=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Lusitania

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Lusitania

Mensagem por JRJordao »

zpmarcos Escreveu: 07 nov 2022 15:20 Posso levantar sem prejuizo? Visto que veio de transferência de outro lado, tenho de validar se já tinha a subscrição há mais de 5 anos. Correto?
Ao abrigo do novo regime excecional, discutido neste tópico do fórum e neste artigo do Contas Poupança, poderás resgatar sem custo o valor do IAS (443.20€ em 2022, 478.70€ em 2023) em cada mês até dezembro 2023. Apesar de se falar apenas da isenção de penalização fiscal, no caso da Lusitânia Vida também não estão a cobrar encargos (pelo menos quando resgatado diretamente e não via mediador).

Acima disso, haverá o custo definido nas condições particulares da apólice. A minha tem 1% nos primeiros 5 anos e 0,5% posteriormente, mas poderá não ser igual em todas.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Lusitania

Mensagem por JRJordao »

Novo seguro de capitalização.

Rendimento Variável 2022 - 3ª Série
Duração: 5 anos
Taxa de juro (1º ano): 2,5%
Taxa de juros (seguintes): a determinar
Resgate antecipado (1º ano): custo de 1,0%
Resgate antecipado (seguintes): perde-se os juros (se percebi bem)
Folheto
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

experiência própria
quando condições não estão defenidas é de evitar. Começam com % satisfatórias e depois é sempre a descer.

a evitar....
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

terminou inicio fevereiro um seguro cap da Lusitânia, de 3 anos.
Pagaram logo os juros. Mas para devolverem capital já foram mais 20 dias.

Nelson
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

é normal demorar, pelo menos, quase 1 mes para restituírem dinheiro dum seg. capitalizacao para a conta ?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 717 times

Re: Lusitania

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 23 fev 2023 23:17 é normal demorar, pelo menos, quase 1 mes para restituírem dinheiro dum seg. capitalizacao para a conta ?
Pensava que já tinha chegado. Não faço ideia.

Pergunta aí ao chefe das cenas de taxa fixa:
JRJordao Escreveu:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

:)
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Lusitania

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

superkinas Escreveu: 23 fev 2023 23:17 é normal demorar, pelo menos, quase 1 mes para restituírem dinheiro dum seg. capitalizacao para a conta ?
Nunca fiz nada na Lusitânia mas pela minha experiência com seguros de capitalização em seguradoras não, não é normal.
A única vez que fiz um resgate antecipado tive que preencher uns documentos e indicaram-me que demoraria 15 dias para ter o dinheiro na conta, demoraram bem menos, nem uma semana.

Na altura do vencimento recebi um documento de quitação uns dias antes pelo correio com a nota de liquidação final, onde tinha que assinar juntar CC e indicar o NIB para receber o montante acumulado ou, alternativamente, pedir o reinvestimento do mesmo num novo produto.

Pergunta se estará alguma coisa em falta ou então qual o tempo que demoram a fazer o pagamento, 1 mês não me parece normal.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Lusitania

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 24 fev 2023 00:12
superkinas Escreveu: 23 fev 2023 23:17 é normal demorar, pelo menos, quase 1 mes para restituírem dinheiro dum seg. capitalizacao para a conta ?
Pergunta aí ao chefe das cenas de taxa fixa:
JRJordao Escreveu:
:D
Ainda não tive um seguro a atingir a maturidade ou sobre o qual tenha pedido resgate total. Tenho PPRs e não seg capitalização, mas suponho que o fator importante é a seguradora em causa e não o tipo de produto.
As seguradoras não são conhecidas pela agilidade. Mas por exemplo os resgates IAS na Lusitânia estão a ser recebidos na conta cerca de uma semana após o pedido, o que me parece bastante aceitável.
3rdWorldBuffett Escreveu: 24 fev 2023 08:34 Pergunta se estará alguma coisa em falta ou então qual o tempo que demoram a fazer o pagamento
Isto
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

no meu caso o resgate demorou ou está demorar mais de 1 mes.
São de uma lentidão. Tive enviar email ao comercial que está sempre a enviar propaganda, se não fosse assim acho que o processo nao avançava.
Depois de já ter enviado tudo pedem 1 mes depois NIB, depois de o já ter enviado.....
pamas
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2022 14:27
Has thanked: 3 times

Re: Lusitania

Mensagem por pamas »

Também fiz o pedido do resgate do PPR ao abrigo do IAS no dia 15/02 e até agora nada...já falei com o Comercializador que ficou de ver o que se passava...
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: Lusitania

Mensagem por superkinas »

1 mes depois transferiram o capital ...
pamas
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2022 14:27
Has thanked: 3 times

Re: Lusitania

Mensagem por pamas »

Depois fica a questão?!!
Pedido de reembolso em Fevereiro e pagamento em Março...qual é o mês que conta para a AT??

Fiz o pedido do reembolso do IAS todos os meses até esgotar o PPR...quero ver agora se não fazem dois pagamentos no mês de Março assumindo eles que um mês se refere ao mês de fevereiro quando foi feito o pedido... não quero problemas com a AT...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Lusitania

Mensagem por JRJordao »

pamas Escreveu: 07 mar 2023 09:30 Depois fica a questão?!!
Pedido de reembolso em Fevereiro e pagamento em Março...qual é o mês que conta para a AT??

Fiz o pedido do reembolso do IAS todos os meses até esgotar o PPR...quero ver agora se não fazem dois pagamentos no mês de Março assumindo eles que um mês se refere ao mês de fevereiro quando foi feito o pedido... não quero problemas com a AT...
Na área de cliente online consegues ver a data do movimento. Estou a assumir que seja esse que conta.
Imagem
Responder