Arrendamento residencial em Portugal: um risco

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 406 times
Been thanked: 482 times

Arrendamento residencial em Portugal: um risco

Mensagem por Lvsitano »

Arrendaram uma casa em Mafra, pagaram três meses e lá continuam. Entretanto passaram-se cinco anos
Uma família está há cinco anos sem pagar a renda de uma casa em Mafra. As obrigações só foram cumpridas nos primeiros três meses do contrato. Desde então, os inquilinos não pagam nem saem da casa e os proprietários sentem-se desprotegidos.
https://tvi.iol.pt/noticias/video/arren ... 28d828cd80
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 576 times
Been thanked: 1057 times

Re: Arrendamento residencial em Portugal: um risco

Mensagem por JRJordao »

Como é que é possível ... :shock:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 889 times
Been thanked: 1180 times

Mensagem por D@emoon »

Não vi a reportagem mas não há aí gato? têm contrato?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 14 out 2025 12:49 Não vi a reportagem mas não há aí gato? têm contrato?
Tem contrato sim. Foram a tribunal e mostraram um talão de levantamento de 1400€ em numerário e o juíz aceitou isso como prova de pagamento :lol:
JRJordao Escreveu: 14 out 2025 12:38 Como é que é possível ... :shock:
É por essa e por outras que nunca colocaria 1 cêntimo num FI imobiliário que investisse em arrendamento residencial.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 14 out 2025 15:01
É por essa e por outras que nunca colocaria 1 cêntimo num FI imobiliário que investisse em arrendamento residencial.
E isso existe? pergunto mesmo por não saber, acho que é muito risco montarem um fundo de investimento com vivendas e apartamentos :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 14 out 2025 15:37 E isso existe? pergunto mesmo por não saber, acho que é muito risco montarem um fundo de investimento com vivendas e apartamentos :D
Claro que existe. Talvez fundos exclusivamente com arrendamento residencial não sei bem, mas fundos com arrendamento comercial e residencial há.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 14 out 2025 16:48
Claro que existe. Talvez fundos exclusivamente com arrendamento residencial não sei bem, mas fundos com arrendamento comercial e residencial há.
Abertos ou fechados? fogo eu jamais metia dinheiro nesse tipo de fundo.

Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 14 out 2025 16:54 Abertos ou fechados? fogo eu jamais metia dinheiro nesse tipo de fundo.
Ambas as situações, penso que em Portugal não exista nenhum fundo exclusivamente de imobiliário residencial, mas existem vários tanto abertos quanto fechados com exposição a imobiliário residencial, e com todos os problemas que possam daí advir. Presumo que seja uma percentagem menor do portfolio, mas é sempre algo com um risco maior face a um fundo 100% imobiliário comercial. Basta que um dos apartamentos fique lá um tipo que esteja anos a fio sem pagar, ou que venha para aí algum governo doido e impeça despejos e aumentos de rendas, e temos o caldo entornado.
Responder