=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 84
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 32 times
Been thanked: 34 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Patanisca »

Venho só deixar esta sugestão: phpbb está ultrapassado.
Wordpress + plugins de foruns, um muito interessante:
https://wpforo.com/community/

Tool de migração do conteúdo atual deste phpp:
https://wpforo.com/docs/wpforo-v2/migrate-to-wpforo/

Estar a usar phpbb está-me a causar uma comichão enorme, parece que estou a usar a internet de há 10 anos atrás.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 06 out 2022 08:42 Não há um setting para colocar os users do lado esquerdo, para ter a experiência o mais parecida com o que temos no FF?
Como o D@avid disse ele de facto já me pediu isso. Há uma extensão para isso mas é mais complicada que as outras de instalar, isto porque altera o tema em vez de construir em cima dele. Vou dar uma vista de olhos no fim de semana a ver se sou bem sucedido com isso.
Patanisca Escreveu: 06 out 2022 10:10 phpbb está ultrapassado.
Compreendo e acredita que não és a única pessoa com esse sentimento (embora até me traga nostalgia faz-me falta o copy paste das imagens e o chamar o user com @). Esse wpforo não me parece mais bonito/agradável do que o que temos neste momento. Já falei, contudo, com o D@vid sobre a possibilidade de um dia arranjarmos um patrocinador (não é publicidade/banners que detesto isso) e o valor do patrocínio ir para comprar uma comunidade invision (a mesma do fórum finanças). Mas isso só com o tempo e com o crescimento da comunidade. Até pode chegar a um tamanho que façamos a experiência social de fazer uma mega vaquinha no "go fund me" ou "kickstarter" para comprar uns anos de invision (qualquer das opções teriam de ser pelo menos 5000 euros para comprar vários anos de invision porque indo por aí ficamos um pouco presos a eles).

Embora eu tenha diariamente ideias do caminho que pretendo que a comunidade tenha (mais educação e user friendly para quem chega e não só um mega post onde falamos de tudo e mais alguma coisa) a verdade é que as comunidades crescem devido às pessoas que cá estão e contamos com pessoas como tu (o 5coroas tb ainda não apareceu :cry: )

Vou estar sempre a pensar em coisas para melhor a nossa comunidade e ir para uma comunidade mais moderna está sempre em cima da mesa, só peço alguma paciência porque Roma e Pavia não se fizeram num dia ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Virtua »

Estou espantado que em várias comunidades em que ando está tudo +/- pacifico considerando a queda deste ano. O pessoal já está vacinado com a queda ultra-agressiva no início do Covid?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2096
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 490 times
Been thanked: 522 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 06 out 2022 13:18 Estou espantado que em várias comunidades em que ando está tudo +/- pacifico considerando a queda deste ano. O pessoal já está vacinado com a queda ultra-agressiva no início do Covid?
Ou é pessoal que passou pelo 2008 e já sabe o que é, é só ir investindo que em meados de 2023/2024 já tem mais do dobro de capital :lol:

2008 uma crie financeira profunda com bancos a falir, 2020 tudo mandado para casa com um vírus lá fora a matar pessoas, 2022 uma recessão mas que já se sabe que os juros vão subir mas depois voltam a cair e vem mais um QE... enquanto nas duas anteriores era tudo imprevisível, agora parece-me mais previsível, será por isso? nem sei...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2096
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 490 times
Been thanked: 522 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por D@emoon »

Uma coisa eu sei, estou muito mais tranquilo que em 2008 e 2020 isso é certo, mesmo que o mercado caia mais 50%, não só tenho almofada maior, como liquidez para meter mais, e também porque sou mais velho e sei que isto não vai cair para sempre.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 84
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 32 times
Been thanked: 34 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Patanisca »

Virtua Escreveu: 06 out 2022 12:42 Vou estar sempre a pensar em coisas para melhor a nossa comunidade e ir para uma comunidade mais moderna está sempre em cima da mesa, só peço alguma paciência porque Roma e Pavia não se fizeram num dia ;-)
ui os quotes trazem o bbcode agarrado! #saudades NOT :D

Eu sei que as coisas levam tempo e já tinha dado uma vista de olhos nos plugins pra trocar o profile pro lado esquerdo, mas foi até daí que concluí que investir tempo nesta base ia ser desperdício, por os plugins já não serem mantidos há uns anos.
Só deixei o feedback e sugestão, porque antes que se criasse aqui raizes muito profundas, se desse para mudar era preferível agora que mais tarde.

Também vi que o FF é Invision e o seu custo também é significativo. Na verdade pensei que houvessem alternativas free mais modernas que phpbb, mas só achei mais interessante esse wordpress + esse plugin dadas as features que inclui.

De qualquer forma, vamos estando por aqui nesta base e no futuro logo se vê, o mais importante é o conteudo e não a forma, embora esta seja facilitadora de produção de mais conteudo se for fácil e intuitiva de usar. :)
Avatar do Utilizador
00ba
Mensagens: 26
Registado: 04 out 2022 12:09
Has thanked: 5 times
Been thanked: 10 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por 00ba »

Estou perfeitamente à vontade com o layout, ainda que não seja tão apelativo como o do FF. A performance deste parece-me ser melhor, pelo menos é bastante rápido a carregar, mas ainda está fresquinho..

Passando o aparte anterior, tenho acompanhado as quedas e questiono-me se será interessante aproveitar as crescentes yields de dividendos e equacionar criar uma carteirazita de empresas com boa liquidez, capazes de se segurar bem na recessão.
Faz sentido?
Gajo
Mensagens: 408
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 119 times
Been thanked: 119 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 06 out 2022 13:18 Estou espantado que em várias comunidades em que ando está tudo +/- pacifico considerando a queda deste ano. O pessoal já está vacinado com a queda ultra-agressiva no início do Covid?
Quando e se o IWDA for abaixo dos 50 euros / VWCE abaixo dos 65 euros é que se vai começar a notar pânico ;)

Até porque, a preços nominais, só estamos a sensivelmente 12% dos máximos históricos atingidos no início de 2022. 8-)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2096
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 490 times
Been thanked: 522 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por D@emoon »

Anexos
Prémios.png
Prémios.png (423.46 KiB) Visto 3942 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Antonio84Pereira
Mensagens: 1
Registado: 06 out 2022 16:05
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Antonio84Pereira »

Hello hello ! Afinal sempre investiram no imobiliário (nova casa) ! Parabéns :D

David fico a aguardar quando for altura de parar com as compras de UPs (e cryptos :lol: )
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 06 out 2022 15:19 Só deixei o feedback e sugestão, porque antes que se criasse aqui raizes muito profundas, se desse para mudar era preferível agora que mais tarde.
Não querendo estar sempre a falar no tema do novo fórum mas tentando mostrar o que penso (talvez para finalizar) o que disseste está a ser tido em consideração. Há muita procura/debates sobre software de migração. Quase que preferia pagar os 50 euros mensais do invision do que correr o risco de um dia perder este fórum numa potencial migração. Não me sinto minimamente preso ao phpBB e a vantagem de ser open source é que temos tudo do nosso lado, tanto a base de dados de users como a de posts, para se um dia migrarmos não vai ser como desta vez que deixamos o fórum antigo para trás. Agora ele é nosso e vem sempre connosco ;-)

Podes ver aqui em baixo a imagem de migração da invision e está lá o phpbb :-)

Aliás acho tão importante este tipo de debate que estou a pensar em fazer um tópico com actualização mensal de nome "O estado da nação" para toda a gente poder contribuir para o futuro caminho da comunidade :D
Anexos
conv1.jpg.5c05a322230a9a3490b5b6421d119226.jpg
conv1.jpg.5c05a322230a9a3490b5b6421d119226.jpg (57.56 KiB) Visto 3933 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Virtua »

Onde é que estás? :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 06 out 2022 16:38 Até porque, a preços nominais, só estamos a sensivelmente 12% dos máximos históricos atingidos no início de 2022. 8-)
Sim esqueço-me às vezes que a queda em euros está a ser suavizada pela força do dólar este ano. Por acaso estava a pensar em fazer um post ou mini vídeo do youtube sobre isso. Tenho de fazer essa análise ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2096
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 490 times
Been thanked: 522 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por D@emoon »

Antonio84Pereira Escreveu: 06 out 2022 16:50 Hello hello ! Afinal sempre investiram no imobiliário (nova casa) ! Parabéns :D

David fico a aguardar quando for altura de parar com as compras de UPs (e cryptos :lol: )
Parar? parar é morrer :lol: um investidor nunca para de investir, esteja o mercado a cair ou a subir, dinheiro parado é quase sempre sinónimo de perda ( veja-se a inflação que vamos ter durante os próximos anos ), o que pode acontecer é acabar o € no Bear e não haver no Bull :lol:

Já crypto a conversa é outra, para mim é pura especulação, nem é poupança nem investimento.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2096
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 490 times
Been thanked: 522 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 06 out 2022 16:57
Onde é que estás? :lol:
Um dia apareço, quando for CEFA, CESGA, CMSA, CBCA, CFEI, CFA e demais cursos que há por aí :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder