=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

[IRS] Venda de ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por JRJordao »

zpmarcos Escreveu: 05 abr 2023 01:27 Só para meter nova variável....
Pelos vistos o banco invest diz que o código a utilizar é G90 "Alienação onerosa de outro valores mobiliários".

Imagem
Acho que o código utilizado nem afeta o processamento nem implica alterações aos restantes valores declarados na linha. Creio que é meramente informativo.

Não quero com isto dizer que não se deve sempre tentar usar o código apropriado.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 05 abr 2023 00:37 O ETF é um fundo... não sei qual a complicação :-)

Dito isso, isto pode ser interessante:
CountMeIn Escreveu: 04 abr 2023 16:32 Interessante, não sabia que as mais valias de ETF's podiam contar com o coeficiente de desvalorização da moeda, à semelhança dos imóveis
Tenho que ir confirmar com pessoal que percede dessas coisas! Mas duvido um pouco.
Até pode ser sujeito a desvalorização de moeda, a nível do algoritmo de processamento da declaração.

Custa-me a crer é que seja o declarante a alterar o valor de aquisição. Nem faz sentido, declara-se o ano/mês da aquisição e depois o valor associado não é o que foi realmente pago nessa data?! Parece-me uma falsa declaração.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 05 abr 2023 11:57 Até pode ser sujeito a desvalorização de moeda, a nível do algoritmo de processamento da declaração.

Custa-me a crer é que seja o declarante a alterar o valor de aquisição. Nem faz sentido, declara-se o ano/mês da aquisição e depois o valor associado não é o que foi realmente pago nessa data?! Parece-me uma falsa declaração.
Tb vou um pouco por aí mas de qualquer das formas queria saber se é afectado. Da minha perspectiva isso até facilitaria (o user não ter de fazer contas) mas tb me parece que o Estado não se vai dar ao trabalho. Como é nas outras alturas em que se usa o coeficiente de desvalorização da moeda?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 05 abr 2023 12:50
JRJordao Escreveu: 05 abr 2023 11:57 Até pode ser sujeito a desvalorização de moeda, a nível do algoritmo de processamento da declaração.

Custa-me a crer é que seja o declarante a alterar o valor de aquisição. Nem faz sentido, declara-se o ano/mês da aquisição e depois o valor associado não é o que foi realmente pago nessa data?! Parece-me uma falsa declaração.
Tb vou um pouco por aí mas de qualquer das formas queria saber se é afectado. Da minha perspectiva isso até facilitaria (o user não ter de fazer contas) mas tb me parece que o Estado não se vai dar ao trabalho. Como é nas outras alturas em que se usa o coeficiente de desvalorização da moeda?
O mais conhecido é o caso de venda de imóveis. É feito pelo Estado (automáticamente no processamento da declaração).
fialcaol
Mensagens: 1
Registado: 07 nov 2022 17:35
Has thanked: 2 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por fialcaol »

Viva,

tenho feito no anexo J, quadro 9.2 com o código G20.

Só não consigo fazer a simulação. Recebo a seguinte mensagem: "A simulação não está disponível para rendimentos auferidos no estrangeiro diferentes de pensões."

Acontece com todos?
Obrigado
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por D@emoon »

fialcaol Escreveu: 06 mai 2023 16:37 Viva,

tenho feito no anexo J, quadro 9.2 com o código G20.

Só não consigo fazer a simulação. Recebo a seguinte mensagem: "A simulação não está disponível para rendimentos auferidos no estrangeiro diferentes de pensões."

Acontece com todos?
Obrigado
Sim, não é possível fazer simulação para anexo J, se quiseres saber mais ou menos colocas tudo no anexo G e fazes simulação, depois voltas a meter no anexo J para entrega.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
André Ventura
Mensagens: 17
Registado: 22 fev 2023 10:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por André Ventura »

Eu vendi algumas coisas desde futuros moedas ouro e a declaração da XTB dizia anexo G foi como enviei mas estou desconfiado que não abateu nada às mais valias que tinha e optei pelo englobamento eu acho que segui a declaração que enviaram mas devia ter escolhido o Anexo J.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 05 abr 2023 12:50
JRJordao Escreveu: 05 abr 2023 11:57 Até pode ser sujeito a desvalorização de moeda, a nível do algoritmo de processamento da declaração.

Custa-me a crer é que seja o declarante a alterar o valor de aquisição. Nem faz sentido, declara-se o ano/mês da aquisição e depois o valor associado não é o que foi realmente pago nessa data?! Parece-me uma falsa declaração.
Tb vou um pouco por aí mas de qualquer das formas queria saber se é afectado. Da minha perspectiva isso até facilitaria (o user não ter de fazer contas) mas tb me parece que o Estado não se vai dar ao trabalho. Como é nas outras alturas em que se usa o coeficiente de desvalorização da moeda?
Fiz uns testes interessantes com a venda de ações (resultados)
Gajo
Mensagens: 416
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por Gajo »

Um ETF não é uma "acção/parte social".
Simplesmente não é.
Não somos accionistas, não detemos o capital nos fundos que compõem um ETF.
E, aliás, se fossemos accionistas, então numa falência fraudulenta por parte da gestora do fundo, nem tínhamos direito a qualquer indemnização pelo SII. Seríamos portanto accionistas e os últimos a ser reembolsos.

Só seríamos accionistas se comprássemos acções de uma entidade jurídica normal (não é o caso de ETF!) que depois investia o capital em acções, obrigações, etc. Algo, passe as diferenças, semelhante à BRK.
fhff
Mensagens: 47
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 39 times
Been thanked: 12 times

Re: [IRS] Venda de ETFs

Mensagem por fhff »

Nos ETF sempre usei o código G20...trata-se de um fundo.
Responder