=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Portfólio de Investimentos - fmasousa

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
fmasousa
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 1 time

Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Boa tarde. Sou novo por aqui, e para 1º post apresento o meu portfólio:

Certificados de Aforro - 49%
Depósito a Prazo - 34%
Obrigações - 7%
OENO - 4%
PPR - 3%
Apostas Desportivas - 1%
ETF - 1%
Goparity - 1%

Essas são percentagens aproximadas. Como podem verificar, o peso em investimentos com risco reduzido (ou mesmo nulo?) é elevado, mesmo que com retorno superior à taxa de inflação. Neste momento, estou a ponderar subscrever obrigações da Vista Alegre. Com a diminuição das taxas Euribor e respetivo acompanhamento por parte das taxas de juro dos DP e CA, estou a ponderar a busca de outros instrumentos financeiros para conseguir combater a inflação.
O que sugerem?
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 52 times
Been thanked: 47 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

Na minha opinião tens demasiado capital em aforro, o investimento é muito pequeno.

Em relação às obrigações da Vista Alegre, sugiro este tópico
fmasousa
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Tenho a noção disso. Vem desde 2022 quando a taxa de juro Euribor começou a subir, os Certificados foram os primeiros produtos com retorno garantido que me chamaram a atenção (também tinha de Tesouro, mas passado um ano resgatei-os para investir no DP). No entanto, comecei a diversificar o portfólio: o objectivo é não perder valor para a inflação, investindo em produtos financeiros sem risco ou risco muito reduzido, daí o investimento em Obrigações (tenho um perfil muito cuidadoso, prefiro ganhar menos com pouco risco, a arriscar mais com maiores retornos). No entanto, considero que ainda não tenho conhecimento financeiro amadurecido. Pelo que li até agora sobre a Vista Alegre, ainda fiquei sem perceber se os 5,30% compensam qualquer tipo de risco, sendo que o meu objectivo é manter as obrigações até à maturidade. Vou analisar durante os próximos dias.
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 52 times
Been thanked: 47 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 07 mai 2024 23:14 Tenho a noção disso. Vem desde 2022 quando a taxa de juro Euribor começou a subir, os Certificados foram os primeiros produtos com retorno garantido que me chamaram a atenção (também tinha de Tesouro, mas passado um ano resgatei-os para investir no DP). No entanto, comecei a diversificar o portfólio: o objectivo é não perder valor para a inflação, investindo em produtos financeiros sem risco ou risco muito reduzido, daí o investimento em Obrigações (tenho um perfil muito cuidadoso, prefiro ganhar menos com pouco risco, a arriscar mais com maiores retornos). No entanto, considero que ainda não tenho conhecimento financeiro amadurecido. Pelo que li até agora sobre a Vista Alegre, ainda fiquei sem perceber se os 5,30% compensam qualquer tipo de risco, sendo que o meu objectivo é manter as obrigações até à maturidade. Vou analisar durante os próximos dias.
Bem, apostas desportivas não se encaixam de todo num perfil cuidadoso :lol: Qualquer tipo de jogo, por sinal. O que tens de pensar é: Porque é que a Vista Alegre está a pagar 5,30%?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Virtua »

fmasousa Escreveu: 07 mai 2024 23:14 Pelo que li até agora sobre a Vista Alegre, ainda fiquei sem perceber se os 5,30% compensam qualquer tipo de risco, sendo que o meu objectivo é manter as obrigações até à maturidade. Vou analisar durante os próximos dias.
Náo. Não encontro ng que perceba de investimentos que ache que é bom negócio. Mesmo que estejam a vender aos clientes :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
fmasousa
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Bem, apostas desportivas não se encaixam de todo num perfil cuidadoso :lol: Qualquer tipo de jogo, por sinal.
Utilizo a estratégia de arbitragem em apostas desportivas, é 99,99% seguro 8-)
Náo. Não encontro ng que perceba de investimentos que ache que é bom negócio. Mesmo que estejam a vender aos clientes :lol:
Para investimentos de capital garantido, o que há disponível no mercado com taxas mais atrativas?
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 52 times
Been thanked: 47 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 12:05 Para investimentos de capital garantido, o que há disponível no mercado com taxas mais atrativas?
Ainda tens depósitos a prazo com TANB 4% a 12 meses neste momento. Ou tens também a TR e T212 com 4% e 4.2% respectivamente neste momento, sujeito a ser alterado a todo o momento.

Valores acima disso, com capital garantido, e sem risco, é muito complicado. Se queres mais rentabilidade, vais ter que correr mais riscos. De qualquer das formas se o teu objetivo passa simplesmente por compensar a inflação, ainda há vários depósitos a prazo com taxa de juro acima do valor da inflação.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por JRJordao »

fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 12:05 Utilizo a estratégia de arbitragem em apostas desportivas, é 99,99% seguro 8-)
Nesse caso, porque não aumentar bastante esta fatia?
fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 12:05 Para investimentos de capital garantido, o que há disponível no mercado com taxas mais atrativas?
Já conheces a tabela dos Top DPs?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por D@emoon »

fmasousa, tens de ter algumas coisas em mente, 1.º que as "boas" taxas atuais em DPs são na sua maioria promocionais, com a expectativa de quedas nas taxas, vais sentir uma enorme diferença daqui a 12 meses por exemplo da taxa atual para uma nova, e em 2.º lugar as condições do próprio banco, imagina fazeres um DP no BAI Europa que paga 4% a 12 meses, para um investimento de por exemplo 10.000€ são 288€ líquidos, ora se pagas mais 62,40€ de comissão de conta ( não vi se há forma de isentar e se houver ignora esta parte lol ) isto quer dizer que no final os teus 2,88% de taxa líquida passaram a 2,25%.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
fmasousa
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Ou tens também a TR e T212 com 4% e 4.2% respectivamente neste momento, sujeito a ser alterado a todo o momento.
Estou a estudar entre estas duas e a Freedom24 qual será a melhor, mas única e simplesmente para usar como Conta Poupança para reserva para fazer face às Despesas Fixas Anuais e reforço do PPR no final do ano.
Nesse caso, porque não aumentar bastante esta fatia?
Porque os ganhos são limitados. O facto de aumentar o valor investido, não significa que os ganhos aumentem na mesma proporção.
Já conheces a tabela dos Top DPs?
Já conhecia. Vou seguir esta lista por mais 2 meses, que é quando acaba o Prazo para o DP que tenho atualmente, para avaliar se posso reinvestir no melhor (uma vez que já usufrui da maior parte deles)

Ainda relativamente às Obrigações da VA: para uma empresa com 200 anos de história (com os seus altos e baixos), não concordam que o risco de não cumprirem é praticamente nulo :?: É que sim assim for, 5,30% é uma taxa boa.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por JRJordao »

fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 16:08
Nesse caso, porque não aumentar bastante esta fatia?
Porque os ganhos são limitados. O facto de aumentar o valor investido, não significa que os ganhos aumentem na mesma proporção.
Ok. Pensava que ganhavas em função do montante apostado.
fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 16:08
Já conheces a tabela dos Top DPs?
Já conhecia. Vou seguir esta lista por mais 2 meses, que é quando acaba o Prazo para o DP que tenho atualmente, para avaliar se posso reinvestir no melhor (uma vez que já usufrui da maior parte deles)
Infelizmente, daqui a 2 meses as taxas devem estar bem mais baixas.
fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 16:08 Ainda relativamente às Obrigações da VA: para uma empresa com 200 anos de história (com os seus altos e baixos), não concordam que o risco de não cumprirem é praticamente nulo :?: É que sim assim for, 5,30% é uma taxa boa.
Não serão bem 5,30%, pois as obrigações têm custos específicos.
Simulador Best: https://banco-best.pt/Simuladores/1-BRN ... 2024-2029/
Simulador Invest: https://www.bancoinvest.pt/docs/default ... -2029.xlsm

Está sujeito a rateio ou seja se a procura for maior que a oferta ficas com menos unidades que as pretendidas. Para evitar isso deve-se subscrever no primeiro dia. Se costumas comprar obrigações no mercado secundário poderás não estar familiarizado com esta situação. É habitual nas obrigações das SAD.

Prospeto: https://www.bancobest.pt/bestsite/best_ ... 242029.pdf
Última edição por JRJordao em 08 mai 2024 16:34, editado 2 vezes no total.
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 52 times
Been thanked: 47 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 16:08 Ainda relativamente às Obrigações da VA: para uma empresa com 200 anos de história (com os seus altos e baixos), não concordam que o risco de não cumprirem é praticamente nulo :?: É que sim assim for, 5,30% é uma taxa boa.
Se formos por esse ponto de vista, o BES também tinha sido fundado em 1869, e foi o que foi... A VA teve uma quebra de vendas de 10% no ano passado, nos próximos anos ninguém sabe, e os artigos em cerâmica não são propriamente bens de primeira necessidade.

Se eles estão a pagar 5.3% brutos é porque a banca lhes pede mais. Se a banca lhes pede mais é porque considera que o risco é mais elevado. Não esquecer que estamos numa meio de uma guerra, em que o preço dos combustíveis está muito propenso a aumentos acima do normal, e o setor do vidro/cerâmica consome imensa energia nos fornos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 08 mai 2024 16:31
fmasousa Escreveu: 08 mai 2024 16:08 Ainda relativamente às Obrigações da VA: para uma empresa com 200 anos de história (com os seus altos e baixos), não concordam que o risco de não cumprirem é praticamente nulo :?: É que sim assim for, 5,30% é uma taxa boa.
Se formos por esse ponto de vista, o BES também tinha sido fundado em 1869, e foi o que foi... A VA teve uma quebra de vendas de 10% no ano passado, nos próximos anos ninguém sabe, e os artigos em cerâmica não são propriamente bens de primeira necessidade.

Se eles estão a pagar 5.3% brutos é porque a banca lhes pede mais. Se a banca lhes pede mais é porque considera que o risco é mais elevado. Não esquecer que estamos numa meio de uma guerra, em que o preço dos combustíveis está muito propenso a aumentos acima do normal, e o setor do vidro/cerâmica consome imensa energia nos fornos.
Os tipos têm um acordo com o IKEA eles vendem tudo :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 228
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 52 times
Been thanked: 47 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 08 mai 2024 16:32
Os tipos têm um acordo com o IKEA eles vendem tudo :lol:
A quantidade loiça da VA no IKEA é mínima. A maioria é loiça chinesa :lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 08 mai 2024 16:38
D@emoon Escreveu: 08 mai 2024 16:32
Os tipos têm um acordo com o IKEA eles vendem tudo :lol:
A quantidade loiça da VA no IKEA é mínima. A maioria é loiça chinesa :lol:
"o contrato com a empresa sueca, que inicialmente tinha um volume de negócios associado de 120 milhões de euros, duplica esse valor, para os 250 milhões de euros, em nove anos, disse ao Negócios fonte oficial da VAA.

A Ria Stone vai, por causa da extensão de contrato, aumentar a capacidade em mais de 60%, com previsão de atingir uma produção anual de mais 48 milhões de peças de louça de mesa em grés decoradas digitalmente e fabricadas por monocozedura, A Ria Stone é uma unidade industrial situada em Ílhavo, que surgiu em 2012, após concurso internacional lançado pela multinacional sueca IKEA, para produção de 30 M de peças por ano de louça de mesa em grês para o mercado europeu".

IKEA em Portugal só vende loiça chinesa porque sabe que em Portugal a exigência do publico português é nula :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder