=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Ajuda/Sugestões

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Virtua Escreveu: 09 fev 2023 11:07 Não sei o que estás a ver mas não é o EUNA, de certeza

https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 5#overview
Estava a ver no site da Ishares.
Mas estava a ver no ETF errado.
Desculpem.

O que eu estava a ver era a maior posição desse fundo EUNA e essa é que tem esses valores.
BlackRock ICS US Dollar Liquidity Fund
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Stormer Escreveu: 09 fev 2023 11:34 BlackRock ICS US Dollar Liquidity Fund
Quando o "Depósito a prazo"/money market está a dar 4.5% não tenho problema nenhum em que eles tenham bastante disso :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 08 fev 2023 23:02 Tens aqui Exemplo de 3 carteiras (Para a semana provavelmente vou colocar mais 3)

https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/ETFs-Agr (80% IWDA/20% MTX)
https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/ETFs-Mod (50% IWDA/50% MTX)
https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/ETFs-Cons (30% IWDA/70% MTX)

IWDA => https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/IWDA
MTX => https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/MTX

Tb gosto muito (e tenho) EUNA em vez de MTX

EUNA => https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/EUNA
Gajo Escreveu: 08 fev 2023 23:59 Depois de teres interiorizado como funciona isto do "investimento passivo", poderás começar a escolher a tua carteira de investimentos, a qual deverá passar pelos seguintes activos:

- acções mundiais
- obrigações soberanas
- ouro (activo "optativo" e que não é nada consensual)
Vamos lá ver, eu agradeço muito o vosso empenho mas no meu entender isto é matéria para um nível mais avançado, nesta fase apenas pretendo aplicar o capital em CA, DP, PPR/FI, ETF, o mais breve possível para aproveitar a baixa dos mercados e as taxas de juro mais atrativas, algo básico para vocês mas complexo para mim porque dentro destes produtos existem centenas ou milhares de opções e nem todas válidas como ficou patente num post anterior em que foram consideradas por lixo. As ações, obrigações avulso e outros ativos ficam para mais tarde precisamente por eu ainda não ter conhecimentos para tal.

Gosto muito de ler e inclusive já li alguma coisa sobre investimentos mas nada se compara ao conhecimento transmitido por quem já trilhou o caminho que estou a iniciar, há duvidas e questões que não podemos fazer a um livro.

Dito isto e se ainda me quiserem ajudar façamos o seguinte exercício tendo em conta que apenas 10% iriam para certificados.

43 anos, sem filhos (a trabalhar para isso), sem dividas e com 500k para investir a longo prazo com um nível de risco moderado, onde e em que percentagem aplicariam o capital dentro dos produtos que referi?

Podem fazer referencia á opção em especifico dentro dos produtos para eu não ter de perguntar mais tarde, ex: ETF # S&P500
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 09 fev 2023 12:46 Vamos lá ver, eu agradeço muito o vosso empenho mas no meu entender isto é matéria para um nível mais avançado, nesta fase apenas pretendo aplicar o capital em CA, DP, PPR/FI, ETF, o mais breve possível para aproveitar a baixa dos mercados e as taxas de juro mais atrativas, algo básico para vocês mas complexo para mim porque dentro destes produtos existem centenas ou milhares de opções e nem todas válidas como ficou patente num post anterior em que foram consideradas por lixo. As ações, obrigações avulso e outros ativos ficam para mais tarde precisamente por eu ainda não ter conhecimentos para tal.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Gargalhei (não me leves a mal).

Quando falo em acções, obrigações, naturalmente que não falo em investir directamente X na Amazona ou Y na Meitabook, ou Z nas obrigações da República das Bananas.

Falo naturalmente em investir nisso tudo, mas através da forma mais simples de o fazer (FIs ou ETFs), sem teres de andar a comprar individualmente 1000 acções (só o trabalho, fonix!) ou 100 obrigações.

Por isso te digo para primeiro leres aqueles 2 livros. Se já estás "retirado", tens tempo para ler 400 páginas em 2 ou 3 semanas. Ou num mês ou dois, que é indiferente para quem ainda tem uns 40 anos de vida pela frente.

E não tenhas pressa para investir agora porque "quero beneficiar do fundo". O fundo foi atingido há várias semanas. Mudou alguma coisa quando o SP500 estava a 3400 pontos face agora que está a 4100 pontos?

Kosta Escreveu: 09 fev 2023 12:46 Gosto muito de ler e inclusive já li alguma coisa sobre investimentos mas nada se compara ao conhecimento transmitido por quem já trilhou o caminho que estou a iniciar, há duvidas e questões que não podemos fazer a um livro.

Dito isto e se ainda me quiserem ajudar façamos o seguinte exercício tendo em conta que apenas 10% iriam para certificados.

43 anos, sem filhos (a trabalhar para isso), sem dividas e com 500k para investir a longo prazo com um nível de risco moderado, onde e em que percentagem aplicariam o capital dentro dos produtos que referi?

Podem fazer referencia á opção em especifico dentro dos produtos para eu não ter de perguntar mais tarde, ex: ETF # S&P500
10% é cash então, logo 90% será para investimento.

Pergunta: qual é percentagem de perdas momentâneas que estás disposto a perder (não sei o que é isso do risco moderado)?

Pegas nessa percentagem e assume que um fundo/ETF de acções mundial pode ter perdas de 50% (nos últimos 25 anos foi o que aconteceu...sendo que o MSCI World em Euros esteve em perdas nominais entre 2000 e 2013... e as reais deve ter sido mais 2 ou 3 anos, só para teres um pouco de perspectiva) para chegares à percentagem alocada às acções. Depois é escolher um fundo/ETF de obrigações (o @Virtua já sinalizou 2 ETFs).

Se queres saber qual é a alocação modelo da minha carteira, será algo como (investido tudo através de ETFs):

- 60% acções
- 20% obrigações
- 20% ouro

PS: Com esses valores, não invistas apenas num ETF de acções mundiais. Reparte entre 2 ou 3 ETFs diferentes, mas de gestoras diferentes. "Não ter os ovos, etc etc etc já diz o povo".
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Virtua Escreveu: 09 fev 2023 12:11
Stormer Escreveu: 09 fev 2023 11:34 BlackRock ICS US Dollar Liquidity Fund
Quando o "Depósito a prazo"/money market está a dar 4.5% não tenho problema nenhum em que eles tenham bastante disso :lol:
Mas diz-me uma coisa, é um ETF que está negativo á alguns anos 2020/2021/2022 o que te leva a investir nele ?
Achas que as obrigações vão começar a subir ?
O que vês nesse fundo ?

Obrigado
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Stormer Escreveu: 09 fev 2023 13:53 Mas diz-me uma coisa, é um ETF que está negativo á alguns anos 2020/2021/2022 o que te leva a investir nele ?
Achas que as obrigações vão começar a subir ?
O que vês nesse fundo ?

Obrigado
Estás a olhar para o ângulo errado (mais 1x, estás a olhar para o activo de forma isolada, quando deves é olhar para a carteira como um todo).

As obrigações (tal como o ouro) servem para servir de contrabalanço numa carteira, para aparar as quedas em bear markets (já agora, os CA correspondem a obrigações a 3 meses, mas não digas a ninguém) e te deixarem dormir bem à noite.

Se a única coisa importante fossem as rentabilidades, então estaríamos todos a escolher um ETF 2x (alavancado). No entanto direi que 99,99% dos investidores não está preparado para a sua volatilidade (e têm toda a razão!)
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 09 fev 2023 14:01
Stormer Escreveu: 09 fev 2023 13:53 Mas diz-me uma coisa, é um ETF que está negativo á alguns anos 2020/2021/2022 o que te leva a investir nele ?
Achas que as obrigações vão começar a subir ?
O que vês nesse fundo ?

Obrigado
Estás a olhar para o ângulo errado (mais 1x, estás a olhar para o activo de forma isolada, quando deves é olhar para a carteira como um todo).

As obrigações (tal como o ouro) servem para servir de contrabalanço numa carteira, para aparar as quedas em bear markets (já agora, os CA correspondem a obrigações a 3 meses, mas não digas a ninguém) e te deixarem dormir bem à noite.

Se a única coisa importante fossem as rentabilidades, então estaríamos todos a escolher um ETF 2x (alavancado). No entanto direi que 99,99% dos investidores não está preparado para a sua volatilidade (e têm toda a razão!)
Estás a olhar para o ângulo errado (mais 1x, estás a olhar para o activo de forma isolada, quando deves é olhar para a carteira como um todo).

Não estou, e percebo a diversificação, a única coisa que não estou a entender é o seguinte, se não estiver a ver que o ETF tem perspetivas de valorizar então também não me serve em carteira pois se continuar a perder valor ainda fico pior que deixar o dinheiro exposto á inflação.
Por isso estar a fazer a pergunta do porque este ETF.
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Então porque deixas 10% da tua carteira em CAs?

Estás a perder dinheiro também face à actual inflação ;)
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 09 fev 2023 14:24 Então porque deixas 10% da tua carteira em CAs?

Estás a perder dinheiro também face à actual inflação ;)
Isso é o que eu disse se penso que vou ficar negativo no ETF mais vale ficar exposto á inflação ou aplicar em Certificados de Aforro.
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Mas sabes que estás a perder nos CAs certo? Logo por essa bitola não devias meter nada em CAs.

E como é que consegues concluir ex-ante que um ETF de obrigações vai ter perdas?
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 09 fev 2023 14:54 Mas sabes que estás a perder nos CAs certo? Logo por essa bitola não devias meter nada em CAs.

E como é que consegues concluir ex-ante que um ETF de obrigações vai ter perdas?
Não o vejo com muita robustez para subir assim tanto.
Anexos
Screenshot_5.png
Screenshot_5.png (65.77 KiB) Visto 1157 vezes
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Stormer Escreveu: 09 fev 2023 15:17 Não o vejo com muita robustez para subir assim tanto.
Obrigações são forward looking, estás a olhar para o passado. Não há propriamente "momentum" em obrigações. Tens uma taxa (yield média) e um período de rentabilização para a taxa (+/- maturidade média). Para certa maturidade (no caso do EUNA cerca de 8 anos) a yield, neste caso 3.2% é a rentabilidade esperada.

Se fosse agora, neste momento, fazer uma carteira global para mim provavelmente faria em CAs em vez de EUNA uma vez que apresentam uma rentabilidade acima da yield média do ETF. Mas não posso estar sempre a mexer pelas óbvias razões fiscais. E não vou estar a dar-me ao trabalho de fazer meia dúzia de trocos em CA para depois vender e vais dar +/- ao mesmo porque tenho de pagar impostos.

Por isso a parte "calma" da carteira está em EUNA. Não é pela rentabilidade. É aquilo a que a maioria das pessoas chama de fundo de emergência digamos assim. Não uso FE

EDIT: Quanto mais um ETF de obrigações caiu no curto prazo maior vai ser a rentabilidade no futuro. Portanto olho para o teu gráfico e o que vejo é uma oportunidade.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Stormer »

Sim, se vencer aquela barreira que anda a servir de resistência desde inicio de Dezembro tem algum caminho para subir sim.

Mas neste momento tanto indicies como alguns etfs está tudo numa zona de resistência, vamos ver se rompe ou vai fazer alguma correção .
Vejo mais isto a corrigir um pouco para já que a superar resistências, assim aguardo para fazer alguns reforços :D
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por CountMeIn »

Kosta Escreveu: 09 fev 2023 12:46

Dito isto e se ainda me quiserem ajudar façamos o seguinte exercício tendo em conta que apenas 10% iriam para certificados.

43 anos, sem filhos (a trabalhar para isso), sem dividas e com 500k para investir a longo prazo com um nível de risco moderado, onde e em que percentagem aplicariam o capital dentro dos produtos que referi?

Podem fazer referencia á opção em especifico dentro dos produtos para eu não ter de perguntar mais tarde, ex: ETF # S&P500
Aqui tens o que eu faria +- na tua posição:

- 50k Certificados Aforro (3 depósitos ao invés de manter tudo de uma vez, para ter sempre liquidez, ou seja, 20k em Fevereiro, (ficas com 30k contigo), 15k em Março (Ficas com 15k contigo), 15k em Abril ( e em Maio já podes levantar 20k se for necessário).

- 170k em IWDA (ETF de Ações das maiores empresas do Mundo, que devem continuar a vender produtos/serviços no mundo inteiro) investidos ao longo de 6 meses ( 50k agora, 20k no mês seguinte etc)

- 80k investidos em Obrigações Europeias - por exemplo LU1650490474 lump sum

- 30k investidos em Obrigações de empresas (com maior risco e retorno) - por exemplo IE00B6YX5M31

- 90k investidos num fundo de investimento Misto, gerido ativamente - por exemplo DE000A0X7541

- 50k investidos em ETF's ou FI's de setores - No meu caso setor bancário e Energético este ano, sendo que provavelmente alteraria este investimento no 3º trimestre de 2023. IE00B3Q19T94 e IE00BKWQ0F09 (Europa) ou IE00BM67HM91 (Mundial)

- 30k investidos em Ações individuais, principalmente Portuguesas, sendo que eu iria rodar este dinheiro regular e ativamente.


Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará, podem sugerir alternativas mas devem de certeza concordar que são boas opções, pelo que se quiseres manter a coisa mais simples divide entre estes 3 produtos.

Boa sorte
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por D@emoon »

Kosta não és cliente do Best? tens lá o Seguro Best Invest 3 carteiras diferentes e com eficiência fiscal a partir de 5 anos, mais um PPR e um Fundo Misto e nem me preocupava mais com isso :roll:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder