Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Discussão de quais as melhores correctoras, bancos e fintechs para investirmos
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por JRJordao »

paulsky Escreveu: 09 fev 2024 16:45 A mim disseram-me que a conta na plataforma de trading é tambem a conta no banco e que logo era protegido pelo FGD...

Mas também recebi resposta doutro banco idêntico que disseram que a plataforma de trading nao era protegido pelo FGD....

Resultado, 2 bancos portugueses, 2 respostas completamente diferentes sobre o mesmo assunto... :?
Pode estar correto.

Banco 1: Mantem o capital não investido numa conta à ordem, logo ao abrigo do FGD 100k. (É o que a Trade Republic faz, btw)

Banco 2: Mantem o capital não investido numa conta corrente da corretora, logo ao abrigo do SII 25k.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 09 fev 2024 16:48
paulsky Escreveu: 09 fev 2024 16:45 A mim disseram-me que a conta na plataforma de trading é tambem a conta no banco e que logo era protegido pelo FGD...

Mas também recebi resposta doutro banco idêntico que disseram que a plataforma de trading nao era protegido pelo FGD....

Resultado, 2 bancos portugueses, 2 respostas completamente diferentes sobre o mesmo assunto... :?
Pode estar correto.

Banco 1: Mantem o capital não investido numa conta à ordem, logo ao abrigo do FGD 100k. (É o que a Trade Republic faz, btw)

Banco 2: Mantem o capital não investido numa conta corrente da corretora, logo ao abrigo do SII 25k.
Pode ser... a ideia que tenho por exemplo na BTP do Best/Saxo, é que é uma nova conta, embora apareça no património da pessoa na conta geral, mas sendo uma nova conta se o capital estiver à ordem sem estar investido pode estar ao abrigo do FGD...

Mas não deixa de ser algo interessante que foi despoletada pelo paulsky :)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por Virtua »

A melhor solução é não tem guito à ordem em plataformas. Ou se tem os activos ou não vale a pena
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por paulsky »

Sempre aprendi que accoes são património do cliente e que não estão sujeitos ao risco de falência do Banco porque podem ser simplesmente transferidos para uma nova corretora...

No entanto a mesma documentação diz que pagam no valor de 25000 euros caso falência.... Ou seja é bastante contraditório, na pratica os meus títulos sao transferidos ou recebo o dinheiro?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por Virtua »

paulsky Escreveu: 09 fev 2024 17:23 Sempre aprendi que accoes são património do cliente e que não estão sujeitos ao risco de falência do Banco porque podem ser simplesmente transferidos para uma nova corretora...

No entanto a mesma documentação diz que pagam no valor de 25000 euros caso falência.... Ou seja é bastante contraditório, na pratica os meus títulos sao transferidos ou recebo o dinheiro?
O seguro só entra em vigor em caso de burla (não é de falência apenas, mas falência e burla). Se tudo funcionar como deve ser em caso de falência o teu património simplesmente é transferido (e acredito que 99% dos casos vão ser esses).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 09 fev 2024 16:59 Pode ser... a ideia que tenho por exemplo na BTP do Best/Saxo, é que é uma nova conta, embora apareça no património da pessoa na conta geral, mas sendo uma nova conta se o capital estiver à ordem sem estar investido pode estar ao abrigo do FGD...

Mas não deixa de ser algo interessante que foi despoletada pelo paulsky :)
Por exemplo, na Trading 212 o "dinheiro não investido" está na realidade aplicado em fundos monetários. Logo, ao abrigo de um SII (20k + seguro) e não um FGD.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 09 fev 2024 17:34 O seguro só entra em vigor em caso de burla (não é de falência apenas, mas falência e burla). Se tudo funcionar como deve ser em caso de falência o teu património simplesmente é transferido (e acredito que 99% dos casos vão ser esses).
Talvez em casos de fraude em que os títulos afinal não existem na carteira do cliente, seja pago o seu valor (à data X) pelo SII.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 09 fev 2024 17:59
Virtua Escreveu: 09 fev 2024 17:34 O seguro só entra em vigor em caso de burla (não é de falência apenas, mas falência e burla). Se tudo funcionar como deve ser em caso de falência o teu património simplesmente é transferido (e acredito que 99% dos casos vão ser esses).
Talvez em casos de fraude em que os títulos afinal não existem na carteira do cliente, seja pago o seu valor (à data X) pelo SII.
Isso
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por D@emoon »

Por coincidência acabo de ver numa rede social alguém a falar em algo parecido, onde diz que o dinheiro não investido numa correctora e se a mesma faz segregação está protegido pelo FGD de 100.000€, se a correctora não faz segregação está protegido até 90% do valor com um máximo de 20.000€...pronto não sei 🤣, nem nunca tinha ouvido falar nestes 90% de 20.000€...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 09 fev 2024 19:34 nem nunca tinha ouvido falar nestes 90% de 20.000€...
Não é o português. Acho que é o Holandês (DeGiro)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Faz Sentido Abrir Multiplas Contas Bancarias?

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 09 fev 2024 19:34 Por coincidência acabo de ver numa rede social alguém a falar em algo parecido, onde diz que o dinheiro não investido numa correctora e se a mesma faz segregação está protegido pelo FGD de 100.000€, se a correctora não faz segregação está protegido até 90% do valor com um máximo de 20.000€...pronto não sei 🤣, nem nunca tinha ouvido falar nestes 90% de 20.000€...
Isto agora discute-se muito, desde que as corretoras no final do ano passado começaram a pagar ~4% TANB sobre capital "não investido" com capitalização mensal ou até diária. Criaram um negócio paralelo de contas poupança.
Responder