=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Aqui discute-se tudo o que é cartões e bónus dos mesmos
Responder
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

O empilhamento de cartões de crédito, também conhecido como "stacking", é uma estratégia popular nos Estados Unidos para maximizar os benefícios dos cartões de crédito. Em Portugal, essa prática não é tão comum devido talvez à menor oferta de cartões e promoções disponíveis.

No entanto há sempre uma pequena margem para experimentação. Alguém por aqui tem estratégias e dicas para partilhar?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por JRJordao »

A definição que encontrei
Credit card stacking is the strategy of applying for multiple credit cards in a specific order to access a larger unsecured line of credit than individual small business credit cards can offer.
Faz mais sentido nos EUA, onde cada pessoa tem um "credit score" que condiciona os cartões adicionais e respetivo plafond.
Em Portugal penso que cada emissor faz uma análise isolada, baseada principalmente nos rendimentos e situação profissional. Não creio que te aceitem ou não como cliente, ou te atribuam maior ou menor plafond, por teres X ou Y cartões de outros emissores.

Há sim estratégias para

(1) Obter benefícios de um cartão sem propriamente gastar
Exemplo: subscrever certificados de aforro nos CTT pagando com Unibanco (500€ de subscrições no mês => 20€ de cashback)

(2) Combinar benefícios de vários cartões numa só compra
Exemplo: com o Curve como intermediário, fazer uma compra com o cartão X (e obter benefícios), depois passar a compra para o cartão Y (e obter novos benefícios). Na maioria dos casos, esta operação faz perder os benefício do cartão X quando a compra é dele retirada. Mas há situações conhecidas em que tal não acontece e que alguns exploram.

(3) Pagar um cartão com outro
Vários cartões permitem pagar o extrato de outros. Alguns, até por débito direto.
Última edição por JRJordao em 21 mai 2023 15:49, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

O (2) é sem duvida um tema muito interessante.

Acho que aqui a grande duvida é tentar perceber o que é considerado dentro das condições do serviço e o que é garantidamente contra as condições.

Obviamente acho que ninguém neste forum esta particularmente interessado em ir contra as condições de serviço e arriscar ter o cartão desativado.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por JRJordao »

O ponto (2) baseia-se na exploração de vulnerabilidades dos sistemas e cria sempre o risco de cancelamento do cartão. Nenhum cartão foi pensado para atribuir benefícios por compras canceladas. Mas há quem prefira a rápida extração de benefícios, mesmo que venha a ficar sem o cartão.

Se quiseres saber mais, sugiro o tópico de cartões de crédito do fórum finanças (link). Este fórum tem-se mantido isento de discussões de abuso, e pela minha parte pretendo preservar esse status quo.

Independentemente disso, o Curve é uma ferramenta interessante (tens o meu link de convite abaixo, na assinatura).
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

Sim benefícios por compras canceladas vai garantidamente contra os termos de uso, e nao recomendo a ninguém.

O meu objetivo é mesmo maximizar os meus cartões e optimizar as minhas compras, obviamente dentro das condicoes.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por JRJordao »

Recomendo para o dia-a-dia a combinação que mencionei anteriormente, embora se baseie mais em cartões de débito que de crédito. 3% cashback.
  • Cetelem Black + W1TTY + Plutus
Também, a subscrição de CA com o Unibanco (durante um ano), com o inconveniente das deslocações aos CTT. 4% cashback.

Por fim, o Universo nas campanhas. 5%+ cashback.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

Eu bem que quero experimentar mas nunca mais me enviam o Cetelem Black! (Ja estou 2 meses a espera...)
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por JRJordao »

Para efeitos de cashback, podes substituir o Cetelem pelo W1TTY ou Plutus em qualquer local que aceite cartões estrangeiros (cartões não-multibanco). Mas sendo de débito tens de os provisionar primeiro.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

JRJordao Escreveu: 21 mai 2023 15:22 Exemplo: subscrever certificados de aforro nos CTT pagando com Unibanco (500€ de subscrições no mês => 20€ de cashback)
Existe mais algum cartao com cashback que funcione com os certificados de aforro? Tentei com o cartao Universo mas nao deu...
andre611
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 29 times
Been thanked: 51 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por andre611 »

paulsky Escreveu: 22 mai 2023 22:56
JRJordao Escreveu: 21 mai 2023 15:22 Exemplo: subscrever certificados de aforro nos CTT pagando com Unibanco (500€ de subscrições no mês => 20€ de cashback)
Existe mais algum cartao com cashback que funcione com os certificados de aforro? Tentei com o cartao Universo mas nao deu...
O cartão Universo não funciona na rede Multibanco para compras.
Têm uma integração com a SIBS para pagamento de serviços, mas, como já referi noutro tópico, não dá cashback.

Na realidade, pessoalmente, também considero subscrição de CAs usando cartões de crédito um "abuso" dos benefícios destes, porque não estou a fazer "compras", estou simplesmente a movimentar dinheiro entre contas minhas (sim, com a condição de ficar preso 3 meses, mas a render juros).
Na minha opinião as emissoras de cartões não querem saber disso, porque estão a papar o deles em comissões. Quem fica(va) no prejuízo são os CTT (ou o IGCP, sabe-se lá qual é o acordo que têm com os CTT para estes permitirem as subscrições ao balcão), mas as emissoras de cartões é que não são.

(Praticamente) todos os cartões que suportem a rede Multibanco dão cashback nos CAs. São tantos que não consigo enumerar, mas deixo-te as emissoras: Cetelem, Unicre, BKCF, Wizink, Cofidis (este está fora de comercialização, só para quem já tinha). Também te deixo um dos mais interessantes, Deco Unicre com 1% de cashback ilimitado (não é bem ilimitado, está limitado ao plafond que te atribuem, mas com sorte pode permitir alguma "alavancagem", se é que me é permitido usar este termo neste contexto).
No entanto, os CTT fizeram contas à vida e para não pagarem comissões avultadas, encomendaram uns TPAs do demónio que transformam as subscrições de CAs acima de determinado valor em pagamentos de serviços. Não invalida o cashback, só torna mais complicado obtê-lo ;)

Creio que talvez até já me tenha alongado na conversa.
Plutus: wvuRBQ | Curve: DWBB5POD
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por paulsky »

andre611 Escreveu: 23 mai 2023 00:07
paulsky Escreveu: 22 mai 2023 22:56
JRJordao Escreveu: 21 mai 2023 15:22 Exemplo: subscrever certificados de aforro nos CTT pagando com Unibanco (500€ de subscrições no mês => 20€ de cashback)
Existe mais algum cartao com cashback que funcione com os certificados de aforro? Tentei com o cartao Universo mas nao deu...
(Praticamente) todos os cartões que suportem a rede Multibanco dão cashback nos CAs. São tantos que não consigo enumerar, mas deixo-te as emissoras: Cetelem, Unicre, BKCF, Wizink, Cofidis (este está fora de comercialização, só para quem já tinha). Também te deixo um dos mais interessantes, Deco Unicre com 1% de cashback ilimitado...
Tens a certeza que o cetelem funciona? Pensava que o mesmo so dava cashback em restaurantes, supermecados e gasolineiras....
andre611
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 29 times
Been thanked: 51 times

Re: Empilhamento de Cartoes de crédito (Stacking)

Mensagem por andre611 »

paulsky Escreveu: 23 mai 2023 00:18
andre611 Escreveu: 23 mai 2023 00:07
paulsky Escreveu: 22 mai 2023 22:56

Existe mais algum cartao com cashback que funcione com os certificados de aforro? Tentei com o cartao Universo mas nao deu...
(Praticamente) todos os cartões que suportem a rede Multibanco dão cashback nos CAs. São tantos que não consigo enumerar, mas deixo-te as emissoras: Cetelem, Unicre, BKCF, Wizink, Cofidis (este está fora de comercialização, só para quem já tinha). Também te deixo um dos mais interessantes, Deco Unicre com 1% de cashback ilimitado...
Tens a certeza que o cetelem funciona? Pensava que o mesmo so dava cashback em restaurantes, supermecados e gasolineiras....
O Cetelem Black Plus tenho a certeza que não funciona. Mas não é o único Cetelem que existe :D
https://www.cetelem.pt/cartoes-parceiros
Plutus: wvuRBQ | Curve: DWBB5POD
Responder