=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Que correctora estao a usar para ETFs?

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Que correctora estao a usar para ETFs?

Mensagem por Gajo »

colmeias Escreveu: 18 fev 2024 10:52 https://www.trading212.com/pt/money-protection
É essa a minha Grande duvida...pq se os activos são do cliente, como eles dizem aqui...em caso de falencia...quando eles dizem quem guarda os fundos do cliente entrar em liquidação, a proteção são 20K. Isto significa que afinal os fundos não são do Cliente. Pq caso fossem devolviam a totalidade...Ou estou a analisar mal???

"Isto significa que, no caso improvável de a Trading 212, Interactive Brokers ou do banco que mantém os fundos de clientes entrar em liquidação, e se houver alguma falha na proteção dos seus ativos, o valor dos seus fundos de cliente e ativos de cliente mantidos com a Trading 212 é protegido pelo ICF até ao máximo de 20 000 €. Isto significa que os seus ativos e fundos de cliente até esse valor lhe serão devolvidos, menos os custos administrativos associados ao tratamento destes fundos. Pode saber mais sobre a operação do ICF"
Acho que estás a entender mal. Se os fundos não fossem teus, a seguinte afirmação seria falsa:

"Ao manter os fundos de clientes separados dos nossos, no caso improvável de a Trading 212 se tornar insolvente, os seus fundos continuariam a estar disponíveis para si."

Se fossem da T212 e não teus, respondiam pelos passivos da T212. Que é o contrário do que é dito.

PS: Se fores a ver o que outras correctoras dizem, é exactamente o mesmo.
Lvsitano
Mensagens: 220
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Re: Que correctora estao a usar para ETFs?

Mensagem por Lvsitano »

O que a T212 diz é que os fundos do ponto de vista do cliente final estão na posse da T212, sendo o cliente o beneficiário. E que do ponto de vista deles estão na posse da Interactive Brokers. Isto não quer dizer que os fundos sejam da T212, mas sim que a mesma os guarda. O mesmo sucede com fundos num banco, nós somos os beneficiários, mas o fundo está na posse do banco.

Em relação à fiabilidade da T212, aquilo que me deixa mais de pé atrás é estar sedeada no Chipre que é uma zona um bocado "pantanosa". E sinceramente desconfio mais da XTB com o investimento que faz em publicidade com jogadores de futebol a toda a hora, do que a T212 com o seu low profile. E em questão de sustentabilidade, a T212 já tem 20 anos no mercado, e a história de comissões zero é marketing, porque o que não se paga em comissão discriminada paga-se na compra, com um preço diferente de mercado.
Responder