=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Gurus do Instagram

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Responder
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Gurus do Instagram

Mensagem por Kosta »

Espero não estar a ferir suscetibilidades, até porque alguma dessas pessoas a quem me vou referir pode ser utilizador aqui do fórum.

Na tentativa de aprender algo mais sobre investimentos, sigo nas redes sociais alguns "investidores" que me deixam algumas duvidas sobre o seu verdadeiro propósito, intitulam-se como mestres a investir na bolsa e com um marketing bem estruturado conseguem vender cursos a centenas de pessoas por valores que podem chegar aos 1000€.

Eu entendo que o conhecimento deve ser rentabilizado e se o intuito for realmente ajudar as pessoas a obter a tão desejada independência financeira até apoio que haja alguém que o faça, no entanto fico sempre com a sensação que as pessoas se deixam iludir. Quando vamos ver o perfil da pessoa descobrimos que é alguém que não tem formação na área financeira e para dar mais enfase até reconhecem que há um par de anos atras eram comuns mortais sem dinheiro para mandar cantar um cego e atualmente apresentam um portefólio considerável com casa própria e um estilo de vida vistoso.

Por mais bem sucedidos que sejam os investimentos ninguém fica rico num par de anos, muito menos aqueles que começam do zero e tudo isto me deixa a pensar se realmente eles querem ajudar alguém a investir ou o único objetivo é vender os tao badalados cursos e o resto é show off.

Qual é a vossa opinião sobre este tema?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por D@emoon »

Kosta Escreveu: 06 jun 2023 20:31 Espero não estar a ferir suscetibilidades, até porque alguma dessas pessoas a quem me vou referir pode ser utilizador aqui do fórum.

Na tentativa de aprender algo mais sobre investimentos, sigo nas redes sociais alguns "investidores" que me deixam algumas duvidas sobre o seu verdadeiro propósito, intitulam-se como mestres a investir na bolsa e com um marketing bem estruturado conseguem vender cursos a centenas de pessoas por valores que podem chegar aos 1000€.

Eu entendo que o conhecimento deve ser rentabilizado e se o intuito for realmente ajudar as pessoas a obter a tão desejada independência financeira até apoio que haja alguém que o faça, no entanto fico sempre com a sensação que as pessoas se deixam iludir. Quando vamos ver o perfil da pessoa descobrimos que é alguém que não tem formação na área financeira e para dar mais enfase até reconhecem que há um par de anos atras eram comuns mortais sem dinheiro para mandar cantar um cego e atualmente apresentam um portefólio considerável com casa própria e um estilo de vida vistoso.

Por mais bem sucedidos que sejam os investimentos ninguém fica rico num par de anos, muito menos aqueles que começam do zero e tudo isto me deixa a pensar se realmente eles querem ajudar alguém a investir ou o único objetivo é vender os tao badalados cursos e o resto é show off.

Qual é a vossa opinião sobre este tema?
Quem é rico não vende cursos 😜

Quando olho para putos de 20 anos a fazê-lo no YouTube ( uns até foram agarrados mas continuam na mesma com outras fontes de rendimentos à custa dos incautos ) até me arrepia, porque mais facilmente acreditam nessa gente do que em mim ou no Virtua 🤣
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por Kosta »

D@emoon Escreveu: 06 jun 2023 20:54 Quando olho para putos de 20 anos a fazê-lo no YouTube ( uns até foram agarrados mas continuam na mesma com outras fontes de rendimentos à custa dos incautos ) até me arrepia, porque mais facilmente acreditam nessa gente do que em mim ou no Virtua
Eu já nem me refiro a esses "putos" que aparecem a ostentar carros desportivos, relógios e férias de luxo, isso é fraude à descarada. Agora é malta mais madura, bem falante e com um discurso coerente a incentivar pela "busca do conhecimento" oferecendo alguma matéria gratuita de modo a canalizar as pessoas para os cursos que são bem pagos.

Será que alguém financeiramente analfabeto, iludido pela narrativa (ainda não começaste a investir?) e através de umas tantas aulas online consegue realmente ser capaz de bater o mercado?!! Sim porque os cursos são direcionados para ações individuais!!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 06 jun 2023 22:25 através de umas tantas aulas online consegue realmente ser capaz de bater o mercado?
Nem a maioria dos profissionais consegue bater o mercado por isso chega às tuas próprias conclusões! 8-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por PNFreitas »

Esse tipo de ‘expert’ tem uma linguagem muito eloquente cheia de português caro para dar uma imagem de alguém que faz dinheiro a brincar e de olhos fechados. Eles tentam cativar a pessoa nesse momento, e o que conta para eles é como fazem o marketing. A partir daí a pessoa iludida está a um clique de comprar os livros ou cursos que eles têm para oferecer e ficar mais pobre.

O que costumo dizer é que quem compra livros de como ficar rico, realmente enriqueceu mas foi quem escreveu o livro.

Essa gente não quer ajudar ninguém sem ser eles próprios, se realmente quisessem ajudar não cobrariam nada.

Infelizmente há quem caia nessa charlatanice e as autoridades ficam a ver.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 06 jun 2023 22:57 Nem a maioria dos profissionais consegue bater o mercado por isso chega às tuas próprias conclusões!
A conclusão que eu chego é que o retorno dos cursos é imediato e muito superior a qualquer investimento.
PNFreitas Escreveu: 07 jun 2023 00:09 Infelizmente há quem caia nessa charlatanice e as autoridades ficam a ver.
Cai e não são poucos, estamos a falar de centenas, e alguns casos a ultrapassar os 1000 alunos "formados", isto multiplicado por largas centenas de euros por cada curso + ebookies pode muito bem chegar a 1 milhão conseguidos em 3,4 ou 5anos.

Marketing é sem duvida o melhor produto de investimento para alcançar a liberdade financeira :idea:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por D@emoon »

Geralmente também tem muito a ver com o ser humano ser um ser eternamente insatisfeito, até os bancos jogam com isso quando lançam todos os dias mais um produtozito, quando quem já é investidor há largos anos sabe que basta 2/4 fundos ou 2/4 ETFs para um período de 20/30 anos com retornos médios acima dos 10% ao ano, mas há sempre um amigo, vizinho, conhecido, instagramer, youtuber, influencer que tem ali aquela cena que dá "sempre" um bocado mais e bora lá fazer, seja comprar um ebook, investir na cannabis, P2P, um produto com sede no Zimbabue, seja o que for, interessa é que o tipo anda num lamborghini alugado e eu também quero lol.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por Virtua »

Estou a ler/pesquisar sobre a berkshire e encontrei esta frase que cabe bem aqui:
Warren Buffett Escreveu:There’s been far, far, far more money made by people in Wall Street through salesmanship abilities than through investment abilities
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 07 jun 2023 16:58 Estou a ler/pesquisar sobre a berkshire e encontrei esta frase que cabe bem aqui:
Warren Buffett Escreveu:There’s been far, far, far more money made by people in Wall Street through salesmanship abilities than through investment abilities
Acredito :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
benjaminf
Mensagens: 1
Registado: 16 ago 2023 00:09
Been thanked: 1 time

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por benjaminf »

Se pensares bem, quem é rico não deve precisar de vender cursos e ganhar ainda mais dinheiro, não é? Ahah. De qualquer forma, há sempre aquelas pessoas honestas a tentar vender outros cursos também de investimentos e que podem ajudar mas acho que primeiro deves sempre estudar bem a pessoa e perceber quão confiável é essa pessoa. Eu tenho uma pessoa amiga que me falou de uma maneira de ganhar curtidas no Instagram e consegues fazer muito mais dinheiro do que tentar perceber sobre investimentos. Hoje em dia ser influencer faz muito dinheiro! Experimenta.
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 51 times
Been thanked: 47 times

Re: Gurus do Instagram

Mensagem por Lvsitano »

Quem é rico não vende cursos, nem costuma perder tempo a ensinar os outros como ser rico.

Quando algum desses gurus vêm com a conversa: como ficar rico em 5 dias, quem tem 2 dedos de testa para logo na primeira parte, e nem chega aos 5 dias :lol: :lol:

Basicamente esses gurus aproveitam-se de uma coisa que algumas pessoas têm: ganância. Ganhar muito dinheiro, sem esforço e rápido. É um pouco como esquemas de pirâmide que existiram e ainda existem por aí, prometem ganhos avultados, sem esforço e sem risco.

Digo que são os gananciosos e não os analfabetos. Os analfabetos ou iletrados financeiramente por norma costumam ser desconfiados e até preferem ter o dinheiro debaixo do colchão do que o meter no banco, quanto mais meter-se em investimentos estranhos e pagar cursos.

Os gurus mostram vidas faustosas supostamente conseguidas através dos seus grandes conhecimentos de como enriquecer, e aguça o apetite aos gananciosos. Como aqui já foi dito, na verdade quem vai na conversa deles enriquece-os, e não enriquece a si próprio.

Desconfiar sempre de quem sugere ou aconselha isto ou aquilo que tem parceria, ou algum código ou vende cursos.

É um pouco como aqueles brasileiros que estão emigrados em Portugal, que vendem viagens de avião baratas ou assessoria de imigração assim como quem não quer a coisa, para esfolar os seus conterrâneos.

Resumindo, as únicas formas que conheço de ficar rico muito rápido, dão todas cadeia, e por uns bons anos :lol: :lol:
Responder