=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Apps do investidor

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 28 fev 2023 15:56 Hum... Parece que há aqui um "problema" nas cotações, mesmo. Estou quase de certeza a usar "BM" (Business Month) em vez de "M" (Mês civil). Por isso se seleccionares 31 de Dezembro de 2000 só começa em 2001-01-31 porque 31 de Dezembro de 2000 deve ter sido fim de semana.

Vou alterar isso!!
Ahhh, é mesmo por causa disso. Não tinha reparado que o teste a começar a 31-12-2000 na realidade começava a 31-1-2001, por isso os dados diferentes para 2001.

Certíssimo boss.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

P.S. => As datas em baixo é que são as datas reais do backtest. A de cima é um input teu de quando gostarias que o backtest começasse.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

Mais uma app do investidor, desta vez centrada em perfil do investidor e auto-conhecimento:

http://appsdoinvestidor.pt:8501/Perfil_do_Investidor

Como de costume feedback e critícas construtivas são bem vindas!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 109
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 39 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por tcs »

Já fiz o teste. Parecido com muitos que são pedidos nas instituições financeiras de investimentos. A última questão, na minha opinião, não tem um texto muito claro. A nível de layout, no telemóvel, tenho o fundo preto (para mim OK) mas as opções aparecem a branco num fundo azul/roxo (não aprecio muito).

Seria interessante que cada utilizador respondesse ao questionário e essa informação ficasse no seu perfil.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

tcs Escreveu: 04 mar 2023 14:05 Já fiz o teste. Parecido com muitos que são pedidos nas instituições financeiras de investimentos.
Sim, Para já não poderia ser muito diferente. Nos últimos 30 anos já houve vários avanços que com o tempo pretendo ir actualizando. Para já é a base, o mínimo, por isso é que até os banco têm de fazer. :lol:
tcs Escreveu: 04 mar 2023 14:05 A última questão, na minha opinião, não tem um texto muito claro
A questão. Referes-te a esta?

Classifique, na escala de 1 a 3, onde 1 (baixo), 2 (médio) e 3 (elevado), as seguintes aplicações financeiras por grau de risco, relativamente a reaver o dinheiro investido

Acções/obrigações etc etc
tcs Escreveu: 04 mar 2023 14:05 A nível de layout, no telemóvel, tenho o fundo preto (para mim OK) mas as opções aparecem a branco num fundo azul/roxo (não aprecio muito).
Infelizmente layout ainda não é comigo, é como a app streamlit faz as coisas, embora consiga fazer algumas alterações de cores via CSS. Mas para mim é assim que me aparece, o que não me parece mal. Como é que te aparece?
signal-2023-03-04-152452.jpeg
signal-2023-03-04-152452.jpeg (45.11 KiB) Visto 1402 vezes
tcs Escreveu: 04 mar 2023 14:05 Seria interessante que cada utilizador respondesse ao questionário e essa informação ficasse no seu perfil.
Isso só na próxima iteração da app que já será um site/web app em flask/Django onde tenho mais controlo. E em relação a isso tenho que encontrar um equilíbrio entre log in e cenas ficarem gravadas no browser/cookie
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 03 mar 2023 20:07 Mais uma app do investidor, desta vez centrada em perfil do investidor e auto-conhecimento:

http://appsdoinvestidor.pt:8501/Perfil_do_Investidor

Como de costume feedback e critícas construtivas são bem vindas!
Há aqui umas perguntas/termos estranhos que podem induzir em respostas diferentes consoante a interpretação que se dê.
7. ... A maioria dos seus ativos de investimento está agora em obrigações governamentais de alta taxa de juros...
Isto é o quê? :oops:
2. Suponha que 5 irmãos recebem 1000 euros e que esse valor é distribuído equitativamente por todos. Com quanto dinheiro fica cada um?
1k cada um? 1k no total? Não se percebe :P

(mas sendo uma distribuição equitativa, então não dá para responder porque teríamos de perceber se existe um qualquer desíquilibrio monetário a ajustar nessa equitatividade :lol: )
Classifique, na escala de 1 a 3, onde 1 (baixo), 2 (médio) e 3 (elevado), as seguintes aplicações financeiras por grau de risco, relativamente a reaver o dinheiro investido

(...)


Fundos de investimento e/ou ETFs
Depende. Pode ser elevado ou baixo, dependendo do FI ou ETF :P
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 05 mar 2023 13:39 Isto é o quê? :oops:
Uma má tradução do chat GPT. Amanhã já lhe dou nas orelhas :lol:
Gajo Escreveu: 05 mar 2023 13:39 Depende. Pode ser elevado ou baixo, dependendo do FI ou ETF :P
Eu aqui segui o espírito que acho que o inquérito de literacia tem. Penso que quem fez as questões tinha ideia do "Baixo" como capital garantido (senão teria que ter uma opção "Nenhum"). Na app coloquei para aceitar quer o "médio" como o "alto" como correcto!

Em relação à questão dos mil euros também achei um pouco ambigua. Vou ter de melhorar a questão!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 05 mar 2023 22:05 Eu aqui segui o espírito que acho que o inquérito de literacia tem. Penso que quem fez as questões tinha ideia do "Baixo" como capital garantido (senão teria que ter uma opção "Nenhum"). Na app coloquei para aceitar quer o "médio" como o "alto" como correcto!
Se for aquele inquérito de literacia europeu, demonstra mais a iliteracia de quem fez o questionário do que quem respondeu. :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 06 mar 2023 10:58 Se for aquele inquérito de literacia europeu, demonstra mais a iliteracia de quem fez o questionário do que quem respondeu. :lol: :lol: :lol: :lol:
É. Está no texto. És daqueles que não lê os textos :lol:

Está vai ser na minha opinião a "app" mais complexa de se fazer por ser qualitativa. Out-of-The-box é de longe a mais fraca porque é um tema que não domino. Com o tempo planeio melhorar muito aqui. Tenho de ler uns papers e cenas do CFA Level 3.

Obrigado pelas dicas e correcções!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 06 mar 2023 15:27
Gajo Escreveu: 06 mar 2023 10:58 Se for aquele inquérito de literacia europeu, demonstra mais a iliteracia de quem fez o questionário do que quem respondeu. :lol: :lol: :lol: :lol:
É. Está no texto. És daqueles que não lê os textos :lol:

Está vai ser na minha opinião a "app" mais complexa de se fazer por ser qualitativa. Out-of-The-box é de longe a mais fraca porque é um tema que não domino. Com o tempo planeio melhorar muito aqui. Tenho de ler uns papers e cenas do CFA Level 3.

Obrigado pelas dicas e correcções!
Não sei se leste as perguntas do inquérito.

Eu li e havia 2 onde a resposta era "depende", dado que era impossível responder de forma concreta.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

Criei calculadora de reforços.

Até agora usava: https://walletburst.com/tools/portfolio ... cing-calc/ mas tinha o problema de recomendar vendas. Criei esta mesmo para ter a opção de "Sem vendas", para que não tenhamos de ter de pagar impostos. Tenta fazer rebalanceamento com reforços caso esta opção seja feita, mas não garante que as alocações depois do reforço sejam iguais às desejadas, porque tenta optimizar os reforços mas limitado a fazer as coisas sem vendas.

De momento aceita 6 activos. Está em testes. Devo aumentar pelo menos para 12.

https://appsdoinvestidor.pt/Calculadora_refor%C3%A7os
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 377
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 22 times
Been thanked: 77 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por superkinas »

o gráfico Gráficos de Performance e Drawdowns da comparação acçoes USA desapareceu :)
é possível repor
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Apps do investidor

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 17 ago 2023 23:37 o gráfico Gráficos de Performance e Drawdowns da comparação acçoes USA desapareceu :)
é possível repor
No fim de semana já corrijo isso ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder