=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

Obrigada @Virtua, giro giro era se eu percebesse o que quer dizer “A diferença é que o NQSE tem cobertura câmbial, e isso no curto prazo pode ser bom mas a longo prazo fica-te muito caro” 🙄 ainda estou muito “verde” nisto…
Lvsitano
Mensagens: 222
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

O que ele quis dizer é que um ETF é "currency hedged" e o outro unhedged. Quando investes num ETF hedged, a tal cobertura cambial, estás a defender-te de eventuais flutuações da moeda que usas no investimento, face à moeda do ETF. Para investimentos de curto prazo, pode fazer sentido, mas no longo prazo vai-te sair mais caro.
Última edição por Lvsitano em 21 mar 2024 22:34, editado 1 vez no total.
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

Aliás, estou tão “verde” que, tendo começado há pouco mais de 1 mês, já tenho 15 ETFs… e quero, obviamente, fazer uma seleção para ficar, no máximo com 5…
Lvsitano
Mensagens: 222
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

E se calhar desses 15 tens uma série deles em sobreposição 😄 Acontece a todos, especialmente se investes em fundos de índice americanos acabas por ter uma série de empresas comuns.
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

@Lvsitano ah sim, vários em sobreposição 😄 e já me desfiz de alguns 😄 agora vou reduzindo a lista. Obrigada :)
Lvsitano
Mensagens: 222
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

O pior vai ser depois na hora de declarar isso tudo no IRS😄
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2024 22:36 E se calhar desses 15 tens uma série deles em sobreposição 😄 Acontece a todos, especialmente se investes em fundos de índice americanos acabas por ter uma série de empresas comuns.
Dificilmente precisas de mais que meia dúzia, e isso já é a puxar. Podes ler mais sobre as carteiras e os ETFs "recomendados" nos dois primeiros posts deste tópico. viewtopic.php?t=2

Depois podes ajustar ao teu estilo. Por exemplo eu não sigo nenhuma que estão nos primeiros posts religiosamente. Alterei os pesos para algo em que o risco se alinha mais com os meus objectivos e o quanto me sinto confortável. viewtopic.php?t=340

Embora o post não tenha sido feito há mais de um mês a "Carteira Virtua" já vai com 16.9% (estava com 13.2% quando fiz o tópico). A carteira só tem 1 ano (carteira imita a minha carteira real, mesmo que a real ainda não tenha mesmo estes pesos, porque só comecei a investir em ouro há um ano, a minha ideia é aproximar o mais possivel)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Imagem
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Anny Escreveu: 21 mar 2024 22:40 @Lvsitano ah sim, vários em sobreposição 😄 e já me desfiz de alguns 😄 agora vou reduzindo a lista. Obrigada :)
Unpopular opinion: A não ser que tenhas um património muito considerável (bem acima dos 100k, onde convém diversificar de ETF/gestora) não precisas mais que 3 ETFs... eventualmente só 2.

Isso porque um ETF mais não é que um instrumento que é usado para investir em determinados activos.

Ora, no longo prazo, os únicos activos onde se deve investir são:

- acções
- obrigações
- ouro (e este nem toda a gente concorda)

Eventualmente na parte das obrigações é que poderás diversificar por mais que um tipo de obrigações (dado ser um "mundo").

Posto isto, se a tua carteira ainda é recente, se calhar mais vale venderes (tudo ou quase) e recomeçares do zero, já com mais conhecimentos. Não faças é como outros, que 1o investem e depois perguntam se achamos boa a carteira que eles escolheram :lol: :lol: :lol: (p*** da mente humana sempre à espera de validação de 3os).
Lvsitano
Mensagens: 222
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Gajo Escreveu: 22 mar 2024 10:13 Posto isto, se a tua carteira ainda é recente, se calhar mais vale venderes (tudo ou quase) e recomeçares do zero, já com mais conhecimentos
Cuidado é para não vender os ETFs "bons" e ficar com o "lixo" :lol:
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2024 23:04 O pior vai ser depois na hora de declarar isso tudo no IRS😄
A XTB não me vai enviar um file resumido?!?!?! Jesus Christ! :o
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

Para já estou assim, numa conta na XTB com cerca de 2 semanas, e que vou tentar não mexer... excepto acrescentar EGLN.UK ou IS0E.DE e VBTC.DE. Estou muito fora deste mundo?!
temp-Imagev-Tod-SB.png
temp-Imagev-Tod-SB.png (264.36 KiB) Visto 437 vezes
Os 15 Etfs + ações estão noutra conta que está a servir de cobaia para depois decidir como "limpar". E aqui tenho comprado e vendido de tudo um pouco só para experimentar... em algumas quase daytrade 🫣

By the way, estou positiva nas duas contas.

HELP! Não consigo anexo o ficheiro de forma a que se veja... é um print screen .png com 157 Kb... tem de ter algumas características diferentes?!

Obrigada :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Anny Escreveu: 22 mar 2024 14:53 HELP! Não consigo anexo o ficheiro de forma a que se veja... é um print screen .png com 157 Kb... tem de ter algumas características diferentes?!
Por acaso é das coisas mais chatas nestes foruns antigos. Aqui como o fazer.

viewtopic.php?t=61

Mas mesmo a imagem real que partilhaste é pequena e em .avif. https://i.postimg.cc/NG6xQmSs/temp-Image-JUIBy-G.avif

Não te preocupes. Coloca a imagem online que eu ajusto se for necessário ;-) Preciso é que ela seja "grande"/visivel (no tamanho real, não necessáriamente no fórum)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Anny Escreveu: 22 mar 2024 14:53 Para já estou assim, numa conta na XTB com cerca de 2 semanas, e que vou tentar não mexer... excepto acrescentar EGLN.UK ou IS0E.DE e VBTC.DE. Estou muito fora deste mundo?!

temp-Imagev-Tod-SB.png

Os 15 Etfs + ações estão noutra conta que está a servir de cobaia para depois decidir como "limpar". E aqui tenho comprado e vendido de tudo um pouco só para experimentar... em algumas quase daytrade 🫣

By the way, estou positiva nas duas contas.

HELP! Não consigo anexo o ficheiro de forma a que se veja... é um print screen .png com 157 Kb... tem de ter algumas características diferentes?!

Obrigada :)
Editei o teu post Anny. E antes de começar a "falar mal" :lol: estou muito curioso com o porquê de teres Mercado accionista Italiano :?: :mrgreen:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por Anny »

:lol: :lol: :lol: :lol:
Obrigada pela edição da foto :)

Mercado Italiano porque vivi lá muiiiiiitos anos... só por isso ;)

Agora podes começar a "falar mal" da minha carteira :D
Responder