=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Análises automáticas no site

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Análises automáticas no site

Mensagem por Virtua »

Tenho estado nos últimos dias a automatizar o envio de várias coisas com dados financeiros que preciso ou gosto de ter, desde e-mails a mensagens do telegram.

Dito isto reparei este fim de semana que a trial do deepnote que fazia com que a actualização da análise de PPRs que temos no site fosse gratuita está a acabar. Por isso tenho de actualizar manualmente, o que torna uma boa altura para integrar completamente no site.

Mas este tipo de coisas dá algum trabalho e entretanto tive a idea de me enviar o mail com a análise, actualizado semanalmente por exemplo e achei extremamente simples e útil. Vão haver outras análises que gosto de ter e vou colocar a instância da AWS (computador virtual na nuvem) a criar e a enviar-me mail semanal.

Dito isto lembrei-me que seria algo interessante aqui para a comunidade. Há algumas pessoas que me pedem análises ou gostariam de ver análises que nunca fiz. Têm agora oportunidade de me pedir para eu as fazer, automatizando a sua criação e envio. A minha ideia é provavelmente criar umas quantas e depois as pessoas podem subscrever como pretenderem.

Para já a subscrição não é automática (não pode ser tudo automático não é? :lol: ). Dependendo do sucesso logo vejo. Mas somos relativamente poucos e acho que para arrancar podemos fazer as subscrições manuais.

Alguém quer uma análise automática? Exemplos é a dos PPR, comparação entre os SMART do invest. Vanguard Lifestrategy vs EUNA/VWCE. Lifestrategy vs SMART. Alguns já vou fazer por mim e colocar nas possibilidades de "subscrição", como o de PPRs e o Lifestrategy vs SMART. Mas se quiserem algo peçam. Se eu vir que faz sentido facilmente crio.

Tb devo fazer algumas de comparações entre ETFs.

Análises existentes:

:arrow: Comparação entre os ETFs Vanguard Lifestrategy e os PPRs SMART Invest
:arrow: Análise PPR DR. Finanças
:arrow: IWDA vs Factores
:arrow: PPRs
:arrow: Carteiras ETFs
:arrow: Invest Tendências Globais
:arrow: Análise a ETF obrigacionistas de curto prazo
:arrow: Análise a ETF obrigacionistas de curto a médio prazo
:arrow: Análise retornos mensais S&P 500
:arrow: Histograma de Retornos do S&P 500 desde 1926

Usem por favor os links da desta página pois os outros poderão estar desatualizados
Última edição por Virtua em 16 out 2023 18:17, editado 15 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por CountMeIn »

O Mais interessante, na minha opinião (e deve ser dificíl de automatizar), seria PPR vs ETF, tendo em conta os benefícios fiscais. Assim dava para perceber o "breakpoint" entre um e outro ao longo do tempo.
Algo como AR vs IWDA e NB vs VWCE p ex.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por paulsky »

Eu estou interessado so nos ETFs 8-)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:20 O Mais interessante, na minha opinião (e deve ser dificíl de automatizar), seria PPR vs ETF, tendo em conta os benefícios fiscais. Assim dava para perceber o "breakpoint" entre um e outro ao longo do tempo.
Algo como AR vs IWDA e NB vs VWCE p ex.
Isso é um estudo em si, não precisa de ser automatizado. Mas vai sempre depender da performance do PPR face aos ETFs. Nunca sabes se "vale a pena " de antemão.

Podes é testar o passado, mas não havia, até recentemente, PPRs 100% acções.

P.S. => Reli agora a tua mensagem. Comparar PPRs de Obrigações com ETFs de acções não sei se faz muito sentido. Se bem que se calhar muita gente até ia querer. Já há algum tempo abandonei a ideia de que "o que faz sentido" é o que as pessoas querem.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Smaug_ »

Alguém quer uma análise automática? Exemplos é a dos PPR, comparação entre os SMART do invest. Vanguard Lifestrategy vs EUNA/VWCE. Lifestrategy vs SMART. Alguns já vou fazer por mim e colocar nas possibilidades de "subscrição", como o de PPRs e o Lifestrategy vs SMART. Mas se quiserem algo peçam. Se eu vir que faz sentido facilmente crio.

Tb devo fazer algumas de comparações entre ETFs.
[/quote]

Será que é possível comparar o smart invest dinâmico, com o V80 e acrescentar, apesar do reduzido tempo de vida, o PPR Dr finanças?
Tenho uma grande curiosidade sobre o desempenho deste PPR. Se se aproximar do V80 era muito interessante.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Virtua »

Smaug_ Escreveu: 17 jul 2023 19:29 Será que é possível comparar o smart invest dinâmico, com o V80 e acrescentar, apesar do reduzido tempo de vida, o PPR Dr finanças?
Tenho uma grande curiosidade sobre o desempenho deste PPR. Se se aproximar do V80 era muito interessante.

Obrigado.
Por acaso pretendo fazer análises a PPRs super recentes, onde posso incluir o do Dr. Finanças. O problema dos PPRs da SGF é que não estão na morningstar e têm sempre os dados super atrasados. Tenho de ver a melhor altura para ver quando enviar).

Vai demorar mais porque tenho de o incluir na base de dados (felizmente tenho já tudo alinhado para incluir os PPRs da SGF). Como vai ser um report automático provavelmente acrescento mais PPRs e fazemos uma análise ao PPR do Dr Finanças (talvez inclua até o IWDA para termos noção do "mercado").

Lembro-me de ter tido acesso à carteira dele. Alguém sabe como? (Ainda hoje procurei isso :-/)

P.S. Se entretanto alguém souber de dados semi-actualizados deste PPR tb pode dizer onde. Estou sempre à pesquisa de dados.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Smaug_ »

Há um link onde isso pode ser consultado.

Vou ver se o encontro e já partilho.
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Smaug_ »

https://www.sgf.pt/ppr/

Depois é preciso ir ao fundo da página e clicar no link que abre um ficheiro Excel...
hfilipe
Mensagens: 17
Registado: 04 out 2022 19:33
Has thanked: 7 times
Been thanked: 8 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por hfilipe »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 19:40 P.S. Se entretanto alguém souber de dados semi-actualizados deste PPR tb pode dizer onde. Estou sempre à pesquisa de dados.
Sou cliente do PPR SGF Stoik. O link (quase) direto para fazer download dos dados e que eu costumo usar é https://stoik.pt/resultados e depois clicar em "Descarregar estes dados" por baixo do gráfico. Acho que (costuma) atualizar à sexta-feira mas é muito inconstante.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Virtua »

Smaug_ Escreveu: 17 jul 2023 20:04 Depois é preciso ir ao fundo da página e clicar no link que abre um ficheiro Excel...
Ok. Obrigado. Tinha um link muito semelhante mas não era esse e só tinha dados até ao final do mês anterior. Este está quase 10 dias desactualizado mas é o normal deles.

Já automatizei a "verificação" se é o link mais recente e o download para a base de dados.

Entretanto fiz análises preliminares incluindo esta do Dr. Finanças. As análises irão ficando mais completas com o tempo e melhoramento mas a idea é +/- esta:

:arrow: Comparação entre os ETFs Vanguard Lifestrategy e os PPRs SMART Invest
:arrow: Análise PPR DR. Finanças

Ainda não me decidi entre o envio semanal ou mensal mas depois vejo (e a vossa opinião conta). Mas já temos mail analises(arroba)forumdoinvestidor(ponto)pt e fui bem sucedido a enviar a análise dos SMART vs lifestrategy para o meu mail pessoal.
Última edição por Virtua em 31 jul 2023 01:26, editado 2 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 412
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 120 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 23:09 Ainda não me decidi entre o envio semanal ou mensal mas depois vejo (e a vossa opinião conta). Mas já temos mail analises(arroba)forumdoinvestidor(ponto)pt e fui bem sucedido a enviar a análise dos SMART vs lifestrategy para o meu mail pessoal.
Na minha opinião pessoal, o envio semanal torna-se demasiado repetitivo. (overabundance of information is a real problem)

Portanto mensal seria para mim o mais indicado (aliás, para este tipo de comparações e para quem está aqui para o longo-prazo *, talvez 1 vez por trimestre seja suficiente :D ).


* Não o do Keynes :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 18 jul 2023 14:39
Virtua Escreveu: 17 jul 2023 23:09 Ainda não me decidi entre o envio semanal ou mensal mas depois vejo (e a vossa opinião conta). Mas já temos mail analises(arroba)forumdoinvestidor(ponto)pt e fui bem sucedido a enviar a análise dos SMART vs lifestrategy para o meu mail pessoal.
Na minha opinião pessoal, o envio semanal torna-se demasiado repetitivo. (overabundance of information is a real problem)

Portanto mensal seria para mim o mais indicado (aliás, para este tipo de comparações e para quem está aqui para o longo-prazo *, talvez 1 vez por trimestre seja suficiente :D ).


* Não o do Keynes :lol: :lol: :lol:
Estou a pensar numa forma e acho que vou conseguir automatizar a coisa para que as pessoas recebam uma newsletter semi personalizada. Primeiro passo seria as pessoas só receberem as análises que eles quisessem, em link. Em vez de receber 10 mails de 10 análises receberem só um e-mail com links para essas 10 análises.

No limite as pessoas podem subscrever a uma newsletter semanal ou mensal.

Por outro lado uma mensal com mais e melhor conteúdo também não seria mal pensado. Eu detesto fazer conteúdo perecível por isso tenho de automatizar isto tudo. Vamos caminhando e vamos vendo. Para já estou a criar estas análises porque pretendo/preciso. Logo vejo a melhor forma de as partilhar.

Para já é mesmo ver o que o pessoal quer/gostaria de ter.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pintob
Mensagens: 10
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 14 times
Been thanked: 7 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por pintob »

Boa ideia! 💪

Acho interessante as análises dos PPR (i.e. deepnote dos PPR).

Para comparações, gosto de fazer backtest de produtos ou carteiras com alocações semelhantes. Por exemplo:
  • IWDA vs Casa de Investimentos vs Tendências Globais
  • Smart Invest vs Vanguard LifeStrategy
  • Invest Dinâmico vs Stoik vs Outro PPR com semelhante alocação vs “benchmark” tipo 65% IWDA + 35% bonds (e.g. NB Obrigações Europeias)
  • Comparar outros PPR com benchmark com mesma alocação
No fundo, resume-se a comparar um ou mais produtos com o benchmark apropriado. Seria bastante útil IMO. 👍

Thank you! 🙇‍♂️
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Virtua »

Mais uma análise:

IWDA vs SMART Beta/factores

ETFs

iShares Core MSCI World UCITS ETF - IWDA/SWDA
iShares Edge MSCI World Momentum Factor UCITS ETF - IS3R/IWMO
iShares Edge MSCI World Quality Factor UCITS ETF - IS3Q/IWQU
iShares Edge MSCI World Value Factor UCITS ETF - IS3S/IWVL
iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF - IQQ0/MVOL

Podem encontrá-la aqui: https://sitedoinvestidor.s3.eu-west-3.a ... s-factores

Entretanto vou colocar as que existem na primeira página e vou continuando a preencher lá!
Última edição por Virtua em 31 jul 2023 01:27, editado 1 vez no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Smaug_
Mensagens: 24
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: Análises automáticas por e-mail

Mensagem por Smaug_ »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 23:09
Smaug_ Escreveu: 17 jul 2023 20:04 Depois é preciso ir ao fundo da página e clicar no link que abre um ficheiro Excel...

Entretanto fiz análises preliminares incluindo esta do Dr. Finanças. As análises irão ficando mais completas com o tempo e melhoramento mas a idea é +/- esta:

:arrow: Comparação entre os ETFs Vanguard Lifestrategy e os PPRs SMART Invest
:arrow: Análise PPR DR. Finanças

Ainda não me decidi entre o envio semanal ou mensal mas depois vejo (e a vossa opinião conta). Mas já temos mail analises(arroba)forumdoinvestidor(ponto)pt e fui bem sucedido a enviar a análise dos SMART vs lifestrategy para o meu mail pessoal.

Não percebi se colocaste os links apenas para exemplificar o que poderá vir a ser feito ou se já era para disponibilizar conteúdo.
Não consigo abrir nenhum deles.
Responder