=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Ajuda/Sugestões

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 16:19 Não sei porque estás com perdas,podem ser de comissões. Não é app/ferramente que eu use por isso não sei. Mas o CSPX existe em EUR. Não necessitas comprar em londres em USD
É da variação do câmbio. Na 2a imagem percebe-se isso bem (o BTP não é a ferramenta mais intuitiva do mundo).

Também nunca teria feito a compra em USD se tiver a alternativa em EUR, para facilidade depois nos câmbios.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 16:19 Não sei porque estás com perdas,podem ser de comissões. Não é app/ferramente que eu use por isso não sei. Mas o CSPX existe em EUR. Não necessitas comprar em londres em USD
O mal já está feito :?
Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:04 É da variação do câmbio. Na 2a imagem percebe-se isso bem (o BTP não é a ferramenta mais intuitiva do mundo).

Também nunca teria feito a compra em USD se tiver a alternativa em EUR, para facilidade depois nos câmbios.
Gajo Escreveu: 11 fev 2023 12:28
Kosta Escreveu: 10 fev 2023 23:57 O S&P 500 (via CSPX) é transacionado em USD, não será uma desvantagem tendo em conta taxas de cambio ou achas que o dólar "pesará" mais que o euro na altura de vender?
O CSPX é transaccionado em várias bolsas em Euros.

E mesmo que transacciones numa bolsa em USD, a diferença será totalmente imaterial (corresponderá apenas aos custos de cambiares o Euro para o USD e do USD para Euro pela tua correctora).

Quanto ao valor do USD vs Euro, não penses nesses termos. Se o USD valorizar, então o CSPX em Euros valoriza. E se desvalorizar, então ocorre o contrário. Sendo que as empresas americanas com lucros na Europa, terão os seus lucros em USD inflaccionados se o USD desvalorizar face ao Euro.

Portanto...não penses muito nisso, porque o Forex é um simples jogo de soma nula.
Quando pesquisava por CSPX no BTP só me aparecia em USD, por isso tinha colocado essa questão à dias mas a resposta deixou-me convencido que era irrelevante, afinal tem impacto na compra e certamente vai ter na venda.

Descobri agora que existe a opção EUR escondida por baixo do USD, agora é manter ou retificar a asneira??

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1748
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 595 times
Been thanked: 718 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 13 fev 2023 18:48 Quando pesquisava por CSPX no BTP só me aparecia em USD, por isso tinha colocado essa questão à dias mas a resposta deixou-me convencido que era irrelevante, afinal tem impacto na compra e certamente vai ter na venda.
Em teoria é irrelevante. Mas não sei se a BTP cobra pelo câmbio. Agora que compraste já está comprado. Na próxima compra já cometas o mesmo erro (que nem sei se foi erro porque não sei o precário da BTP).

Mas sim, devias ter comprado esse de amesterdão!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por CountMeIn »

Gajo Escreveu: 10 fev 2023 20:28
CountMeIn Escreveu: 10 fev 2023 19:12
Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará

Refuto eu essa do fundo misto. :D :D :D :lol:

Porque o fundo misto da Acatis, de 80/20, fica atrás de um ETF semelhante (custos, custos, custos!)

Imagem

Epah eu não disse que era melhor do que o ETF, mas face à situação apresentada, eu preferia a diversificação (entre ativo vs passivo) à previsível diferença de rentabilidades. Não coloques os ovos todos na mesma cesta ou algo do género ;) Performances passadas não implicam retornos futuros.
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

CountMeIn Escreveu: 14 fev 2023 02:08 Epah eu não disse que era melhor do que o ETF, mas face à situação apresentada, eu preferia a diversificação (entre ativo vs passivo) à previsível diferença de rentabilidades. Não coloques os ovos todos na mesma cesta ou algo do género ;) Performances passadas não implicam retornos futuros.
Só apresentei um gráfico que refutava a ideia que ninguém refutaria a aplicação de capitais em fundos mistos activos.

Face a essa informação, cada um que tome as suas decisões de investimento.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 18:53 Em teoria é irrelevante. Mas não sei se a BTP cobra pelo câmbio. Agora que compraste já está comprado. Na próxima compra já cometas o mesmo erro (que nem sei se foi erro porque não sei o precário da BTP).
Aparentemente é de evitar compras em USD seja na BTP ou outra corretora qualquer, todas devem taxar as conversões de moeda, já para não falar que na bolsa de Londres a transação fica pelo dobro :?

Alerta aos novatos, esqueçam USD a menos que não haja outra opção!

Imagem
jcab Escreveu: 12 fev 2023 22:37 E tens noção do benefício fiscal de um Unit Linked a longo prazo , certo?
Tomando como exemplo a carteira de perfil equilibrado temos uma rendibilidade histórica de 4,5%, vamos imaginar que irá manter esses valores nos próximos 8 anos (mínimo para usufruir da taxa de imposto mais reduzida).
Fazendo um calculo grosseiro sem acumulação com um investimento de 10k teria 3.6k de mais valias no final do prazo.
3600-8%= 3312€ líquidos.

Segundo dados do fundo, em 8 anos a gestão leva mais que o cliente :shock:

Imagem

Agora vamos pegar no ETF S&P 500 com uma rendibilidade histórica de 10% daqui por 8 anos teria 8k de mais valias.
8000-28%= 5760€ líquidos.

Corrijam-me se estiver errado mas vejo mais vantagens no ETF mesmo com taxa liberatória de 28%.
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 14 fev 2023 12:22
jcab Escreveu: 12 fev 2023 22:37 E tens noção do benefício fiscal de um Unit Linked a longo prazo , certo?
Tomando como exemplo a carteira de perfil equilibrado temos uma rendibilidade histórica de 4,5%, vamos imaginar que irá manter esses valores nos próximos 8 anos (mínimo para usufruir da taxa de imposto mais reduzida).
Fazendo um calculo grosseiro sem acumulação com um investimento de 10k teria 3.6k de mais valias no final do prazo.
3600-8%= 3312€ líquidos.

Segundo dados do fundo, em 8 anos a gestão leva mais que o cliente :shock:

Imagem

Agora vamos pegar no ETF S&P 500 com uma rendibilidade histórica de 10% daqui por 8 anos teria 8k de mais valias.
8000-28%= 5760€ líquidos.

Corrijam-me se estiver errado mas vejo mais vantagens no ETF mesmo com taxa liberatória de 28%.
A bem da verdade, a comparação também não é justa.

Porque o risco de ambas as carteiras não é o mesmo (é por isso que a comparação sem mais nada de rentabilidades históricas é muito enviesada).

Mas... por outro lado, fala-se que o regime fiscal das mais-valias mobiliárias vai alterar no futuro-Não se sabe é ainda em que moldes nem quando, nem podemos assumir que de facto irá alterar, mas pelos vistos existe alguma vontade política para isso.

https://eco.sapo.pt/2022/11/11/governo- ... -na-bolsa/

(a entrar em vigor, será só para 2024 para a frente)
pge
Mensagens: 144
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 66 times
Been thanked: 24 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por pge »

Kosta Escreveu: 14 fev 2023 12:22
Virtua Escreveu: 13 fev 2023 18:53 Em teoria é irrelevante. Mas não sei se a BTP cobra pelo câmbio. Agora que compraste já está comprado. Na próxima compra já cometas o mesmo erro (que nem sei se foi erro porque não sei o precário da BTP).
Aparentemente é de evitar compras em USD seja na BTP ou outra corretora qualquer, todas devem taxar as conversões de moeda, já para não falar que na bolsa de Londres a transação fica pelo dobro :?

Alerta aos novatos, esqueçam USD a menos que não haja outra opção!

Imagem
jcab Escreveu: 12 fev 2023 22:37 E tens noção do benefício fiscal de um Unit Linked a longo prazo , certo?
Tomando como exemplo a carteira de perfil equilibrado temos uma rendibilidade histórica de 4,5%, vamos imaginar que irá manter esses valores nos próximos 8 anos (mínimo para usufruir da taxa de imposto mais reduzida).
Fazendo um calculo grosseiro sem acumulação com um investimento de 10k teria 3.6k de mais valias no final do prazo.
3600-8%= 3312€ líquidos.

Segundo dados do fundo, em 8 anos a gestão leva mais que o cliente :shock:

Imagem

Agora vamos pegar no ETF S&P 500 com uma rendibilidade histórica de 10% daqui por 8 anos teria 8k de mais valias.
8000-28%= 5760€ líquidos.

Corrijam-me se estiver errado mas vejo mais vantagens no ETF mesmo com taxa liberatória de 28%.
Pensa assim, de uma forma prática e simplista pra começar, os teus fundos podem ter entre 0 e 100% de ações e 0 e 100%obrigações. Dentro disto podes ter 20/80, 30/70...80/20 etc etc.....
Historicamente mais % de ações dá maiores retornos e maiores quedas, logo maior risco. Então deves comparar sempre fundos/carteiras com as mesmas percentagens (já nem vou falar em geografias, nem em matrizes) , senao a comparação não é "justa".
Agora nada te garante que no futuro seja assim.

Agora não vás comprar só ações do Quirguistão 😁
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Gajo Escreveu: 14 fev 2023 12:50
A bem da verdade, a comparação também não é justa.

Porque o risco de ambas as carteiras não é o mesmo (é por isso que a comparação sem mais nada de rentabilidades históricas é muito enviesada).
Claro que a comparação não é justa, daí eu referir que é um calculo grosseiro, no entanto podemos fazer outro comparativo...

Como já referi antes também tenho um fundo desses Unit Linked lá no Bankinter e apesar de ser gerido ativamente, em 2022 teve perdas de 18,6% só até Outubro (não tenho dados até Dezembro), já o S&P 500 caiu 19,4% em 2022, portanto foi muito equivalente.

Quando falei com o meu gestor de conta para subscrever este fundo foi curioso que ele nunca me falou dos custos da gestão, apenas se focou na rendibilidade média e nos ativos que compunham a carteira blá blá blá, agora começo a perceber o absurdo que é cobrado, não sei até que ponto poderá ser útil manter um produto destes na carteira para diversificar quando metade do rendimento do produto é absorvido por eles.
pge Escreveu: 14 fev 2023 13:29 Agora não vás comprar só ações do Quirguistão 😁
Agora que falas nisso...eles são fortes na produção de algodão e toda gente veste isso, se calhar... :idea:
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Faz agora um ano que cheguei a este fórum sem saber ao certo o que era um ETF, muitas horas de estudo depois tenho de confessar que as coisas tem corrido muito bem, os mercados tem ajudado e já se vê os frutos do empenho de dediquei, posso até dizer que já tenho um balão de oxigénio para levar com uma forte queda do mercado sem entrar em terreno negativo, algo que dá uma tranquilidade acrescida para o futuro, no entanto continuo aqui com as duas ervas daninhas que trazia do passado e não vejo a hora de as arrancar, o PPR e o Unit Linked ainda estão em terreno negativo mesmo com os mercados a baterem máximos históricos, alguém me consegue explicar sem magoar muito que estes produtos são uma valente porcaria e estou a ser comido de cebolada??

Tenho lá 100k empatados há mais de 2 anos, já devia ter liquidado isto com menos valias mas teimei em não vender no negativo e assim será, deixo aqui o meu portfolio atual, estão à vontade para opinar.

Imagem
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 24 fev 2024 12:53 Faz agora um ano que cheguei a este fórum sem saber ao certo o que era um ETF, muitas horas de estudo depois tenho de confessar que as coisas tem corrido muito bem, os mercados tem ajudado e já se vê os frutos do empenho de dediquei, posso até dizer que já tenho um balão de oxigénio para levar com uma forte queda do mercado sem entrar em terreno negativo, algo que dá uma tranquilidade acrescida para o futuro, no entanto continuo aqui com as duas ervas daninhas que trazia do passado e não vejo a hora de as arrancar, o PPR e o Unit Linked ainda estão em terreno negativo mesmo com os mercados a baterem máximos históricos, alguém me consegue explicar sem magoar muito que estes produtos são uma valente porcaria e estou a ser comido de cebolada??

Tenho lá 100k empatados há mais de 2 anos, já devia ter liquidado isto com menos valias mas teimei em não vender no negativo e assim será, deixo aqui o meu portfolio atual, estão à vontade para opinar.

Imagem
Sem saber ao certo que PPR e Unit-Linked serão, aposto que têm uma percentagem grande alocada a obrigações. Pelo que é natural que ainda não tenham recuperado (ainda irão demorar o seu tempo).

Nesse pressuposto, mais vale considerar ambas as posições (ou, pelo menos, a percentagem de cada um desses produtos alocados a obrigações) na parte obrigacionista da tua riqueza mobiliária. Torna muito mais fácil "dormir à noite" e viver sem remorsos com a alocação escolhida.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1748
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 595 times
Been thanked: 718 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 24 fev 2024 12:53 os mercados tem ajudado e já se vê os frutos do empenho de dediquei
Uma mistura das duas coisas. Mas a carteira tb parece boa. Única coisa que não gosto na secção de ETFs são as gilts. Mas já falamos disso por isso estou consciente que tb percebes dos riscos.
Kosta Escreveu: 24 fev 2024 12:53 alguém me consegue explicar sem magoar muito que estes produtos são uma valente porcaria e estou a ser comido de cebolada??
É preciso explicar? Os números não mentem :lol:
Kosta Escreveu: 24 fev 2024 12:53 Tenho lá 100k empatados há mais de 2 anos, já devia ter liquidado isto com menos valias mas teimei em não vender no negativo e assim será
Vai calcular quantos €uros a tua teimosia te custou :roll:

The Market is an Expensive place to Find Out Who You Are
Kosta Escreveu: 24 fev 2024 12:53 Imagem
ADORO sunburn charts!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

E aproveita também para limpar as obrigações da bola no vencimento :mrgreen:
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Kosta »

Gajo Escreveu: 24 fev 2024 14:28 Sem saber ao certo que PPR e Unit-Linked serão, aposto que têm uma percentagem grande alocada a obrigações.
Nem eu consigo saber ao certo, segundo o folheto pode ir até 50%, contudo é um produto ativamente gerido e já deviam ter balanceado os ativos de modo a brindar os clientes com resultados dignos desta subida desenfreada dos mercados.
Virtua Escreveu: 24 fev 2024 14:37 Vai calcular quantos €uros a tua teimosia te custou
Está a ter alguns custos sim não queria ir contra a regra número 1 do avô Warren Buffett "nunca perca dinheiro" :D
3rdWorldBuffett Escreveu: 24 fev 2024 14:38 E aproveita também para limpar as obrigações da bola no vencimento :mrgreen:
6.25% quando os DP apenas davam 1% nem pensei duas vezes, sabendo como os portugueses sofrem da bola é um investimento tranquilo, mas sim na maturidade devo abandonar estas "queridas" :lol:
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Ajuda/Sugestões

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 24 fev 2024 16:00 Nem eu consigo saber ao certo, segundo o folheto pode ir até 50%, contudo é um produto ativamente gerido e já deviam ter balanceado os ativos de modo a brindar os clientes com resultados dignos desta subida desenfreada dos mercados.
Não é assim que funciona. :lol: A não ser que entrem em apostas altamente especulativas com alavancagem, as quais provavelmente nem podem exercer por causa do (muito) risco acrescido.
Responder