JRJordao Escreveu: ↑19 nov 2024 19:50
Olhei para os 3 apresentados inicialmente no site do Best: LU1089088741, LU1965927921, PTIGAUHM0023.
Não vou sequer perder muito tempo com fundos que não sigo.
Uso 4/5 ETFs e 2 dois fundos
ETFs - >
viewtopic.php?t=258
Fundos ->
viewtopic.php?t=525
Há que considerar a diferença da volatilidade, como os anos de 2021 e 2022 provaram.
Subscreverias um DP com taxa negativa? Pois, eu também não subscreveria um ETFs obrigacionista de curto prazo com taxa negativa.
Queres dizer que quem subscrevia em 2021 via uma yield negativa anunciada?
Sim. São obrigações, no fundo. Sabes sempre quanto te vão pagar, se levados até à maturidade.
Essa yield é calculada para que prazo(s), não tendo os produtos uma data de maturidade?
A Yield média é a yield da maturidade média das obrigações. Estás a confundir um ETF com o que ele tem, as obrigações. Imagina que alguém te paga para criares um fundo ou ETF de DPs, ainda por cima com a fama que estás a ter no reddit.
Tu não conseguirias prever quanto uma carteira de DPs te renderia? Agora colocavas isso num formato ETF. O ETF era a carteira de DPs. O ETF não teria maturidade porque tu ias "rodando" os DPs, uns venciam, outros novos melhores apareciam etc etc. Agora dizias que os DPs da carteira do ETF tinham em média 3 meses (por mandato). Penso que também conseguias criar uma carteira que em média tivesse +/- este período. E se as pessoas te perguntassem quanto o ETF ia render nos próximos 3 meses poderias dizer que ia ser praticamente igual à yield média ponderada dos DPs certo?
Agora, alguém te dizia para criares tb uma carteira com período médio de 6 meses. Não me parece complicado pois não? Era só aumentares as datas de maturidade dos DPs.
Agora muda DPs por obrigações de muito curto prazo e tens um ETF de liquidez. Tu és definitivamente alguém que está a deixar dinheiro na mesa porque achas que ETFs são um activo semi homogéneo. ETFs são o que tu quiseres meter lá dentro.
Este mês o ETF gov 0-1 anos vai quase de certeza fazer outra vez 4% anualizado. A dia 18 (ontem) já ia com 2.15%.
Eu já sei de antemão quase quanto vou ganhar. Até tenho cálculos de previsão de valores da UP:
viewtopic.php?p=9781#p9781 e
viewtopic.php?p=11052#p11052
Sobre a volatilidade estas são as quedas dos ETFs obrigacionistas governamentais:

- Screenshot 2024-11-19 at 21.22.42.png (72.71 KiB) Visto 1482 vezes
Sim, 0.05% como queda máxima um dia. De vez em quando descem um dia ou dois