Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB
Carteira Nkronio
Carteira Nkronio
Sou um investidor recente (300€). Normalmente ponho 50€ por mês para investimentos em ETFS. Num futuro próximo procuro investir 100€ por mês ou adicionar 1k e continuar com os 50€/100€.
A minha carteira possuí 3 ETFs:
VWCE- 80%
EUNA- 5%
OURO- 5%
Ainda me estou a habituar e tenho alguma tolerância ao risco. Decidi começar devagar (à 2 meses) para me habituar e ver se tenho perfil para isto. Tenho lido livros sobre o assunto. O investimento é para 20/30 anos.
Algumas dicas construtivas é só dizer.
A minha carteira possuí 3 ETFs:
VWCE- 80%
EUNA- 5%
OURO- 5%
Ainda me estou a habituar e tenho alguma tolerância ao risco. Decidi começar devagar (à 2 meses) para me habituar e ver se tenho perfil para isto. Tenho lido livros sobre o assunto. O investimento é para 20/30 anos.
Algumas dicas construtivas é só dizer.
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1007 times
- Been thanked: 1290 times
Re: Carteira Nkronio
Pode ser a carteira agressiva com ouro aqui do forum: viewtopic.php?p=9#p9
E realmente se esqueceu dos 10%. Ou os 10% estão em cash do estilo fundo de emergência. Mas tbm voto no esquecimento. Ele logo virá nos informar!
Que idade tens? Suponho que sejas novo para o investimento ser a 20/30 anos.
E realmente se esqueceu dos 10%. Ou os 10% estão em cash do estilo fundo de emergência. Mas tbm voto no esquecimento. Ele logo virá nos informar!
Que idade tens? Suponho que sejas novo para o investimento ser a 20/30 anos.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Obrigado por repararem. Foi esquecimento
Queria escrever assim:
. VWCE- 90%
. EUNA- 5%
. OURO- 5%
Tenho 35 anos. Eu cheguei a ver esse link com com vários portefólios [viewtopic.php?p=9#p9].
A vontade de investir, com cabeça, é muita. Não me importo de arriscar.
Ps: ainda não me habituei a escrever neste fórum.
Queria escrever assim:
. VWCE- 90%
. EUNA- 5%
. OURO- 5%
Tenho 35 anos. Eu cheguei a ver esse link com com vários portefólios [viewtopic.php?p=9#p9].
A vontade de investir, com cabeça, é muita. Não me importo de arriscar.
Ps: ainda não me habituei a escrever neste fórum.
Esse está debaixo de olho. Normalmente, quando um desce o outro tb desce.
Agora, não sei se venda o VWCE, visto que já tenho algum dinheiro investido, ou o mantenha e comece o FWIA.
Mas, penso que é melhor manter.
Vou esperar para ver como a coisa corre.
Agora, não sei se venda o VWCE, visto que já tenho algum dinheiro investido, ou o mantenha e comece o FWIA.
Mas, penso que é melhor manter.
Vou esperar para ver como a coisa corre.
Mantém VWCE, deixa de investir. E começas a apostar no FWIA, se achares que sim. Vender não vale a pena, vais gerar evento fiscal sem necessidade. Infelizmente a Vanguard não tem baixado as TER na Europa como faz nos EUA.
É um ETF mais recente, dos finais de 2023. O VWCE já tem 6 anos. Mas também não são ETFs de full replication, logo a gestora do fundo pode não adquirir todas holdings do índice.
Como dizia John Bogle: menos dinheiro no bolso dos outros, é mais dinheiro no nosso bolso

- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1007 times
- Been thanked: 1290 times
Como é em termos de tracking diference? É melhor? Já vi alguns ETFs com TER menor que outros da iShares/vanguard mas com maior tracking diferenceLvsitano Escreveu: ↑29 mai 2025 12:48É um ETF mais recente, dos finais de 2023. O VWCE já tem 6 anos. Mas também não são ETFs de full replication, logo a gestora do fundo pode não adquirir todas holdings do índice.
Como dizia John Bogle: menos dinheiro no bolso dos outros, é mais dinheiro no nosso bolso![]()
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
O da Invesco está com 8.72% a 1 ano, o da Vanguard 8.53%. O YTD da Vanguard está -3.06% e da Invesco -3.05%. A volatilidade do da Invesco está um pouco acima do Vanguard

O feio disto tudo é que a Vanguard pratica comissões muito inferiores em fundos comercializados nos EUA, face aos que comercializa na Europa. As TER nos EUA baixaram, e na Europa não, por isso deixaram de ser tão competitivos.