Lvsitano Escreveu: ↑19 mai 2025 08:21
Pelos vistos, nem uma coisa, nem a outra
De facto, esperava mais da AD+IL, as sondagens na ultima semana indicavam essa possibilidade mas na realidade a votação da AD (PSD+CDS) é o 3º pior de sempre em eleições legislativas (a pior foi a do ano passado (28,85%) e a 2ª pior foi a do Rio (30,68%)), tendo em conta os €€ que "despejaram" na função publica e reformados estava à espera de melhor. A IL está com dificuldades de crescimento, (tal como o Livre) não me parece que seja um partido de massas, a mensagem é muito focada e não atinge as camadas mais baixas, os melhores resultados (tal como o LIvre) foi em áreas com rendimentos altos, desta vez tinha tudo para crescer, +1 deputado parece-me pouco, o lider não me parece ter o perfil para cativar as pessoas, o anterior era bem melhor, penso que foi um retrocesso.
Em relação ao Chega, estou surpreendido! Depois dos escândalos todos e da crónica falta de propostas e do discurso consegue uma votação histórica, graças ao discurso dos ciganos e imigrantes nas áreas onde há mais (estufas, porto de Peniche (pescadores da Indonésia são aos montes)).
Compreendo o sentimento das pessoas das aldeias e pequenas vilas, saírem de casa para ir ao café ou praça da vila, ao sábado e domingo e só veem gente escura, é difícil combater este sentimento, a educação não é suficiente, os meus filhos com pais liberais, habituados a viajar e a contactar outras culturas, referem que Portugal têm demasiado imigrantes, certo, vamos dizer que sim, mas nenhum eles quer ir fazer os trabalhos que eles estão a fazer...
Nestas eleições falhei os meus prognósticos, acontece.