrever novos produtos de nível de risco semelhante.
Nota, por estares a negativo não quer dizer que o fundo seja mau, apanhaste um ano de 2022 que foi negativo para a grande generalidade do mercado.
Não penso resgatar com perdas até porque estão a recuperar bem, foi duro logo nos primeiros investimentos levar com covid, guerra e inflação mas está a ser um teste a minha aversão ao risco.
Vou deixar aqui os produtos subscritos para me ajudarem a decidir acerca deles.
PPR BIG EQUILIBRADO
https://www.big.pt/OndeInvestir/GestaoC ... oard=False
TS GESTÃO CARTEIRAS 4
https://www.bankinter.pt/investimentos/ ... arteiras-4
Mais uma vez, depende, tens que ver que nível de risco pretendes, já deu para perceber que és avesso ao risco, o que não é mau, quando se está a aprender não convém entrar logo de cabeça.
Virtua Escreveu: 07 fev 2023 22:37 Não te foques tanto no produto para já. Pensa qual é o teu horizonte temporal? Qual o teu nível de risco (qual o máximo de perdas que estarias disposto a aceitar antes de vender por exemplo)? Que retornos estás à espera obter?
O meu nível de risco é moderado, quero arriscar para ter um rendimento razoável mas também não pretendo uma "montanha russa de emoções".
Tenho 43 anos e digamos que já me aposentei, tenho um pé de meia confortável para viver até a velhice mas não posso ter o capital parado, a partir de 3% ano já seria aceitável, o meu objetivo é garantir uma reforma digna porque a da Segurança Social vai ser miserável.
LongTerm Escreveu: 08 fev 2023 07:02 ETF S&P500, para comecar
Em alternativa Invesco QQQ ou Vanguard VGT.
Prazo temporal: 5 anos
Ora aqui estão sugestões que irei ter em conta, portanto achas que o meu foco deve ir para os ETFs?

Esqueci de salientar que não pretendo incluir qualquer produto em deduções fiscais no IRS, como já não tenho rendimentos de trabalho é inútil, por outro lado consigo recuperar os 28% da taxa liberatória. Para mim a taxa é sempre bruta.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 08 fev 2023 11:55 Tenho 43 anos e digamos que já me aposentei, tenho um pé de meia confortável para viver até a velhice
Parabéns!
Kosta Escreveu: 08 fev 2023 11:55 Esqueci de salientar que não pretendo incluir qualquer produto em deduções fiscais no IRS, como já não tenho rendimentos de trabalho é inútil, por outro lado consigo recuperar os 28% da taxa liberatória. Para mim a taxa é sempre bruta.
Podes declarar menos-valias com englobamento e nos anos seguintes abatê-las a mais-valias reduzindo assim o imposto a pagar sobre elas.

Querias talvez dizer que para ti a taxa é sempre líquida? Depende do volume de rendimentos e deduções.

Certificados de aforro podem ser uma boa opção "sem stress" para parte do capital.
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por LongTerm »

Kosta Escreveu: 08 fev 2023 11:55
3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2023 22:04
Podes começar precisamente por aí, perceber os conceitos básicos a nível de investimento e a partir daí analisar os produtos que subscreveste. Se os produtos que tens subscritos são efetivamente maus pode compensar fazer o resgate dos mesmos, deduzir as menos valias no IRS e subscrever novos produtos de nível de risco semelhante.
Nota, por estares a negativo não quer dizer que o fundo seja mau, apanhaste um ano de 2022 que foi negativo para a grande generalidade do mercado.
Não penso resgatar com perdas até porque estão a recuperar bem, foi duro logo nos primeiros investimentos levar com covid, guerra e inflação mas está a ser um teste a minha aversão ao risco.
Vou deixar aqui os produtos subscritos para me ajudarem a decidir acerca deles.
PPR BIG EQUILIBRADO
https://www.big.pt/OndeInvestir/GestaoC ... oard=False
TS GESTÃO CARTEIRAS 4
https://www.bankinter.pt/investimentos/ ... arteiras-4
Mais uma vez, depende, tens que ver que nível de risco pretendes, já deu para perceber que és avesso ao risco, o que não é mau, quando se está a aprender não convém entrar logo de cabeça.
Virtua Escreveu: 07 fev 2023 22:37 Não te foques tanto no produto para já. Pensa qual é o teu horizonte temporal? Qual o teu nível de risco (qual o máximo de perdas que estarias disposto a aceitar antes de vender por exemplo)? Que retornos estás à espera obter?
O meu nível de risco é moderado, quero arriscar para ter um rendimento razoável mas também não pretendo uma "montanha russa de emoções".
Tenho 43 anos e digamos que já me aposentei, tenho um pé de meia confortável para viver até a velhice mas não posso ter o capital parado, a partir de 3% ano já seria aceitável, o meu objetivo é garantir uma reforma digna porque a da Segurança Social vai ser miserável.
LongTerm Escreveu: 08 fev 2023 07:02 ETF S&P500, para comecar
Em alternativa Invesco QQQ ou Vanguard VGT.
Prazo temporal: 5 anos
Ora aqui estão sugestões que irei ter em conta, portanto achas que o meu foco deve ir para os ETFs?

Esqueci de salientar que não pretendo incluir qualquer produto em deduções fiscais no IRS, como já não tenho rendimentos de trabalho é inútil, por outro lado consigo recuperar os 28% da taxa liberatória. Para mim a taxa é sempre bruta.
Ora aqui estão sugestões que irei ter em conta, portanto achas que o meu foco deve ir para os ETFs?
>Sem conhecer a tua situacão em particular diria que S&P500 ETF faz todo o sentido, para ter pelo menos 3 anos. Tudo menor que 3-5 anos é perda de tempo.
Porque náo fazer uma entrada pequena (p. ex 5'000 euros) e ir acompanhando?...
PS: já viste que os saldos das accões da Microsft estão a acabar? Opcão também a ter conta (2'000 euros).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 08 fev 2023 11:55 O meu nível de risco é moderado, quero arriscar para ter um rendimento razoável mas também não pretendo uma "montanha russa de emoções".
Tenho 43 anos e digamos que já me aposentei, tenho um pé de meia confortável para viver até a velhice mas não posso ter o capital parado, a partir de 3% ano já seria aceitável, o meu objetivo é garantir uma reforma digna porque a da Segurança Social vai ser miserável.
Diria que se o objectivo é 3% deverias olhar para os certificados, que já vão para 3.5% este mês (para quem fizer agora, ou seja, sem prémio de premanência). Junta uns pozinhos de MSCI World (via IWDA) ou S&P 500 (via CSPX). O primeiro tem uma rentabilidade histórica nos 9% e o segundo nos 10%+. Mas têm quedas de 50% de vez em quando e 30% não é nada de anormal.

Por isso falei na queda que consegues aguentar sem stress. Principalmente se 60 ou 70% do teu capital estiver em certificados de aforro (porque não precisas de muito risco para atingir os 3%+) podes passar a assumir que as quedas na carteira são um terço das quedas possíveis do S&P 500. Ou seja, esporadicamente quedas de 15 a 20% mas de uma forma geral raramente maiores que 10% durante muito tempo (Quedas totais da carteira) .

Sim. A longo prazo recomendo ETFs também.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

JRJordao Escreveu: 08 fev 2023 12:04 Querias talvez dizer que para ti a taxa é sempre líquida? Depende do volume de rendimentos e deduções.

Certificados de aforro podem ser uma boa opção "sem stress" para parte do capital.
Sim tens razão, taxa liquida.
Já coloquei 10% em Certificados de Aforro, até queria meter lá mais mas boa parte do meu capital é proveniente de cripto e trading desportivo (não tributado) e não quero problemas com o fisco.
LongTerm Escreveu: 08 fev 2023 12:18 Sem conhecer a tua situacão em particular diria que S&P500 ETF faz todo o sentido, para ter pelo menos 3 anos. Tudo menor que 3-5 anos é perda de tempo.
Porque náo fazer uma entrada pequena (p. ex 5'000 euros) e ir acompanhando?...
PS: já viste que os saldos das accões da Microsft estão a acabar? Opcão também a ter conta (2'000 euros).
Num horizonte temporal superior a 10 anos também recomendarias ETFs ou PPR/FUNDOS poderá ser mais adequado?
Virtua Escreveu: 08 fev 2023 12:25 Diria que se o objectivo é 3% deverias olhar para os certificados, que já vão para 3.5% este mês (para quem fizer agora, ou seja, sem prémio de premanência). Junta uns pozinhos de MSCI World (via IWDA) ou S&P 500 (via CSPX). O primeiro tem uma rentabilidade histórica nos 9% e o segundo nos 10%+. Mas têm quedas de 50% de vez em quando e 30% não é nada de anormal.

Por isso falei na queda que consegues aguentar sem stress. Principalmente se 60 ou 70% do teu capital estiver em certificados de aforro (porque não precisas de muito risco para atingir os 3%+) pode passar a assumir que as quedas na carteira são um terço das quedas possíveis do S&P 500. Ou seja, esporadicamente quedas de 15 a 20% mas de uma forma geral raramente maiores que 10% durante muito tempo.

Sim. A longo prazo recomendo ETFs também.
Como já referi acima não irei ultrapassar os 10% em certificados e ainda me sobra 50% do capital para investir, mesmo que coloque 10% em ETFs ainda tenho margem para algo mais, até ao momento tenho:
Deposito a Prazo - 20%
Certificados de Aforro - 10%
Fundo Seguro de Investimento - 10%
PPR - 10%
ETFs - 10%

Devo manter o restante à ordem?
Devo acrescentar mais capital em algum destes produtos (exceto CA), talvez PPR?

Ainda não me deram uma opinião sobre os produtos que referi ter subscrito sem conhecimento, se alguém puder perder 2min. agradecia.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 08 fev 2023 15:05 Num horizonte temporal superior a 10 anos também recomendarias ETFs ou PPR/FUNDOS poderá ser mais adequado?
Quanto maior o prazo mais deves ir para ETFs devido aos baixos custos.
Kosta Escreveu: 08 fev 2023 15:05 Devo manter o restante à ordem?
Não. Se CA estão fora de questão deves ir para fundos obrigacionista, provavelmente gov ou aggregate de qualidade. Neste momento a taxa esperada a 8 anos anda pelos 3% +/-
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder