=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Quero começar a investir, o que preciso de saber? #04

Dicas e análises estruturadas para quem pretende aprender a investir
Responder
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Quero começar a investir, o que preciso de saber? #04

Mensagem por Virtua »

Ironicamente para começar a investir as primeiras coisas que precisamos de saber estão em nós, não nos investimentos. O que é que eu quero dizer com isto?

Primeiro ponto será saber porque queremos poupar e investir (e não vale responder "para ganhar dinheiro" :D ). Refletir sobre a razão de investirmos vai-nos levar necessariamente à importante questão de Durante quanto tempo prevemos que seja o investimento? Vamos já ver na próxima questão da FAQ a importância do tempo. Por enquanto a questão é mesmo a razão pela qual estamos a investir.

Pode ser para a nossa reforma, para quando o filho for para a faculdade, para comprar um casa quando criarmos família ou quaisquer outras razões como por exemplo sentirmo-nos seguros se algum dia tivermos uma doença e tivermos que gastar as poupanças (em inglês, "saving for a rainy day").

Ao pensarmos nesta questão ficamos logo com uma ideia que pretendemos investir a 1, 3, 5, 10, 20, 30 ou mais anos. Isso é importantíssimo e o primeiro passo para começarmos com o nosso plano de investimento.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Labarion
Mensagens: 2
Registado: 29 mar 2024 15:29
Been thanked: 1 time

Re: Quero começar a investir, o que preciso de saber? #04

Mensagem por Labarion »

É irônico que, para começar a investir, o primeiro que precisamos saber é sobre nós mesmos, e não sobre investimentos. O que quero dizer com isso?

O primeiro ponto é entender por que queremos economizar e investir (e não vale dizer "para ganhar dinheiro" :D). Refletir sobre a razão para investir inevitavelmente nos leva a uma pergunta importante: por quanto tempo esperamos que os investimentos durem? Vamos ver no próximo FAQ a importância do tempo. Por agora, a questão é por que estamos investindo.

Pode ser para nossa aposentadoria, para quando nosso filho for para a faculdade, para comprar uma casa quando começarmos uma família, ou por qualquer outra razão, como ter uma reserva para emergências, caso fiquemos doentes e precisemos gastar nossas economias ("poupança para dias chuvosos").

Quando consideramos isso, imediatamente pensamos em investir por 1, 3, 5, 10, 20, 30 anos ou mais. Isso é crucial e é o primeiro passo para implementar nosso plano de investimento.
Wind Riders: Portugal's Premier Kiteboarding Adventure Hub https://portugalkitesurf.com
Responder