=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Cartão Universo

Aqui discute-se tudo o que é cartões e bónus dos mesmos
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

Alguem esta a usar este cartao? Como tem corrido a experiência? Recomendam?

1% cashback sem limite anual ate que nao parece mto mau tendo em conta que nao existe mtas opcoes e ha sempre limites...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por JRJordao »

Tenho-o há alguns anos. Utilizo-o quase só em campanhas ocasionais (ex: 10% cashback no Continente). Funciona onde aceitam cartões de crédito, mas tem comissão de gasolineira e 1% cashback é pouco ;)
paulsky Escreveu: 19 mai 2023 19:08 nao existe mtas opcoes
Há algumas.

No dia-a-dia utilizo
  • Cetelem Black (crédito) em supermercados, restaurantes e combustível
  • W1TTY (débito internacional) nas restantes compras de "consumo" (não serve para impostos, faturas, estacionamento, portagens, etc) e caso esgote o limite anual do Cetelem
  • Plutus (débito internacional, crypto) no restante e em loja(s) selecionada(s) para 10€ reembolso mensal
Todos dão 3% cashback.

Há também o Unibanco (crédito) que dá 4% em 500€ de compras mensais, mas só durante o primeiro ano.

Nesta secção de cartões e cashback encontras tópicos sobre cartões de crédito e Plutus.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por JRJordao »

paulsky Escreveu:
Quando não pretendes responder (teu direito, sempre), um "like" permite ao autor do esclarecimento saber que o leste e consideraste relevante. E ajuda a motivar para outros esclarecimentos no futuro. :)
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

JRJordao Escreveu: 20 mai 2023 19:49
paulsky Escreveu:
Quando não pretendes responder (teu direito, sempre), um "like" permite ao autor do esclarecimento saber que o leste e consideraste relevante. E ajuda a motivar para outros esclarecimentos no futuro. :)
Obrigado JRJordao, eu pretendo revisitar este topico.

Ja estou a testar o cartao de credito. Uma mais valia em comparação com os outros cartões é mesmo a possibilidade de fazer pagamentos ao estado e pagamentos de serviços diretamente no app.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por JRJordao »

paulsky Escreveu: 20 mai 2023 20:43 Ja estou a testar o cartao de credito. Uma mais valia em comparação com os outros cartões é mesmo a possibilidade de fazer pagamentos ao estado e pagamentos de serviços diretamente no app.
Vários outros cartões (Cetelem, Unibanco, etc) permitem isso.

O Universo também permite débitos diretos, mas não sei se tem custo associado.

Os cartões virtuais e a possibilidade de desativar/reativar também são uma mais-valia.

Por fim, permite regenerar plafond. Podes pagar tudo ou parte a meio do mês e voltar imediatamente a ter mais plafond. Até há quem use esse mecanismo para o aumentar acima do montante atribuído, mas é um comportamento que pode chamar a atenção.

Do lado das desvantagens, o extrato demora imenso a ser disponibilizado. Fecha no dia 15, mas frequentemente só tens acesso a ele após o dia 27 que é o dia limite para pagar o extrato "manualmente" via pagamento de serviços (antes de seguir para débito direto).

Outra coisa a ter em atenção é que tentam impingir um plano pago. Na adesão deves ter ficado com o "plano light" gratuito durante 3 meses, depois se entretanto não o tiveres cancelado começam-te a cobrar mensalidade (reclamação).

Sem esse "plano light" ativo, tem comissão de gasolineira (0,50€).

Vale a pena fazer uma leitura do preçário.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

Encontrei uma desvantagem que me desiludiu bastante.... Todos os pagamentos que fiz pelo pagamento de serviços nao deu cashback...

Ou seja nem tudo da cashback... Pelo que percebi só lojas físicas tipo Continente, Worten e etc dao cashback... :cry:
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por PNFreitas »

paulsky Escreveu: 22 mai 2023 23:01 Encontrei uma desvantagem que me desiludiu bastante.... Todos os pagamentos que fiz pelo pagamento de serviços nao deu cashback...

Ou seja nem tudo da cashback... Pelo que percebi só lojas físicas tipo Continente, Worten e etc dao cashback... :cry:
A mim tem funcionado, na Amazon e noutros sites por exemplo. Só funciona na modalidade fim do mês.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

PNFreitas Escreveu: 22 mai 2023 23:13
paulsky Escreveu: 22 mai 2023 23:01 Encontrei uma desvantagem que me desiludiu bastante.... Todos os pagamentos que fiz pelo pagamento de serviços nao deu cashback...

Ou seja nem tudo da cashback... Pelo que percebi só lojas físicas tipo Continente, Worten e etc dao cashback... :cry:
A mim tem funcionado, na Amazon e noutros sites por exemplo. Só funciona na modalidade fim do mês.
Eu tenho sempre usado a modalidade fim do mês... E sim acho que funciona em algumas lojas online, no entanto nem tudo da cashback...

Exemplo paguei o telm Vodafone e nao deu cashback...
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por PNFreitas »

Serviços penso que não deve funcionar.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

PNFreitas Escreveu: 22 mai 2023 23:29 Serviços penso que não deve funcionar.
Confirmo, nao funciona mesmo.... O que é pena...
andre611
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 29 times
Been thanked: 51 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por andre611 »

O cartão Universo não dá cashback em pagamentos de serviços por entidade e referência.
Ou seja, não confundam pagamento de serviços (água, eletricidade, gás, internet) com pagamento de serviços (funcionalidade da rede Multibanco onde se insere uma entidade e referência para efetuar um pagamento).

O cartão Universo dá cashback em todas as compras, sejam físicas ou online (salvo uma ou outra excepção, mas de uso avançado já com intenção de manipular o sistema).

Creio que é possível pagar a Vodafone no site usando pagamento por cartão (diferente de pagar usando a entidade e referência na fatura).
MEO é de certeza possível e NOS também, por exemplo.
Plutus: wvuRBQ | Curve: DWBB5POD
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

andre611 Escreveu: 22 mai 2023 23:37 Creio que é possível pagar a Vodafone no site usando pagamento por cartão (diferente de pagar usando a entidade e referência na fatura).
MEO é de certeza possível e NOS também, por exemplo.
Tentei agora mesmo pagar a Vodafone por cartao e da erro :|
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por JRJordao »

paulsky Escreveu: 22 mai 2023 23:01 Encontrei uma desvantagem que me desiludiu bastante.... Todos os pagamentos que fiz pelo pagamento de serviços nao deu cashback...

Ou seja nem tudo da cashback... Pelo que percebi só lojas físicas tipo Continente, Worten e etc dao cashback... :cry:
Salvo raras exceções (ex: Bankintercard Gold), os cartões não dão cashback em pagamentos de serviços (entidade + referência).

O @andre611 já esclareceu o resto.

Quanto à Vodafone, não posso ajudar. Sou cliente NOS e pago a fatura no site com cartão, embora nunca tenha experimentado o Universo.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por paulsky »

Sem problema JRJordao, so queria mesmo deixar o feedback da minha experiência caso alguém esteja interessado no cartao.

O cartao nao é nada mau, mas tem algumas limitacoes e "erros estranhos" (como o caso de nao estar a conseguir pagar a Vodafone com o cartao).

Mas parece-me ser uma boa alternativa ao Cetelem para aqueles dias em que o cashback do mesmo já atingiu o limite.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Cartão Universo

Mensagem por JRJordao »

Estás a usar o cartão principal ou criaste um virtual? Fizeram um upgrade aos virtuais e têm havido alguns problemas. Ontem criei um e não o consegui usar, mas hoje já deu.
Verifica se tens o cartão principal (e o virtual, se for o caso) ativo e se a nível dos controlos não tens nada que possa impedir esse pagamento. Ou já conseguiste pagar (compra) em outro site?
Responder