=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Numerário: que falta faz?

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Responder
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Numerário: que falta faz?

Mensagem por JRJordao »

Segundo tenho lido, apesar do uso decrescente, as notas e moedas ainda estão para durar.

Há vários anos que uso muito pouco. Só no barbeiro e ocasionalmente em pequenas compras durante as férias. É algo sujo que me desagrada manusear e os pagamentos são demorados. E alimenta a economia paralela (os pagamentos eletrónicos alimentam o "big brother"). Já não me lembro de quando fiz levantamento pela última vez, os trocos que vou recebendo ao vender coisitas em segundo mão no OLX têm sido mais que suficientes. Mesmo as prendas em dinheiro peço sempre que sejam por transferência. Resido em Lisboa, onde suponho que a aceitação de cartões seja das mais elevadas a nível nacional.

Adorava poder deixar de andar com a habitual nota de 20€ e moedas na carteira, e poder mudar para um pequeno porta-cartões (não ando sempre com smartphone, que pesa 500gr), sabendo que qualquer estabelecimento os aceitaria.

Sei que para muitos velhotes seria complicado, apesar de os da minha família mais próxima já se desenrascarem a pagar com cartão (o contactless ajudou). Acho que a curto prazo deveria passar a ser obrigatório aceitar cartão, em paralelo com numerário. E passado uns anos abandonar o numerário se possível.

E vocês? Ainda usam bastante? Acham que devia acabar, ou que haverá sempre lugar para ele?
manometal
Mensagens: 50
Registado: 10 out 2022 22:29
Has thanked: 31 times
Been thanked: 20 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por manometal »

Acho que eventualmente acabará mas como o ser humano é um animal de hábitos aqueles que se habituaram a andar com carteiras enormes nos bolsos e com notas no bolso manterão esse hábito pois é algo que lhe traz conforto...
blueray
Mensagens: 7
Registado: 04 out 2022 13:14
Has thanked: 7 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por blueray »

Por mim podia acabar já amanhã o dinheiro físico.
Levantar dinheiro no MB devo fazer 2 a 3 vezes no ano.
Pago quase tudo com cartão ou com MBway.
Não gosto de andar com moedas, na carteira.
E para mim é muito mais simples fazer um pagamento electrónico, já que não há trocos, e depois ter de andar a confirmar se o troco está correcto ou não. 😉
RFFF
Mensagens: 5
Registado: 06 out 2022 17:38
Been thanked: 2 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por RFFF »

Como colecionador diria que faz falta :D

Na prática tudo seria mais simples se deixasse de existir embora ainda existam diversos obstáculos como os pagamentos de montante mínimo, taxas cobradas, adesão ao pagamento mb, etc

Não acredito que nos próximos tempos isso venha a acontecer sinceramente até porque seria necessário que todas as faixas etárias estivessem por dentro das novas tecnologias e isso nunca irá acontecer por razões humanas e técnicas.

P.S.- Muito obrigado por terem criado este novo espaço!!!
Diogobc
Mensagens: 12
Registado: 04 out 2022 14:34
Been thanked: 2 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por Diogobc »

Muito cuidado com estas ideias que parecem muito boas para certas franjas da população - nas quais arrisco dizer que estamos aqui todos incluídos - mas que despreza realidades muito diferentes das nossas.

O fim do dinheiro físico seria de uma enorme discriminação para pessoas que não têm contas bancárias, que não querem ter contas bancárias, pessoas sem nenhuma formação tecnológica, sem nenhuma formação financeira, pessoas que vivem em pequenas aldeias ou mesmo em casas isoladas... Resumindo: os mais pobres, mais desprotegidos, mais desprezados pela sociedade e até pelo Estado. E achar que essas pessoas vão acabar, parece-me absurdo. É fácil desprezar estas realidades muito distantes e achar que são uma minoria que tende a acabar mas, lendo um bocadinho de história, não me parece nada que acabem e podem até aumentar. Estamos muito mal habituados a uma estabilidade e a uma paz que é e foi raríssima na nossa história!

Claro que pessoalmente preocupa-me muito mais a parte do "Big Brother". E eu que sou um "maluquinho da privacidade" segundo os meus amigos, acho que maluquinhos são eles ao não verem os perigos da informação que as empresas privadas e o Estado têm hoje em dia sobre nós. E os dados e informação que a Autoridade Tributária tem sobre os cidadãos parece-me ultrapassar todos os limites do razoável tanto a nível moral como também a nível legal. Mas claro, é mais fácil mandar vir com os tempos do Salazar, do que pensar no que pode fazer o Estado um dia com estas informações se esse Estado for tomado por gente pior do que a actual...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por JRJordao »

Para mim, bastava que o cartão fosse aceite em todo o lado. Saber que não precisava andar com numerário ou ir à procura de ATMs.
Se calhar, mais fácil será todos aceitarem MB Way. :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 21 out 2022 19:20Se calhar, mais fácil será todos aceitarem MB Way. :)
É uma forma estranhamente totalitária de se pensar. Mesmo percebendo o teu ponto de vista não acho que devas obrigar ng a nada. Se bem que cada vez mais somos obrigados a este tipo de coisas (Ex: Via Verde)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 21 out 2022 19:36 É uma forma estranhamente totalitária de se pensar. Mesmo percebendo o teu ponto de vista não acho que devas obrigar ng a nada. Se bem que cada vez mais somos obrigados a este tipo de coisas (Ex: Via Verde)
Penso que atualmente as lojas são obrigadas a aceitar numerário, salvo exceções muito bem justificadas.

Eu queria não ser obrigado a ter numerário. :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1745
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 21 out 2022 19:59 Penso que atualmente as lojas são obrigadas a aceitar numerário
Penso que sim. São questões legais. Penso que são mesmo obrigadas a aceitar numerário.
JRJordao Escreveu: 21 out 2022 19:59Eu queria não ser obrigado a ter numerário. :)
Estás a dizer do ponto de vista de indivíduo ou de dono de uma loja? É que eu acho que enquanto indivíduo ng é obrigado a ter numerário!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 21 out 2022 21:01
JRJordao Escreveu: 21 out 2022 19:59Eu queria não ser obrigado a ter numerário. :)
Estás a dizer do ponto de vista de indivíduo ou de dono de uma loja? É que eu acho que enquanto indivíduo ng é obrigado a ter numerário!!
Na prática acaba por ser, quando os estabelecimentos não aceitam outro meio de pagamento. E por vezes não há alternativas por perto.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Numerário: que falta faz?

Mensagem por D@emoon »

Enquanto existir numerário o mesmo pode não ser controlado pelos estados, eu posso ter dinheiro debaixo do colchão que o estado não sabe e não controla, um dia que existir apenas dinheiro digital ou formas de pagamentos digitais tudo é controlado, por isso o caminho vai ser esse mesmo, os estados gostam de controlar tudo :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder