=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Alphasail
Mensagens: 2
Registado: 01 dez 2023 08:26
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Alphasail »

Novo user aqui, mas lurker há algum tempo. Obrigado Virtua pelos estudos e conhecimentos partilhados.

Deixo aqui uma questão no topico de uso de ETFs para gestao de liquidez. Qual a vossa opinião de money markets, por exemplo Etfs como a xeon.de ( https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 7#overview ) que segue o euro short term rate ( https://www.ecb.europa.eu/stats/financi ... ex.en.html ) face ao uso de obrigações?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Nem todos os ETF sintéticos nascem iguais. A minha opinião vai ser sobre os que perguntaste e não sobre ETF sintéticos em geral.

Há alguns problemas com esses sintéticos, nomeadamente só terem uma contraparte e essa contraparte ser sempre o banco "dono" dos ETFs (no caso do XEON o DB e no caso do CSH2 a Societe Generale). Parece-me demasiado conflitos de interesse, vulgo BES a vender dívida do GES ou o BPN a vender dívida do grupo SLN, a que pretencia.

A performance não é assim tanto melhor que eu compre algo desse género e se é para ter exposição a bancos mais vale comprares o Float, que tens maior rentabilidade e até estás diversificado (o float é 70% bancos). Preferia ter o Float a esses ETF de que falas, de longe.

P.S. => O Float este mês fechou com rentabilidade anualizada superior a 5%
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Dados deste mês. Foi um bom mês. Depois faço o update como deve ser!! E as taxas a muito curto prazo ainda nem começaram a descer, só deixaram de subir :-)

Yield do Float nos 4.4% e do Gov 0-1 nos 3.6%
Anexos
Captura de ecrã 2023-12-01 153238.png
Captura de ecrã 2023-12-01 153238.png (22 KiB) Visto 1448 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 10
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por PJGS »

Os mercados parecem estar a contar com uma descida das taxas de juro em março. Dia 14 há reunião de bce. Vamos ver o que sai de aí.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

PJGS Escreveu: 03 dez 2023 22:25 Os mercados parecem estar a contar com uma descida das taxas de juro em março. Dia 14 há reunião de bce. Vamos ver o que sai de aí.
E os Gov que já tinham tido um bom mês em Novembro começaram Dez em grande por causa disso. Mas por acaso acho que o mercado se está a precipitar. Vamos a ver.

Mesmo a high yield já está a 7.11%. Quase que tive timming perfeito. Raio de falta de liquidez :D Mas também acho que está a baixar emasiado rápido. 1 ponto percentual num mês é dose!! O mercado está cheio de vontade de ter taxas mais baixas, não sei mesmo se isso vai acontecer tão cedo.

Pelo menos nos EUA, a economia está a bombar muito e o risco da inflação vir outra vez para cima é grande. Foi o que aconteceu nos anos 70 quando baixaram as taxas depois da primeira grande subida. Não me parece que eles queiram repetir o erro.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 dez 2023 15:09
PJGS Escreveu: 03 dez 2023 22:25 Os mercados parecem estar a contar com uma descida das taxas de juro em março. Dia 14 há reunião de bce. Vamos ver o que sai de aí.
E os Gov que já tinham tido um bom mês em Novembro começaram Dez em grande por causa disso. Mas por acaso acho que o mercado se está a precipitar. Vamos a ver.

Mesmo a high yield já está a 7.11%. Quase que tive timming perfeito. Raio de falta de liquidez :D Mas também acho que está a baixar emasiado rápido. 1 ponto percentual num mês é dose!! O mercado está cheio de vontade de ter taxas mais baixas, não sei mesmo se isso vai acontecer tão cedo.

Pelo menos nos EUA, a economia está a bombar muito e o risco da inflação vir outra vez para cima é grande. Foi o que aconteceu nos anos 70 quando baixaram as taxas depois da primeira grande subida. Não me parece que eles queiram repetir o erro.
A euribor a 12 meses caiu 0,22% em 3 dias
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Roger
Mensagens: 24
Registado: 05 out 2022 15:20
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Roger »

E a Euribor 12 meses abaixo das outras também não é normal.
No início do ano estava mais de 1% acima da Euribor a 3 meses...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Roger Escreveu: 05 dez 2023 22:40 E a Euribor 12 meses abaixo das outras também não é normal.
No início do ano estava mais de 1% acima da Euribor a 3 meses...
Está invertida, como as taxas de juro!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Por causa do post que fiz que o High yield já não desce há quase 2 meses quase fui ver a última vez que o EFRN (o Float) desceu em cotação diária. Foi a 16 de Maio.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Fez hoje 6 meses que comecei a fazer o download das Yields. Já dá para fazer as primeira análises de capacidade preditiva da Yield no iShares € Gov. Bond 0-1yr UCITS ETF - IEGE. Nos testes da capacidade preditiva da Yield vs valor real o primeiro dia deu uma diferença de 0.05% (sujeito ainda a optimizações, por isso este foi o pior valor possivel de desvio entre a previsão e o valor real).

O valor real do iShares euro gov 0-1 Year é de 98.66 euros e a previsão (teoricamente há 6 meses atrás) teria sido de 98.61 euros.

Cotação do dia * (1+Yield/2) = previsão cotação 6 meses depois
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 10
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por PJGS »

qual será o comportamento do iShares € Ultrashort Bond UCITS ETF | ERNX quando as descidas dos juros comecem a materializar-se?. sendo um ultrashort os retornos começarão a descer rapidamente refletindo a queda nos juros, certo?. O Weighted Average YTM tem descido dos 4.22 para os 4.08
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

PJGS Escreveu: 23 dez 2023 18:20 qual será o comportamento do iShares € Ultrashort Bond UCITS ETF | ERNX quando as descidas dos juros comecem a materializar-se?. sendo um ultrashort os retornos começarão a descer rapidamente refletindo a queda nos juros, certo?. O Weighted Average YTM tem descido dos 4.22 para os 4.08
Quando as taxas descem os preços aumentam. SEMPRE. Mas sim, se as yields continuarem a descer muito a contribuição das mesmas para os retornos também desce.

Resumindo: Em ETFs com duration de 0.5 as descidas das yields só daqui a 6 meses se vão fazer sentir em termos de diminuição de rentabilidade expectável. Entretanto já ganhamos bem via duration com as descidas dessas mesmas yields.

Aliás, podes ver isso bem. Essa descida que falas corresponde a um pequeno salto de retornos de ETF nos últimos 2 meses. O mês passado fez 4.62% anualizado e este mês parece-me que se está a linhar para ter uma rentabilidade semelhante! (rentabilidade efectiva de 0.38% no mês passado e este mês já vai com 0.32%, quando ainda falta uma semana para o final do mês).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
PJGS
Mensagens: 10
Registado: 11 nov 2023 21:14
Been thanked: 2 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por PJGS »

Tens razão Virtua, tinha esquecido que o NAV subiu para 5,17.
Num cenário de queda de juros, o preço das shares dos ultrashorts poderá ter um beneficio limitado dessa queda, certo?. Uma vez que o rebalanceamento é feito mensalmente, penso que não demorará muito para começar a ter obrigações com taxas mais baixas na sua composição.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Se as taxas descerem vai praticamente só afectar negativamente as rentabildades daqui a 6 meses. Entretanto até se ganhará mais, com ganhos devido à duration (que foi o que aconteceu o mês passado e está a acontecer de novo este mês). Os rebalanceamentos mensais é para manter a maturidade nos 6 meses (porque passado um mês a maturidade são só 5 meses).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Já temos a primeira ligação entre Cotação e previsão. Relembro que a previsão, neste caso, é feita com 6 meses de antecedência. O que me parece interessante.

Acho que a cotação real vai continuar a ser muito semelhante à previsão, basicamente "alisando" onde há os picos ou quedas grandes mas que mantenha +/-a tendência!

Neste momento os dias que temos em comum são apenas 4, mas com uma precisão quase ao cêntimo (para 6 meses não está nada mau).
Anexos
Captura de ecrã 2023-12-28 195743.png
Captura de ecrã 2023-12-28 195743.png (7.81 KiB) Visto 905 vezes
Captura de ecrã 2023-12-28 195334.png
Captura de ecrã 2023-12-28 195334.png (36.71 KiB) Visto 906 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder