Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Carteira Nkronio

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
nkronio
Registado: 18 mai 2025 19:44
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Carteira Nkronio

Mensagem por nkronio »

Sou um investidor recente (300€). Normalmente ponho 50€ por mês para investimentos em ETFS. Num futuro próximo procuro investir 100€ por mês ou adicionar 1k e continuar com os 50€/100€.

A minha carteira possuí 3 ETFs:

VWCE- 80%
EUNA- 5%
OURO- 5%

Ainda me estou a habituar e tenho alguma tolerância ao risco. Decidi começar devagar (à 2 meses) para me habituar e ver se tenho perfil para isto. Tenho lido livros sobre o assunto. O investimento é para 20/30 anos.

Algumas dicas construtivas é só dizer.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 128 times
Been thanked: 96 times

Re: Carteira Nkronio

Mensagem por Alex »

Bem vindo, que tenhas sucesso, são os meus votos.
Não falta 10%? :)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 329 times
Been thanked: 391 times

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 19 mai 2025 23:30 Bem vindo, que tenhas sucesso, são os meus votos.
Não falta 10%? :)
Os outros 10% estão em ar enlatado :lol:

Imagem
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1290 times

Mensagem por Virtua »

Pode ser a carteira agressiva com ouro aqui do forum: viewtopic.php?p=9#p9

E realmente se esqueceu dos 10%. Ou os 10% estão em cash do estilo fundo de emergência. Mas tbm voto no esquecimento. Ele logo virá nos informar!

Que idade tens? Suponho que sejas novo para o investimento ser a 20/30 anos.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
nkronio

Mensagem por nkronio »

Obrigado por repararem. Foi esquecimento

Queria escrever assim:

. VWCE- 90%
. EUNA- 5%
. OURO- 5%

Tenho 35 anos. Eu cheguei a ver esse link com com vários portefólios [viewtopic.php?p=9#p9].

A vontade de investir, com cabeça, é muita. Não me importo de arriscar.

Ps: ainda não me habituei a escrever neste fórum.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Acho que estás bem encaminhado. Eu só optaria pelo FWIA pela TER inferior e porque o desempenho tem sido muito parecido ao VWCE, até um pouco melhor.
nkronio

Mensagem por nkronio »

Esse está debaixo de olho. Normalmente, quando um desce o outro tb desce.

Agora, não sei se venda o VWCE, visto que já tenho algum dinheiro investido, ou o mantenha e comece o FWIA.

Mas, penso que é melhor manter.

Vou esperar para ver como a coisa corre.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

nkronio Escreveu: 28 mai 2025 23:05 Esse está debaixo de olho. Normalmente, quando um desce o outro tb desce.

Agora, não sei se venda o VWCE, visto que já tenho algum dinheiro investido, ou o mantenha e comece o FWIA.

Mas, penso que é melhor manter.

Vou esperar para ver como a coisa corre.
Mantém VWCE, deixa de investir. E começas a apostar no FWIA, se achares que sim. Vender não vale a pena, vais gerar evento fiscal sem necessidade. Infelizmente a Vanguard não tem baixado as TER na Europa como faz nos EUA.
nkronio

Mensagem por nkronio »

Reparei é que o FWIA investe em menos empresas.

Obrigado
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

nkronio Escreveu: 29 mai 2025 09:22 Reparei é que o FWIA investe em menos empresas.

Obrigado
É um ETF mais recente, dos finais de 2023. O VWCE já tem 6 anos. Mas também não são ETFs de full replication, logo a gestora do fundo pode não adquirir todas holdings do índice.

Como dizia John Bogle: menos dinheiro no bolso dos outros, é mais dinheiro no nosso bolso :D
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1290 times

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 29 mai 2025 12:48
nkronio Escreveu: 29 mai 2025 09:22 Reparei é que o FWIA investe em menos empresas.

Obrigado
É um ETF mais recente, dos finais de 2023. O VWCE já tem 6 anos. Mas também não são ETFs de full replication, logo a gestora do fundo pode não adquirir todas holdings do índice.

Como dizia John Bogle: menos dinheiro no bolso dos outros, é mais dinheiro no nosso bolso :D
Como é em termos de tracking diference? É melhor? Já vi alguns ETFs com TER menor que outros da iShares/vanguard mas com maior tracking diference
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 29 mai 2025 16:21 Como é em termos de tracking diference? É melhor? Já vi alguns ETFs com TER menor que outros da iShares/vanguard mas com maior tracking diference
O da Invesco está com 8.72% a 1 ano, o da Vanguard 8.53%. O YTD da Vanguard está -3.06% e da Invesco -3.05%. A volatilidade do da Invesco está um pouco acima do Vanguard

Imagem

O feio disto tudo é que a Vanguard pratica comissões muito inferiores em fundos comercializados nos EUA, face aos que comercializa na Europa. As TER nos EUA baixaram, e na Europa não, por isso deixaram de ser tão competitivos.
Responder