ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

Eu tinha a ideia que comprar uma ETF na bolsa Europeia na moeda EUR teria mais vantagens, mesmo que a mesma fosse uma ETF a seguir o index nos EUA.

No entanto alguém me disse que comprar na bolsa dos EUA vai dar ao mesmo porque: 1 - A ETF vai ter sempre a taxa cambial na mesma (a nao ser que seja EUR Hedged). E 2 - Os %15 de taxa pagos nos EUA (dupla tributação) sao reembolsados pelo estado.

Alguém pode explicar ou confirmar?
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por PNFreitas »

Os 15% não são reembolsados. O que acontece é que com o formulário W8-BEN a taxa de imposto é de 15% em vez de 30%. Depois ao declarar a venda pagas os restantes 13% que totalizam os 28% de taxa liberatória.

Quanto ao comprar em dólares ou euros, não funciona assim mas alguém com muito mais conhecimento que eu haverá de saber explicar.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 88
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 9 times
Been thanked: 41 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por 100Medos »

paulsky Escreveu: 12 jul 2023 14:08 Eu tinha a ideia que comprar uma ETF na bolsa Europeia na moeda EUR teria mais vantagens, mesmo que a mesma fosse uma ETF a seguir o index nos EUA.

No entanto alguém me disse que comprar na bolsa dos EUA vai dar ao mesmo porque: 1 - A ETF vai ter sempre a taxa cambial na mesma (a nao ser que seja EUR Hedged). E 2 - Os %15 de taxa pagos nos EUA (dupla tributação) sao reembolsados pelo estado.

Alguém pode explicar ou confirmar?
Comprar ETFs em bolsas Europeias, em EUR, tem algumas vantagens.
Logo à cabeça não pagas taxa de câmbio. A maioria dos ETFs têm várias classes transacionadas em várias moedas, entre elas o EUR.
Quando essas unidades (em EUR, neste caso) trocam de mãos não dá origem a conversão de moeda.

O facto de alguns ETFs serem EUR Hedged nada tem a ver com a taxa de câmbio na compra do ETF, mas sim com o facto de terem seguros para neutralizar a oscilação da taxa de câmbio das moedas durante o tempo que o tiveres em carteira.
Por exemplo se comprares um ETF de SP500 com Hedge para Euros, o valor do ETF não oscila em função do câmbio EUR/USD (oscila apenas em relação ao indice SP500).
Parece giro, mas é caro. Foge disso!!
:lol:

Outra vantagem, e na minha opinião a maior, é que tens a possibilidade de comprar ETFs de acumulação.
Ou seja, que reinvestem os dividendos, e não os distribuindo não te obrigam a declarar e pagar 28% de IRS.
Nos states é tudo de distribuição.

Espero ter ajudado...
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

100Medos Escreveu: 13 jul 2023 16:56
paulsky Escreveu: 12 jul 2023 14:08 Eu tinha a ideia que comprar uma ETF na bolsa Europeia na moeda EUR teria mais vantagens, mesmo que a mesma fosse uma ETF a seguir o index nos EUA.

No entanto alguém me disse que comprar na bolsa dos EUA vai dar ao mesmo porque: 1 - A ETF vai ter sempre a taxa cambial na mesma (a nao ser que seja EUR Hedged). E 2 - Os %15 de taxa pagos nos EUA (dupla tributação) sao reembolsados pelo estado.

Alguém pode explicar ou confirmar?
Comprar ETFs em bolsas Europeias, em EUR, tem algumas vantagens.
Logo à cabeça não pagas taxa de câmbio. A maioria dos ETFs têm várias classes transacionadas em várias moedas, entre elas o EUR.
Quando essas unidades (em EUR, neste caso) trocam de mãos não dá origem a conversão de moeda.

O facto de alguns ETFs serem EUR Hedged nada tem a ver com a taxa de câmbio na compra do ETF, mas sim com o facto de terem seguros para neutralizar a oscilação da taxa de câmbio das moedas durante o tempo que o tiveres em carteira.
Por exemplo se comprares um ETF de SP500 com Hedge para Euros, o valor do ETF não oscila em função do câmbio EUR/USD (oscila apenas em relação ao indice SP500).
Parece giro, mas é caro. Foge disso!!
:lol:

Outra vantagem, e na minha opinião a maior, é que tens a possibilidade de comprar ETFs de acumulação.
Ou seja, que reinvestem os dividendos, e não os distribuindo não te obrigam a declarar e pagar 28% de IRS.
Nos states é tudo de distribuição.

Espero ter ajudado...
Entao no cenario de ter 1 ETF do S&P500 em Euros na bolsa europeia, e ter 1 ETF do S&P500 em US na bolsa dos EUA, qual sera o mais caro (contando com os dividendos)?

Eu entendo que ha mtos factores a considerar mas tenho recebidos respostas demasiado contraditórias..
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 88
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 9 times
Been thanked: 41 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por 100Medos »

paulsky Escreveu: 14 jul 2023 01:29 Entao no cenario de ter 1 ETF do S&P500 em Euros na bolsa europeia, e ter 1 ETF do S&P500 em US na bolsa dos EUA, qual sera o mais caro (contando com os dividendos)?

Eu entendo que ha mtos factores a considerar mas tenho recebidos respostas demasiado contraditórias..
Assumindo um investimento de longo prazo, e que compras de acumulação, diria que o Europeu te sairá mais barato.

Para além da TER mais baixa dos americanos (0,03% dum VOO vs 0,07% de um SXR8/VUAA, que não chega para fazer o offset do custo fiscal+cambial) não vejo outras vantagens em comprares nos states.

Na Europa os mais baratos são os sintéticos (ex:SPXS) com TER de 0,05% e fiscalmente ainda mais eficientes.
Mas acresçem o risco de contraparte (o emissor dos swaps ir à viola) pelo que não sei se te compensa o risco.

Depois há as questões regulamentares (PRIIPS), que em boa verdade te deveriam inibir o acesso aos americanos, mas acredito que ainda os consigas comprar em alguma corretora…

Podes dizer quais são os argumentos de quem te deu opinião contrária ? Talvez haja outras vantagens nos americanos que eu desconheça…
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

100Medos Escreveu: 14 jul 2023 08:30
paulsky Escreveu: 14 jul 2023 01:29 Entao no cenario de ter 1 ETF do S&P500 em Euros na bolsa europeia, e ter 1 ETF do S&P500 em US na bolsa dos EUA, qual sera o mais caro (contando com os dividendos)?

Eu entendo que ha mtos factores a considerar mas tenho recebidos respostas demasiado contraditórias..
Podes dizer quais são os argumentos de quem te deu opinião contrária ? Talvez haja outras vantagens nos americanos que eu desconheça…
Pelo que percebi, se o ETF for Europeu irei pagar em dividendos 28% ao estado Português mais os 15% que o ETF paga aos EUA (total de 43%), enquanto se o ETF for dos EUA pagaria 13% ao estado Português (15% retidos nos USA + 13% para Portugal = 28%). Essa informação esta correta?
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por PNFreitas »

Não, se for comprado numa bolsa europeia não pagas nada de imposto nos Estados Unidos. Pagas no país da bolsa se não me engano. Terás de ver o acordo de dupla tributação do país em questão, mas nada como alguém mais experiente.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

PNFreitas Escreveu: 14 jul 2023 14:24 Não, se for comprado numa bolsa europeia não pagas nada de imposto nos Estados Unidos. Pagas no país da bolsa se não me engano. Terás de ver o acordo de dupla tributação do país em questão, mas nada como alguém mais experiente.
Segundo o que me disseram, o próprio ETF faz automaticamente o pagamento de 15% aos EUA antes de nos enviar o pagamento... e depois nos aqui em Portugal pagamos 28% sobre o valor que recebemos... (ou seja 43%...)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por D@emoon »

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por PNFreitas »

paulsky Escreveu: 14 jul 2023 15:30
PNFreitas Escreveu: 14 jul 2023 14:24 Não, se for comprado numa bolsa europeia não pagas nada de imposto nos Estados Unidos. Pagas no país da bolsa se não me engano. Terás de ver o acordo de dupla tributação do país em questão, mas nada como alguém mais experiente.
Segundo o que me disseram, o próprio ETF faz automaticamente o pagamento de 15% aos EUA antes de nos enviar o pagamento... e depois nos aqui em Portugal pagamos 28% sobre o valor que recebemos... (ou seja 43%...)
Se o rendimento do ETF é de uma bolsa europeia não sei se isso é assim que funciona.

Eu recebo dividendos de umas ações americanas e vem com 15% retidos só. Não tenho exemplo prático caso esteja sediado na Europa.

Mas se isso realmente acontece, não és tu que pagas, o dividendo já é líquido para ti porque duvido que paguem o imposto em teu nome.

Vais declarar o dividendo como recebido de um país europeu qualquer.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

O artigo infelizmente nao ajuda muito... :(

Dao um exemplo de uma accao de uma empresa localizada na Espanha, mas um ETF na Irlanda com varias empresas localizadas nos EUA é uma situação muito diferente: https://www.bogleheads.org/wiki/Nonresi ... ciled_ETFs
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por helder8 »

ETFs sinteticos de acoes dos EUA nao pagam withhold tax sobre dividendos e podem ser comprados em bolsas europeias. Uma opcao a considerar.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 88
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 9 times
Been thanked: 41 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por 100Medos »

paulsky Escreveu: 14 jul 2023 16:19 O artigo infelizmente nao ajuda muito... :(
Ora vê la este, parece ser mesmo o que procuras:
https://www.bankeronwheels.com/how-to-r ... lding-tax/

Pensa bem nisso, eu pessoalmente optei por ETFs físicos de acumulação sediados na Irlanda.

Os dos states podem compensar se optares pela distribuição, mas corres outros riscos como podes ler nesse artigo.
E os de distribuição são uma chatice, todos os anos com o IRS.... :lol:
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por paulsky »

100Medos Escreveu: 14 jul 2023 17:04
paulsky Escreveu: 14 jul 2023 16:19 O artigo infelizmente nao ajuda muito... :(
Ora vê la este, parece ser mesmo o que procuras:
https://www.bankeronwheels.com/how-to-r ... lding-tax/

Pensa bem nisso, eu pessoalmente optei por ETFs físicos de acumulação sediados na Irlanda.

Os dos states podem compensar se optares pela distribuição, mas corres outros riscos como podes ler nesse artigo.
E os de distribuição são uma chatice, todos os anos com o IRS.... :lol:
Pelo que percebi o artigo esta a explicar exactamente o que tenho estado a dizer:

"U.S. ETFs can reduce the overall tax bill to both the U.S. and your Government due to tax offsets. But before investing is U.S. ETFs be sure that your country, like the UK or Switzerland, has a good Estate Tax Treaty with the U.S."

Mas tambem ha o inconveniente de pagar 40% de estate tax em caso de morte :? Essa estraga tudo...
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 88
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 9 times
Been thanked: 41 times

Re: ETFs Bolsa Europeia ou EUA? Vantagens e desvantagens

Mensagem por 100Medos »

paulsky Escreveu: 14 jul 2023 17:51 Pelo que percebi o artigo esta a explicar exactamente o que tenho estado a dizer:
Não disse o contrário, apenas que (na minha opinião) ficarias melhor servido com um ETF Europeu de acumulação.
E falei-te também nos sintéticos, caso o que procures seja pagar o menos impostos possível, com um pequeno risco acrescido.
paulsky Escreveu: 14 jul 2023 17:51 Mas tambem ha o inconveniente de pagar 40% de estate tax em caso de morte :? Essa estraga tudo...
Outros inconvenientes que me vêm assim de repente à ideia:
- como "não podem" ser comercializados na Europa se calhar o intermediário que irás ter que usar para os adquirir não é o mais barato.
- Podes ter que pagar comissões para receber dividendos.
- Se quiseres reinvestir os dividendos podes ter que pagar mais comissões.
- Tens que preencher os requisitos e tratar da "papelada" para beneficiares do offset.
- Tens que declarar os dividendos no IRS todos os anos (nos de acumulação não tens que fazer nada)
- Se a legislação dos impostos sobre os dividendos mudar podes ficar até pior, ou ter que vender e ser forçado a pagar mais-valias.
Responder